header-photo

Pelé no Paraná



Da Equipe do FutebolPR

No dia 10 de dezembro, com a possível presença de Pelé, Sérgio Malucelli vai inaugurar o moderno Centro de Treinamentos em Londrina. Em seguida, as categorias de base do Iraty seguem para o Norte do Estado. O empreendimento, construído em parceria com o megaempresário Juan Figer, já está orçado em R$ 80 milhões.

Mata-mata da Série D



Da Equipe FutebolPR

A CBF definiu as datas dos jogos da 2.ª fase da Série D do Brasileiro. Os paranaenses têm jogos de ida no domingo e os da volta serão no outro final de semana. O Corinthians Paranaense enfrentará a Chapecoense (SC) no eco-estádio, às 15h, e o Londrina recebe o São José no estádio do Café, às 16h.

Os critérios de desempate são semelhantes aod da Copa do Brasil. Ninguém tem vantagem do empate e o gol marcado fora de casa pode fazer diferença no desempate. Caso Tubarão e Timãozinho passem de fase serão adversários na 3.ª etapa do Brasileiro.

Estréia no gol



Da Equipe FutebolPR

Na partida de domingo, contra o Barueri, o Atlético terá uma novidade no gol. Neto, de 19 anos, será o substituto de Galatto, que cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Para o técnico Antônio Lopes, essa troca não preocupa. “Conversei com o preparador de goleiros (Marco Tedeschi) e o Neto está habilitado para fazer sua estreia no time profissional. Tenho acompanhado o garoto, é um grande goleiro e ele irá corresponder. Não tenho preocupação para o gol”, disse Antônio Lopes.

Melhor análise



Da Equipe FutebolPR

Em sua coluna na Tribuna do Paraná, Augusto Mafuz fez a melhor avaliação do futuro do Coxa. Quem mais ganha com a crise do Coritiba é João Carlos Vialle. Se tirar o clubedo buraco, engole a administração de Cirino e termina o Brasileiro como potencial novo presidente para 2010/2011

Cinco rodadas



Da Equipe FutebolPR

É esse o tempo que o técnico Ney Franco terá para reverter a crise do Coritiba. A situação é comparável ao Brasil em tempos de hiperinflação. Entrava um ministro novo na pasta da Fazenda e ela tinha seis meses para lançar um pacote e torcer para dar certo. Se não desse, babau. Com o treinador que pega o Coxa na 18.ª colocação, a situação é idêntica: ele terá de mostrar seu pacote ao time e conseguir fazê-lo se reencontrar com as vitórias. E o tempo são cinco rodadas ou 11 pontos. Se não conseguir mostrar serviço neste período, será difícil Ney Franco escapar da pecha de “atleticano” do outro lado da trincheira. Recorde que até hoje Cuca leva essa fama.

Só com canudo



Da Folha de S. Paulo desta terça-feira

Todos os técnicos brasileiros terão de fazer um curso e obter uma licença da CBF para trabalhar no futebol profissional. Ainda não há data certa para esse diploma se tornar obrigatório, mas a confederação já deu o primeiro passo neste sentido, ao dar aulas a um grupo de alunos no mês passado.

A iniciativa da entidade foi uma resposta a ofício da Fifa à Conmebol, no meio do ano, em que impõe a obrigatoriedade das licenças na América do Sul.
Segundo a CBF, os diplomas já seriam exigência imediata para técnicos brasileiros que quisessem trabalhar fora do país. Como ainda não há treinadores com essa graduação, deve haver um período de transição.

A licença para técnicos faz parte do contexto de novas regulações da Fifa para o futebol. Esse cenário inclui o licenciamento dos clubes, no qual é prevista a exigência da contratação de treinadores com cursos oficiais ou experiência reconhecida de cinco anos. A Fifa prevê que a norma entre em vigor na temporada 2010-2011.

O Brasil está atrasado em relação à Europa. A Uefa já tem licenças e cursos de aperfeiçoamentos para treinadores há 15 anos -são obrigatórios. Em seu site, disponibiliza vídeos sobre treinamentos táticos e técnicos. Há seminários anuais e uma revista sobre o tema.

Para suprir a lacuna, a CBF acertou parceria entre a sua Escola Brasileira de Futebol e a PUC Minas, no final de 2008. A partir daí, a universidade montou um curso para treinadores.

"Pesquisamos os modelos e trouxemos para nossa realidade. Olhamos o que a Uefa vem fazendo", contou o coordenador do curso, Osvaldo Rocha Torres. "Ainda ouvimos técnicos de divisões de base de Minas Gerais e de primeira linha, como Muricy Ramalho, Paulo Autuori e Adílson Batista."

Foi estabelecido um programa em três módulos: para técnicos de crianças, de adolescentes e de jogadores profissionais. Cada um tem 320 horas -a Uefa dá curso de 360 horas.

No curso pioneiro de julho, um terço das aulas aconteceu na Granja Comary, em uma semana -o restante foi on-line.

São oito professores, quatro da PUC Minas e quatro da CBF, todos com mestrado. O diploma universitário é pré-requisito para os alunos.

No programa, legislação esportiva, primeiros socorros em medicina esportiva, desenvolvimento do talento, psicologia, gestão esportiva e tática.

O primeiro curso só teve o módulo de técnicos para crianças. Em janeiro, será feito o programa para adolescentes. Só no meio de 2010 ocorre o primeiro curso profissional.

"Tivemos uma procura muito grande. Foram 20 alunos nesse primeiro, mas a procura foi de 300", explicou Torres.

Assim, a CBF ainda não estabeleceu um prazo para tornar obrigatória a licença de técnico no país, embora diga que é certo que isso ocorrerá. Há a possibilidade de a própria Fifa impor medida nesse sentido, já que suas normas já preveem o sistema no meio de 2010.

Para credenciar e dar treinamento para todos os técnicos, a confederação e a PUC Minas terão de aumentar sua estrutura atual. Isso deve ocorrer com cursos on-line usando o sistema da universidade e até viagens aos Estados para atender a federações mais distantes. "Acho que até 2014, na Copa, a CBF vai querer isso [técnicos] regulado", estimou Torres.