header-photo

Ponta firme



Da Equipe FutebolPR

Entre disputas internas que antecedem as eleições de 14 de dezembro, o G9 do Coritiba tem um consenso: vença quem vencer, ganhe quem ganhar, o futebol do clube não pode sair das mãos de Felipe Ximenez.

O coordenador é visto pelos dirigentes do Coxa como um gestor de mão cheia. Foi ele quem trouxe Ney Franco e que atraiu o patrocínio do BMG para o clube. Além disso, agiu com maestria na manutenção de Marcelinho Paraíba.

Ximenez, que veio do Fluminense, não é reconhecido apenas pelo G9. Em recente reunião do Clube dos 13, ele, Rodrigo Caetano, que é o diretor do Vasco, e Moisés Cândido, que comanda o futebol do Avaí, foram citados como as três revelações em gestão de futebol no Brasil.

Apito legal



Da Equipe FutebolPR

Há sete anos tramitando na Câmara dos Deputados, o projeto de lei que regulamenta a profissão de árbitro de futebol deve ser levado ao plenário no início de 2010. A iniciativa é do deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC) e a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) já faz lobby no Congresso para que o projeto seja aprovado. Caso vire lei, os árbitros passam a ter direito a carteira assinada e acesso à Previdência Social, além de garantias no caso de acidentes de trabalho – leia-se sofrerem agressões físicas e morais durante as partidas.

Só metade tem técnico



Da Equipe FutebolPR

Dos 14 times que vão disputar o Campeonato Paranaense de 2010, só 7 já bateram o martelo quanto aos técnicos que irão treiná-los na próxima temporada. São:
Corinthians Paranaense: Lio Evaristo
Iraty: Gilberto Pereira
Paranavaí: Itamar Bernardes
Cianorte: Luiz Carlos Winck
Cascavel: Elói Kruger
Operário: Norberto Lemos
Serrano: Carlos Nunes

Quanto ao trio-de-ferro, ainda não há nada assinado para 2010. Antônio tende a seguir no Atlético, mas só vai definir a renovação depois que o rubro-negro sacramentar sua posição no Brasileiro.

No caso do Coritiba, surge a notícia de que Ney Franco passou a integrar uma lista de susbtitutos de Adílson Batista, caso ele deixe o Cruzeiro. Já o Paraná Clube está perto de renovar com Roberto Cavalo, mas nada foi assinado ainda.

No interior, o Engenheiro Beltrão vai decidir o nome por enquete, mas Rodrigo Cascca deve ser o escolhido. No Toledo, há uma lista tríplice: Rogério Perrô, Agenor Picinin e Jorge Morgenstein. Já Rio Branco e Nacional começam a se movimentar primeiro para definir o elenco, para depois bater o martelo sobre os treinadores.

Racha no G9



Da Equipe FutebolPR

A notícia de que Jair Cirino concorrerá à reeleição causa estresse no G9 do Coritiba. Marcos Hauer estaria irredutível na tentativa de lançar seu filho, Gustavo Hauer, à presidência.

Sócio-torcedor:
salvação ou "roubada"?



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

A revelação de que cartões de sócios torcedores eram fraudados por funcionários do Atlético, e repassados a terceiros em dias de jogos, completa a trilogia sobre os programas de fidelização de torcedores criados pelo trio-de-ferro.

Até então se imaginava que o sócio-torcedor do Atlético tinha o melhor arcabouço. Conseguiu atrair um bom número de adeptos e gerava uma renda sustentável para o clube. No entanto, a trama desvendada nesta terça-feira mostra que o plano rubro-negro tem fragilidades que se assemelham aos de Coritiba e Paraná.

No caso do programa do alviverde, o Eternamente Coxa, o clube anuncia que vai revê-lo em 2010. Descobriu que o serviço terceirizado fica com a maior fatia do que os sócios pagam, ou seja, o dinheiro do torcedor, na prática, não vai para o Coritiba no volume que seria preciso para se investir em jogadores.

E o que falar do SemPRe Torcedor do Paraná Clube? Foi um tiro n´água, como o FutebolPR já mostrou. Hoje tem cerca de 1.500 sócios pagando em dia e não conseguiu fidelizar a torcida tricolor. Fracassou no conceito e no marketing.
Com os fatos revelados até aqui, Atlético, Coritiba e Paraná vão ter de repensar seus programas para 2010. Eles precisam melhorar desde o sistema de segurança até o marketing. Batizados de salvação ao nascerem, os planos, por enquanto, foram "uma roubada" para os clubes.

Vermelhinho confirma Itamar



Da Equipe FutebolPR

O técnico Itamar Bernardes é, pela 5.ª vez, técnico do Paranavaí. Depois de trabalhar na equipe em 2002, 2003 (foi vice-campeão estadual), 2004 e 2008, o treinador acertou com o Vermelhinho para comandar o time no Paranaense 2010. Junto com Bernardes vem o grupo de jogadores que sempre o segue: o goleiro Vilson, o zagueiro Rodrigo, o meia Tiago e o atacante Edenilson. Bernardes volta ao ACP trazendo a faixa de campeão sul-mato-grossense pelo Naviraí. Motivado, ele sabe que terá cobranças. “Sabemos que haverá pressão, mas vamos fazer um bom trabalho”, disse.

Zagallo eterno



Da Equipe FutebolPR

Tetracampeão mundial, Zagallo esteve nesta terça-feira em Curitiba para aderir ao Programa Gols Pela Vida, do Complexo Pequeno Príncipe - maior hospital pediátrico do Brasil. Uma boa ação é sempre uma boa ação. Viva Zagallo!