header-photo

Futebol de sete

Da Equipe FutebolPR

Sem calendário para 2010, depois de ter disputado o Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil, o Corinthians Paranaense hoje está com um elenco de apenas sete jogadores: Bruno Batata, Leonardo, Oliveira, Cristiano, Peixoto, Tiago Araújo e Neto.

A mais recente negociação do Timãozinho foi o empréstimo de Michel para o Arapongas, que disputa a Divisão de Acesso e tem Lio Evaristo como técnico. Os jogadores que continuam no Corinthians seguem treinamento diariamente no ecoestádio, à espera de negociações.

Matou a pau

Tiago Recchia se superou nesta sexta. Clique aqui

Adeus, organizadas



Da Agência Senado

O plenário do Senado aprovou, na noite de quarta-feira, projeto que torna mais rígidas as punições contra torcedores que praticarem ou incentivarem violência dentro dos estádios e ginásios, nas ruas próximas ou em pontos de ônibus ou trens que levam passageiros para os jogos.

Até cânticos (ofensivos) de torcedores ou xingamentos a jogadores e juízes, e ainda a apresentação de faixas com ofensas, serão punidos com detenção e proibição de assistir jogos por até três anos. O projeto acrescenta vários artigos ao atual Estatuto de Defesa do Torcedor.

Torcedores detidos por violência ligada a jogos poderão ser presos por até três anos. O projeto, que será enviado à sanção do presidente da República, proíbe que os torcedores entrem nos estádios com fogos de artifício, bebidas ou objetos que possam ser usados em agressão física.

Também estarão sujeitos a punição os torcedores que arremessarem objetos contra outros assistentes ou contra jogadores e juízes. A invasão do campo será igualmente punida com prisão e proibição de comparecer a jogos por até três anos. Hoje, o Estatuto do Torcedor prevê afastamento dos estádios por, no máximo, um ano.

O projeto foi apresentado pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), logo após uma briga de torcidas, em agosto de 1995, no Estádio Pacaembu, em São Paulo. Na Câmara, outros projetos sobre o assunto foram incorporados ao seu texto. Enquanto tramitava, entrou em vigor, em 2003, o Estatuto de Defesa do Torcedor.

No Senado, o projeto de Chinaglia foi relatado favoravelmente, sem mudanças, pelos senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Romero Jucá (PMDB-RR), nas Comissões de Educação, Cultura e Esportes (CE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). "O atual Estatuto do Torcedor não tem mecanismos suficientes de fiscalização e punição aos infratores. Por isso, as novas medidas são necessárias, inclusive para proteger os torcedores fora dos estádios", afirma o senador Zambiasi em seu parecer.

Torcidas organizadas

Pelo projeto, o poder público e os responsáveis pelos estádios e pelos jogos ficarão encarregados de fazer a fiscalização das torcidas organizadas. Todos os estádios com capacidade para até 10 mil torcedores terão de receber equipamentos de gravação, tanto nas entradas e bilheterias quanto no seu interior, especialmente arquibancadas. Hoje, só se exige tais gravações nos estádios que recebem mais de 20 mil assistentes.

O projeto busca também responsabilizar civilmente as torcidas organizadas, que serão obrigadas a manter um cadastro dos seus associados, com fotos e endereços. Caso algum integrante da torcida organizada cometa alguma infração, toda a organização será responsabilizada. Até prejuízos causados por estes torcedores poderão ser cobrados da organização. As autoridades e os administradores de estádios e ginásios deverão colocar nas entradas e na internet a relação dos torcedores infratores.

Cambistas

Fica ainda a Justiça autorizada a criar juizados do torcedor, que poderão funcionar inclusive dentro dos estádios, nos dias de jogos. O projeto procura , adicionalmente, coibir a atuação de cambistas, prevendo cadeia de um a dois anos, além de multa, se uma pessoa for flagrada vendendo ingressos por preço superior ao estampado no bilhete.

Já quem fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao do bilhete poderá pegar cadeia de dois a quatro anos, mais multa. A pena será aumentada em até metade do tempo se o agente for servidor público, dirigente ou funcionário de entidade de prática desportiva

Caiam na real

Caio Dipow, especial para o FutebolPR

As assessorias de imprensa da prefeitura e do governo se esforçaram para trazer fotos dos políticos sorridentes, fazendo sinal de positivo e contando que está tudo bem com a subsede Curitiba para a Copa 2014, mas a realidade é outra. Os senhores Orlando Pessuti (governador) e Luciano Ducci (prefeito) levaram um belo puxão de orelhas do presidente do comitê do mundial, Ricardo Teixeira.

Nossos políticos ensaiaram um “embromation” em Johannesburgo, na África do Sul, mas saíram de lá convictos que não dá mais para empurrar com a barriga. O problema é que a subsede Curitiba teve quase dois anos para acertar a questão do estádio e não o fez. Agora, terá pouco mais de 20 dias para fazê-lo. Como? Ninguém sabe, nem eles.

Pior: Florianópolis e Goiânia apresentaram-se como concorrentes, e com projetos concretos e viáveis economicamente. Se, por ventura, Curitiba vier a perder a Copa 2014 para uma destas cidades, será um golpe fatal na já combalida moral da classe política e empresarial do Paraná. Ficará claro que se trata de uma oligarquia sem o menor compromisso com a boa gestão, com o planejamento, com o futuro.

Fazer com que caiam as máscaras da mediocridade talvez seja o grande legado da Copa 2014 para Curitiba.

Do futsal para o futebol

Da Equipe FutebolPR

O Marreco, que tem colhido bons resultados na liga paranaense de futsal, pode sair das quadras e entrar nos campos. Empresários de Francisco Beltrão, que bancam a equipe, estudam criar um time de futebol para disputar a Terceirona em 2011.

Neste ano, o Francisco Beltrão disputou a Divisão de Acesso, mas acabou rebaixado. Por isso, surge a ideia do Marreco Futebol Clube, que antes mesmo de nascer já tem seu maior rival: o Pato Branco, que também foi rebaixado para a Terceirona em 2011.

Fique de olho no apito



Da Equipe FutebolPR

A FPF divulgou nesta quinta-feira a escala de árbitros para a 2.ª rodada da 2.ª fase da Divisão de Acesso. Confira:

Sábado
15h

São José x Portuguesa Londrinense
Local: Pinhão, em São José dos Pinhais
Árbitro: Luiz Carlos de Almeida Lemos
Assistentes: Élson Silva dos Santos e Everton Luis Caldas

20h15
Roma Apucarana x Sport Campo Mourão
Local: Bom Jesus da Lapa, em Apucarana
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr
Assistentes: Marco Aurélio do Amaral e Leandro Cheira

Domingo
10h30

Arapongas x Foz do Iguaçu
Local: Municipal de Arapongas, em Arapongas
Árbitro: Eduardo Alexandre da Motta Aust
Assistentes: Diego Grubba Schitkovski e Rodrigo Carlos Costa Bertello