header-photo

Cartola ou dirigente?

Da Equipe FutebolPR

É histórico: pessoas envolvidas com o comando do futebol dos clubes detestam ser chamadas de cartolas. Veem a alcunha como pejorativa, comparada a quem entra para o mundo da bola para aplicar trambiques. Sob este ângulo, há sim muitos cartolas no futebol. Mas existem os que também honram o cargo de dirigente. No futebol paranaense há bons exemplos atuais. Dois em especial: Paulo Welter, do Paraná Clube, e João Carlos Vialle, do Coritiba.

Em comum, os dois voltaram a colaborar com seus clubes quando o “bicho estava pegando” e a crise havia se instalado na Vila Capanema e no Couto Pereira. Se fossem cartolas, teriam talvez declinado do convite, esperando momento melhor para voltar a ajudar seus times. No entanto, mostraram coragem e deram a cara para bater. O resultado é que desde as chegadas de Welter e Vialle Paraná Clube e Coritiba mudaram.

No Tricolor, Welter pôs ordem na casa. Mais: permitiu que o presidente Aurival Correia tivesse mais tempo para gerir o clube. A boa gerência começa a dar frutos dentro de campo. O Paraná sinaliza que lutar para não entrar na ZR é coisa do passado e mostra que está ganhando gordura para, no returno, ir se embolar com a turma que vai brigar pelo G4 da Série B.

Já Vialle, junto com seu fiel escudeiro Maurício Cardoso, precisou de duas rodadas para colocar a casa em ordem. O Coritiba já conseguiu sair da ZR e Ney Franco ganha tranqüilidade para preparar o time para voos maiores. Em tese, os jogadores do Coxa agora viram que quem está no comando manja de bola. Sabem que não estão lidando com cartolas, mas com dirigentes que têm história no clube. O mesmo ocorre com Welter, no Paraná. Eis a diferença entre cartolas e dirigentes.

Na berlinda



Da Equipe FutebolPR

O técnico Antônio Lopes pensa em mexer na zaga do Atlético, para o duelo contra o São Paulo, domingo. A improvisação do volante Chico no setor não estaria agradando o treinador, sobretudo após as falhas do jogador na derrota por 2 x 1 para o Vitória.

Chico teria caído de produção depois de já ter assinado um pré-contrato com o clube polonês Wisla Cracovia e recebido R$ 150 mil de seu novo empresário, Gabriel Massa. Antônio Lopes quer ter uma conversa com o volante, para saber se ele está com cabeça boa para jogar.

N.R: a assessoria de imprensa de Gabriel Massa ligou para o FutebolPR para dizer que não há relação entre ele o volante Chico.

Feliz ganhador



Da Equipe FutebolPR

Dona Sheila Prata, esposa do repórter Tatinha, da rádio Paiquerê, levou o bilhete premiado da TV de LCD sorteada pelo Londrina. O número da sorte foi o 428. Tatinha levou um bloco para vender na emissora e ficou dois bilhetes. Na manhã desta quinta-feira, ele foi à sede do LEC, para fazer a cobertura do sorteio, e acabou surpreendido com a premiação. Resultado: virou notícia da própria reportagem.

O Londrina vendeu todos os bilhetes e a delegação viaja de avião, no sábado, para o duelo contra o São José, em Porto Alegre, pelo mata-mata da Série D do Brasileiro. No jogo de ida, o Tubarão ganhou por 3 x 1 e pode até perder por um gol de diferença que estará classificado.

10 a 8



Da Equipe FutebolPR

Marcelinho Paraíba, co-artilheiro do Brasileiro, com 10 gols, lidera também a lista de jogadores amarelados. Ele já recebeu 8 cartões. O jogador se diz perseguido pelos árbitros e chegou até a firmar um pacto com o ex-técnico René Simões para evitar novas advertências. Não deu certo. Agora, para blindar seu principal jogador, o técnico Ney Franco cogitou na noite de quarta-feira, após o jogo contra o Palmeiras, que pode mudar o capitão da equipe. Assim, sem a tarja, Marcelinho não precisaria chegar perto dos homens de preto e correr o risco de ser punido. O goleiro Edson Bastos concorre ao cargo de capitão.

Coxa Eternamente



Da Equipe FutebolPR

De Lisboa, onde está defendendo o Benfica, Keirrison mandou um email ao amigo Pedro Ken e pediu que fosse mostrado para o resto do time na preleção de quarta-feira. Dizia a mensagem: “Neste jogo, apesar de minha simpatia pelo Palmeiras, vou torcer pelo Coritiba. O coração fala mais alto: Coxa Eternamente!”

Ele vem



Da Equipe FutebolPR

Assessores de Dagoberto garantem: ele vai atuar domingo, contra o Atlético, na Arena da Baixada. Será a primeira apresentação de Dagol com a camisa do São Paulo contra seu ex-clube. Em 2007, o atacante saiu em litígio do Rubro-negro e até hoje é visto como “persona non grata” pelos atleticanos. Só um aviso aos navegantes: qualquer admoestação física ao jogador, além das tradicionais vaias e impropérios, como “vendido e etc”, pode render nova perda de mando ao Atlético. Portanto, moderação.

Classificação da Série A



Taí o que você queria!



Da Equipe FutebolPR

O Coritiba ganha fôlego no Campeonato Brasileiro, se afasta mais da ZR e o técnico Ney Franco ensaia emplacar uma série de bons resultados semelhante à conseguida por Antônio Lopes no rival Atlético, que ganhou 4 seguidas.