header-photo

Coxa vai jogar em Joinville



Da Equipe FutebolPR

O vice-presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, declarou nesta sexta-feira, à rádio CBN Curitiba, que está praticamente certo que o clube mandará seus jogos na Arena Joinville, enquanto prevalecer a pena imposta pelo STJD. O estádio cumpre todas as exigências da CBF: tem capacidade superior a 10 mil lugares e está a mais de 100 quilômetros de distância de Curitiba.

Na segunda-feira, a diretoria do Coritiba reúne-se com o presidente da FPF, Hélio Cury, para comunicar que a opção pela Arena Joinville é a melhor solução em termos de logística. No Paraná, a única opção seria o Olímpico Regional, de Cascavel, já que Willie Davids e Café estão interditados e Germano Kruger e Gigante do Itiberê não atendem os requisitos: um não comporta 10 mil e o outro não está a 100 quilômetros de distância.

Com o “ok” da FPF, o Coritiba indicará a Arena Joinville como a 1.ª opção à CBF. O Coxa enfrentará no estádio catarinense os seguintes clubes durante a Série B do Brasileiro: América-MG, Brasiliense, Ponte Preta, Bragantino, Sport Recife, São Caetano, Bahia, Duque de Caxias, Icasa e Náutico. O clube volta a atuar no Couto Pereira, desde que não consiga reduzir mais a pena, somente na 22.ª rodada, contra a Portuguesa, em 14, 17 ou 19 de setembro.

Iraty x Atlético vale, no
mínimo, um ponto extra


X


Da Equipe FutebolPR

O regulamento do Campeonato Paranaense prevê que o time que terminar a 1.ª fase em 1.º lugar ganha 2 pontos extras. O que ficar em 2.º, leva 1 ponto extra para a 2.ª fase. É atrás destas bonificações que Iraty e Atlético correm. Os dois clubes se enfrentam neste sábado, às 15h30, no Emílio Gomes, abrindo a 12.ª rodada.

Se o Atlético ganhar, ainda alimenta a chance de conquistar o supermando. Para isso, vai precisar que o Corinthians Paranaense vença o Coritiba domingo, a fim de decidir o 1.º lugar na última rodada. Atualmente, o Rubro-negro soma 22 pontos contra 26 do Coxa. São 4 pontos de diferença, assim como 4 pontos separam o Atlético do Iraty, que soma 18.

Por isso, se o Azulão ganhar do Atlético encosta no Rubro-negro e passa a disputar diretamente o ponto extra do 2.º lugar. É com esse ingrediente motivacional que o técnico Gilberto Pereira trabalha. O treinador terá praticamente todos os titulares, com exceção do volante Sílvio, que foi punido com 4 jogos pelo TJD e terá de cumprir a pena. Em função deste desfalque, Pereira mexe no plano tático do time: sai do 4-4-2 para o 3-5-2.

O esquema é o mesmo que o Atlético irá adotar. O técnico estreante Leandro Niehues aproveitou que terá desfalque na lateral-direita para alterar o plano de jogo. Vai adaptar o meio-campista Deivid no setor e sacou Alan Bahia do meio-campo para colocar Chico como um terceiro zagueiro. Com isso, conseguiu achar espaço para Paulo Baier e Netinho no meio-campo.

Em Irati, a Polícia Militar avisou que cumprirá à risca a determinação baixada pela secretaria de segurança pública, ou seja, não permitirá facções organizadas no estádio Emílio Gomes. Os atleticanos que forem à cidade, terão de estar vestindo camisa do clube, sem faixas e sem bateria, avisa a PM.

13/3/2010
Iraty x Atlético
Local:
Emílio Gomes, em Irati; Horário: 15h30; Árbitro: Edivaldo Elias da Silva; Assistentes: José Amilton Pontarolo e Carlos Braatz
Iraty: Valter; Ayrton, China, Rogério e René; Ayrton, Diogo, Bruno, Wanderson e Bugiga; Willian Dagol e Eydison
Técnico: Gilberto Pereira
Atlético: Neto; Manoel, Rhodolfo e Chico; Deivid, Valencia, Paulo Baier, Netinho e Márcio Azevedo; Javier Toledo e Bruno Mineiro
Técnico: Leandro Niehues

O grande derrotado no STJD



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

O procurador-geral do STJD, Paulo Schmidt, foi o grande derrotado no julgamento que ocorreu nesta quinta-feira à tarde, no Rio. Não se sabe por qual motivo, Schmidt exagerou na dose contra o Coritiba. Não se quer crer que tenha sido porque seu coração é rubro-negro, pois acima da paixão clubística está o cargo que ocupa na corte máxima da justiça desportiva brasileira.

Deduz-se que o erro de Schmidt tenha sido embarcar na campanha midiática que se fez contra o Coritiba de Registro para cima. Em vez de pedir punição, quis a execração. Conseguiu em 1.ª instância, mas o Pleno do STJD deu nesta quinta-feira uma lição de justiça desportiva. Simplesmente desmontou os argumentos de Schmidt, aplicando o rigor da lei - nem para mais nem para menos.

Resultado: o Coritiba foi punido dentro do que mandam os artigos nos quais foi enquadrado. Pegou 10 perdas de mando de campo e multa de R$ 100 mil. O Pleno fez Schmidt ver que um julgamento não é para vilipendiar o cadáver, mas para se fazer justiça.

Todos os paranaenses admitiam que o Coritiba deveria ser punido. Afinal, o que a torcida organizada fez maculou o futebol do Estado. Ninguém, porém, queria ver o clube servindo de bode expiatório. Schmidt, pelo jeito, queria. Tanto é que na explanação desta quinta-feira, já sentindo que o Pleno desmontaria sua acusação, ele pareceu visivelmente contrariado e nervoso.

A ponto de, segundo relata a reportagem da Gazeta do Povo, ter utilizado teses pouco usuais. Negou favorecimento do tribunal a clubes do eixo Rio-São Paulo (um procurador nunca pode usar um argumento deste) e disse que os paranaenses têm mania de perseguição e complexo de vira-latas (um ataque gratuito contra seus conterrâneos). E mais: relatou que o STJD foi alvo de inúmeras manifestações contrárias, inclusive com outdoors espalhados por Curitiba.

Schmidt se esqueceu de dizer que em nenhum momento as campanhas faltaram com respeito ao STJD. Pediam apenas o que se viu nesta quinta-feira: que se fizesse justiça, sem exageros. E a justiça foi feita, inclusive para Paulo Schmidt.

Futebol do Paraná é o
2.º na Copa do Brasil



Da Equipe FutebolPR

Dos 14 estados que continuam com representantes na Copa do Brasil, o Paraná é o segundo que mais tem representantes, atrás apenas de São Paulo, com sete. Veja:

São Paulo – Palmeiras, Santos, Guarani, Votoray, Santos, Ponte Preta e Portuguesa
Paraná - Atlético, Coritiba, Paraná e Corinthians
Rio de Janeiro – Fluminense, Vasco e Botafogo
Pernambuco – Sport, Náutico e Santa Cruz
Minas Gerais – Atlético e Uberaba
Goiás – Goiás e Atlético-GO
Bahia – Bahia e Vitória
Ceará – Ceará e Fortaleza
Santa Catarina – Avaí e Chapecoense
Alagoas – ASA
Pará – Paysandu e Remo
Maranhão – Sampaio Correa
Amapá – São José
Rio Grande do Sul – Grêmio