header-photo

Atlético tem 4 jogos para
enterrar a “era Petraglia”



Da Equipe FutebolPR

A “era Petraglia”, sinônimo da gestão personalista que comandou o Atlético de 1995 a 2008, pode estar prestes a ser enterrada. Fazendo uma leitura menos dura, pode estar prestes a tornar-se uma peça da história do clube - nada mais do que isso. Basta que o Rubro-negro confirme sua boa fase no Campeonato Brasileiro e conquiste vaga na Libertadores 2011.

Na disputa direta contra Botafogo e Grêmio, o Furacão é favorito ao G4. Porém, pode até pleitear vaga no G3, caso o Cruzeiro, que tem duelos muito difíceis daqui para frente, estacione nos 60 pontos. Explica-se: a tabela atleticana é teoricamente a mais fácil de agora em diante. Recebe Grêmio Prudente e Avaí, na Arena da Baixada, e sai contra Ceará e Grêmio – este jogo, com característica de decisão.

Pelo site de estatísticas Chance de Gol, o Atlético tem 17,6% de possibilidades de estar no G4 e 9,4% de ir para a Libertadores. Em números absolutos, se ganhar 10 pontos em 12 possíveis estará pela 4.ª vez na disputa do torneio intercontinental. Confirmada a vaga, o Atlético consolida um novo modelo de gestão.

Com a coroação da boa campanha, o Rubro-negro solidifica a retomada de sua essência, que é o futebol. Não que o patrimônio, o marketing e a venda de jogadores não sejam importantes, mas nada disso faz sentido se o futebol não for bem. De 2006 a 2009, quando a “era Petraglia” já perdia musculatura, o Atlético tentou tirar o foco do fracasso no futebol com um discurso patrimonialista, do falso marketing e da venda indiscriminada de talentos.

A nova administração - louve-se o comando de Marcos Malucelli - estancou equívocos do passado. Resultado: o Atlético leva a campo a força de sua estrutura e sinaliza que volta a figurar entre as poucas equipes de fora do eixo Rio-São Paulo com capacidade de brigar por títulos nacionais. De 2001 a 2005, a “era Petraglia” trilhava esse caminho, mas se perdeu. O fim da tabu contra o Flamengo, no Rio, permite a consolidação de um novo Atlético daqui para frente.

0 Espinafrar:

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.