header-photo

Morumbi fora da Copa;
Arena pode ser excluída


Da Agência Londrix

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve confirmar nas próximas horas a exclusão da Arena da Baixada, estádio do Atlético, da Copa do Mundo 2014, que acontecerá no Brasil. O Morumbi, como se especulava nos últimos dias, está fora dos planos da Fifa para sediar os jogos do próximo mundial.

Assim como São Paulo, dono do Morumbi, O Atlético ainda não conseguiu dar garantias do que havia prometido para sediar o mundial na Arena da Baixada. Assim, a CBF divulgou um comunicado às 13h42 desta quarta-feira confirmando a exclusão do estádio Cícero pompeu de Toledo do projeto Copa do Mundo 2014, mas não citou a situação da subsede de Curitiba, o que é aguardado para as próximas horas.

Confira a nota oficial no site da CBF sobre a saída do Morumbi:
“Não foram entregues ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), por parte do Comitê da Cidade de São Paulo, as garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010. O Comitê da Cidade de São Paulo enviou ao COL um sexto projeto, que não será examinado. Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.”

Brasileiro é o que mais
confia em ganhar a Copa



Da Ketchum, assessoria de imprensa

Os brasileiros são os que mais confiam que seu país pode vencer a Copa do Mundo 2010. O dado está na pesquisa conduzida pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) e mostra que 67% dos brasileiros acreditam que a Seleção levantará a taça - na média global, 36% acham que o Brasil de fato ganhará o mundial. Além destes, 6% dos brasileiros acreditam que o país chegará à final mas perderá, 5% crêem que chegará nas semifinais, 7% apostam que apenas chegará nas quartas-de-finais, 5% dizem que não chegará nas quartas-de-finais e 10% não sabem ou não responderam.

A pesquisa global verifica também que metade dos entrevistados declara ter interesse na Copa do Mundo 2010. Naturalmente, países africanos como Gana e Camarões são os mais interessados, seguidos pelos países da América Latina: Chile, México, Brasil e Argentina.

Vale ressaltar que o interesse dos brasileiros pela Copa do Mundo 2010 está alinhado com a média global. "Esse resultado nos surpreende, pois acreditávamos que o Brasil apresentasse um interesse maior", diz Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligencia. Já entre os países europeus, Alemanha e Itália são os mais interessados.

No ranking mundial dos favoritos, o Brasil lidera isolado, com 36% da expectativa de triunfo, seguido por Alemanha (10%), Itália (9%), Espanha (7%), Argentina (6%), França (5%), Inglaterra (3%), México (2%), EUA (2%), Gana (1%), África do Sul (1%), Holanda (1%) e Portugal (1%).

Quanto ao meio de se acompanhar o torneio mundial, a TV figura dominando as respostas dos entrevistados, como o principal meio de comunicação para acompanhar a Copa. Os outros meios de comunicação não alcançam mais de 5%, sem variações significativas entre os países.

Sobre a pesquisa

Realizada por iniciativa da Worldwide International Network of Market Research (WIN), a pesquisa Atitudes referentes à Copa do Mundo 2010 ouviu 14.577 entrevistados representativos da população de 14 países entre os dias 27 de abril e 31 de maio de 2010. A metodologia para cada país participante foi realizada de acordo com as características regionais. A relação dos 14 países inclui Brasil, Gana, Argentina, Camarões, Alemanha, Itália, Holanda, França, Chile, EUA, México, Eslováquia, Suíça e Coréia do Sul.