header-photo

Roma vence e
polariza Segundona

Da Equipe FutebolPR

O Roma Apucarana goleou a Portuguesa Londrinense por 4 x 1, na noite desta quinta-feira, e segue na luta por uma das duas vagas na elite do futebol paranaense de 2011. O resultado praticamente polariza a luta na Divisão de Acesso entre Arapongas, Foz e Roma nas próximas quatro rodadas.

Os gols do Roma foram marcados por Fábio, Juninho, Rogerinho e Safira. Todos saíram no 2.º tempo. João Paulo descontou para a Lusinha aos 45 da etapa final. Com o 4 x 1, o time de Apucarana agora soma 11 pontos, contra 14 do Arapongas e 12 do Foz.

O jogo no Bom Jesus da Lapa recebeu 561 pagantes e teve renda de R$ 4.725,00.
Domingo, a 2.ª rodada do returno da 2.ª fase prevê jogos às 15h45. As partidas são as seguintes:

Foz do Iguaçu x Arapongas, no ABC
Portuguesa Londrinense x São José, no Café
Sport Campo Mourão x Roma Apucarana, no Roberto Brzezinski

Classificação
1.º) Arapongas... 14
2.º) Foz do Iguaçu*... 12
3.º) Roma Apucarana*... 11
4.º) Sport Campo Mourão... 6
5.º) Portuguesa Londrinense... 4 (saldo -5)
6.º) São José… 4 (saldo -6)

* Entraram com um ponto por terem as duas melhores campanhas da 1.ª fase.

Psicografando a Copa



Da Equipe FutebolPR

Comentário de uma sumidade em política paranaense, ouvido nesta quinta-feira nos corredores da Assembleia Legislativa: “Se a CBF não esperar até 3 de outubro, não vai ter Copa em Curitiba. Sabe por quê? Por incompetência política. Veja para quem sobrou liderar essa negociação: Pessutti, eterno vice; Ducci, eterno vice, e os gestores fraquinhos Luiz de Carvalho e Algaci Túlio. Não há boa vontade que dê jeito. Pior: até 3 de outubro, essa casa não vota nada. Ainda mais projetos polêmicos que tentem injetar dinheiro público no estádio do Atlético. Quem fizer isso estará cometendo suicídio político. Caso o Ricardo Teixeira realmente queira Curitiba como subsede, terá de esperar as eleições e torcer para o Beto Richa ganhar no 1.º turno. Daí, com o governador eleito, a negociação evolui. Porém, se for para o 2.º turno com o Osmar Dias, como tudo indica, esqueça Copa. Para mim, o prazo é 3 de outubro.”

Passando a notícia como veio



Justiça determina pagamento
de 20% do direito de arena
aos jogadores do Atlético Paranaense


[Curitiba-05/08/2010] O Clube Atlético Paranaense terá que repassar aos jogadores o percentual de 20% do direito de arena, previsto em lei. A decisão é da Justiça Trabalhista, atendendo pedido do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR). O direito de arena corresponde aos valores pagos aos clubes pelas transmissões e retransmissões dos seus jogos pela televisão.

Depois de constatadas irregularidades no pagamento do direito de arena, o procurador Luercy Lino Lopes ajuizou ações civis públicas, em 2004, contra o Coritiba Foot Ball Club, o Clube Atlético Paranaense e o Paraná Clube.

“O Clube dos Treze repassa diretamente às entidades sindicais dos atletas apenas 5% dos valores devidos aos clubes pelas transmissões televisivas dos jogos que disputam. Essas entidades acabam repassando aos jogadores os valores que entendem devidos a cada um. Obviamente, nessa triangulação, há descontos de percentuais em favor das entidades, a título de comissão ou ´ressarcimento de despesas` pela intermediação. Com isso, os atletas acabam recebendo ainda menos do que os 5%.”, ressalta Lopes. Ainda, de acordo com ele, esses valores, que têm natureza remuneratória, não são formalizados nas folhas de pagamento dos jogadores, acarretando mais prejuízos. “Prejuízos porque não geram recolhimentos fundiários e não repercutem em outras parcelas trabalhistas, como férias e décimo terceiro", explicou.

Em julho, a Justiça determinou que o Clube Atlético Paranaense, além do pagamento de 20%, não utilize qualquer forma de intermediação na negociação ou no pagamento desse direito que acarrete a redução do repasse do percentual mínimo e integre todos os valores recebidos pelos atletas profissionais de futebol ao conjunto remuneratório, com reflexos em férias acrescidas do terço constitucional, 13º salários e FGTS. O Clube deverá também fornecer aos jogadores, mensalmente, a relação dos jogos transmitidos e dos valores devidos a cada atleta.

O Atlético tem até o dia 17 de agosto para comprovar o cumprimento das determinações, sob pena de multa diária de R$2 mil por obrigação descumprida, revertida em favor do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Anteriormente, nas outras duas ações propostas pelo MPT contra o Coritiba e o Paraná Clube, a Justiça do Trabalho já havia adotado entendimento idêntico.

Autor(a) : Gisele Rosso / MPT-PR




Marcelo Oliveira persegue
marca inédita no Paraná



Da Equipe FutebolPR

Se ficar no Paraná por mais 19 jogos, Marcelo Oliveira porá em seu currículo que o Tricolor foi o clube que ele mais dirigiu em sua carreira de técnico. Por enquanto, Oliveira comandou o Paraná 35 vezes contra 53 do Atlético-MG. Só que no Galo foram atuações como interino, de 2002 a 2008, quando ele treinou a equipe por seis vezes. Em Minas, venceu 18, empatou 17 e perdeu 18. No Tricolor, são 16 vitórias, 10 empates e 9 derrotas.