header-photo

Tréplica



Nello Morlotti

Muito me honra o debate de alto nível que Leonardo Mendes Júnior me proporciona através do Arquibancada Virtual. Bem diferente, por exemplo, do nível do debate que se dá no Paranautas.com. Lá impera o radicalismo xiita, e cujos ataques pessoais contra mim serão tratados com o rigor da lei.

Porém, meu caro Leonardo, ainda há equívocos em suas colocações. Uma delas é achar que a L. A. Sports está posando de vítima. Muito pelo contrário, trata-se de uma empresa que só tem obtido sucesso por que age com coragem, arrojo, competência e honestidade. Por isso mesmo lucra, pois segue a essência do regime econômico que rege o país: o capitalismo. Ou será que a RPC também não busca o lucro?

Tanto busca que passou a fomentar uma polêmica entre Paraná Clube e L. A. Sports nas páginas da Gazeta. É isso que vende, e o jornal está muito certo em fazê-lo. No entanto, se é para investir nisso, a cobertura não pode ser superficial nem hipócrita. É preciso mostrar todos os lados da questão. Aprovo, por exemplo, quando vejo você, Leonardo, acordando para o fato de que a B.A.S.E ainda não gerou nada para o Paraná Clube. Quem sabe isso não renda uma pauta para seu jornal?

O FutebolPR, neste ponto, faz um papel importante, que é mostrar o outro lado. Até seu retorno à web, a L.A. Sports foi alvo de uma rede de intrigas e mentiras que quase custou a integridade física dos jogadores vinculados a ela. Lembra quando a torcida invadiu a Vila em dia de treino? Para cima de quem os torcedores profissionais foram? Para cima dos jogadores da L.A.

Então, o site que eu comando comprou essa briga, assim como no passado comprou a briga de que o estádio para a Copa-2014, em Curitiba, deveria ser o Pinheirão. Os atleticanos, óbvio, abriram campanha e espinafraram a mim e ao FutebolPR. Mas hoje a pepinosa está aí: quem vai pagar a adequação da Arena se não se pode injetar dinheiro público em estádio particular? E mais: até que ponto a Copa 2014 já foi abraçada por paranistas e coxas. Se o estádio fosse o Pinheirão, onde há espaço para se construir e cuja obra aceita dinheiro público, por certo já haveria consenso sobre a Copa na cidade.

Mas esse é outro assunto e o abordei apenas para mostrar que o FutebolPR não é superficial. Compra brigas e o faz com base em informações privilegiadas que muitos jornalistas gostariam de tê-las, mas buscam nas fontes erradas. Por isso, ele informa e opina. Mesmo sem ser jornalista, sou graduado em economia, sei que o bom jornalismo se faz desta forma.

No caso da relação Paraná Clube-L.A. Sports o que estão tentando fazer é criminalizá-la. E a imprensa, infelizmente, embarcou nessa. Se o Paraná perde, a culpa é da L.A; se o zagueiro faz pênalti, a culpa é da L.A. Porém, a maior parte dos jogadores que integram o elenco do clube não pertence à L.A. A empresa tem lá quatro jogadores e não gere os destinos do Paraná. Portanto, não tem culpa da crise institucional que se abateu na Avenida Kennedy.

Viajo na ideia de que se essa parceria fosse parar nas páginas policiais dos jornais. Já imaginou as manchetes? “L.A. Sports é a responsável pela chacina da Vila União"; "L. A. comanda Morro dos Macacos". O que estão tentando é fulanizar a crise do Paraná, e não é por aí. Valeu Leonardo, e vê se não me bloqueia no twitter.

Paranaense Sub-20



Da Equipe FutebolPR

Confira os jogos de ida e volta das quartas-de-final:
Sábado, 16h
Francisco Beltrão x Engenheiro Beltrão
Iraty x Atlético
Corinthians x Grecal
Rio Branco x Coritiba
Quarta-feira, 16h
Engenheiro Beltrão x Francisco Beltrão
Atlético x Iraty
Grecal x Corinthians
Coritiba x Rio Branco

Ao 8.º colocado, as batatas



Da Equipe FutebolPR

Auditores do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná, que haviam sido alertados por auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, de que o supermando não poderia ser derrubado, confirmaram na noite desta quinta-feira o regulamento do Campeonato Paranaense de 2010 tal qual ele foi neste ano.

Assim, após a 1.ª fase, com 14 times, classificam oito para a fase seguinte. O 1.º colocado mandará 7 jogos em casa e entrará na 2.ª etapa com 2 pontos de bonificação. Já o 2.º colocado mandará 6 jogos e terá um ponto extra. O 3.º terá direito a cinco jogos, o 4.º a quatro, o 5.º a três, o 6.º a dois e o 7.º a um. Por fim, o 8.º colocado terá de jogar toda a 2.ª fase fora de casa.

Vendo tamanho absurdo, o 9.º colocado vai comemorar o fato de não ter se classificado.

A frase



Da Equipe FutebolPR

A fala de Aquilino Romani, candidato a presidente do Paraná Clube na sabatina da Gazeta do Povo, mostra que o parceiro tricolor já não surfa mais na crista da onda. Confira:

“A B.A.S.E é importantíssima, pois investiram. Mas este ano perdemos tudo nas categorias de base. Não digo que há algo de errado, mas precisamos rever algumas questões. Teremos que ter um gestor do clube lá, conforme prevê o contrato, observando os jogadores.”

Toledo ameaça desistir



Da Equipe FutebolPR

Nesta sexta-feira cedo, o Toledo Colônia Work se reúne para decidir seu futuro em 2010. Segundo o presidente do clube, Irno Picinini, existe a possibilidade de o clube desistir do Campeonato Paranaense. O dirigente afirma que essa ideia só será revertida se o município demonstrar apoio. “A crise pegou todo mundo e será preciso uma mobilização para viabilizar o time”, avisa.

Picinini avalia que será preciso levantar R$ 500 mil para montar um elenco competitivo. Caso resolva desativar o time profissional, Irno assegura que as categorias de base serão mantidas. “A equipe profissional é para o município. Por isso temos que ter a mobilização de todos”, afirmou.

Rio Branco quer Cristiano Ávalos



Elísio Júnior, especial para o FutebolPR

O Rio Branco apresentou nesta semana, a comissão técnica para o Campeonato Paranaense 2010. O treinador Nilo Neves vem com a expectativa de dar um título ao quase centenário Rio Branco – completará 100 anos em 2013.
Quanto ao elenco, a diretoria busca parcerias. O ex-jogador Bismarck, ex-Vasco e Seleção, continua apoiando e já enviou vários atletas ao litoral.
Existe a possibilidade de o zagueiro Cristiano Ávalos (ex-Santos e Paraná) ser anunciado como o grande reforço para a temporada.

Além disso, o Presidente João Carlos Frumento analisa a possibilidade de recntratar velhos conhecidos da torcida, como Ratinho, Baiano, Halisson e Orlei, que já teriam um acordo verbal para vestir a camisa do Leão da Estradinha.

O início da preparação para o Campeonato Paranaense começa na segunda quinzena de novembro.