header-photo

Entenda o estadual 2011



Da Equipe FutebolPR

Participantes
Coritiba, Atlético, Iraty, Paraná Clube, Operário, Paranavaí, Corinthians Paranaense, Cascavel, Cianorte, Rio Branco, Roma Apucarana e Arapongas

Fórmula
Clubes jogam entre si em turno e returno. O título será decidido entre o campeão do turno e o campeão do returno. Caso uma mesma equipe vença turno e returno, será declarada campeã paranaense de 2011.

Decisão
Campeão do turno e campeão do returno chegarão zerados nas duas partidas da final. Será campeão aquele que ganhar um jogo e empatar o outro. Em caso de vitória para cada um dos times, o título será decidido nos pênaltis. Campanha geral e saldo de gols não servem para critério de desempate.

Datas
O campeonato começa dia 16 de janeiro e termina dia 15 de maio.

Tabela
Sairá só em novembro.

Rebaixados
As duas equipes que somarem o menor número de pontos, considerando turno e returno, estarão rebaixadas para a Divisão de Acesso de 2012.

Campeão do interior
As duas equipes do interior que somarem o maior número de pontos, considerando turno e returno, farão a “final do interior” em dois jogos. Campeão e vice se garantem na Série D de 2011, caso não estejam em outra série da CBF, e na Copa do Brasil de 2012. Para esta decisão, campanha geral e saldo de gols não servem para critério de desempate.

Que gol é esse?



Giuliano ou Neymar?



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Imagine se fosse colocada a seguinte condição para o técnico Mano Menezes, da Seleção Brasileira: você pode convocar Giuliano ou Neymar? Quem o treinador chamaria? Se quisesse um craque na acepção da palavra, levaria Giuliano. O menino de ouro do Internacional está alguns furos acima do menino banhado a ouro do Santos.

Começa pela consciência tática. Giuliano se posiciona muito melhor do que Neymar. Passa pela personalidade. Giuliano, apesar da tenra idade – assim como Neymar –, já é um adulto dentro de campo. Sabe que seu brilho termina onde começa o brilho do outro. Entende que futebol é um esporte coletivo, sem espaço para vaidades juvenis.

Giuliano também adquiriu sua luz sem pressa. Já Neymar, tem sido candente. Giuliano terá vida longa no futebol; Neymar, mostra ter prazo de validade. Sem contar que Giuliano tem berço. Assim como Neymar, despontou na Vila – só que na Capanema. Entre Giuliano e Neymar, cravo que Mano chama Giuliano.

De ídolo a presidente

Da Equipe FutebolPR

O ex-atacante Élber, até hoje a maior revelação do Londrina – vendido por US$ 1 milhão ao Milan, em 1991 – prepara-se para assumir a presidência do Tubarão. Ele será o gestor da SM Sports (leia-se Sérgio Malucelli) que está prestes a firmar parceria com o tradicional clube do norte paranaense.

Classificação da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Líder, Coxa iguala
Figueirense no G4



Da Equipe FutebolPR

Dois times disputam a maior presença no G4 da Série B: Coritiba e Figueirense. As duas equipes completaram nesta terça-feira 16 rodadas no grupo de acesso à Primeira Divisão. O Coxa igualou os catarinenses, que ao perderem para o Náutico (1 x 0) saíram do G4.

O Coritiba estreou no G4 na 7.ª rodada, quando foi 3.º lugar. Daí, saiu no 8.º giro e voltou no 9.º, quando engatou uma série de 15 rodadas no G4 – seis delas na liderança. Já o Figueirense fez parte do G4 na 2.ª rodada, saiu entre a 3.ª e a 7.ª e voltou na 8.ª para engatar uma série de 15 rodadas na zona de acesso – seis delas na liderança.

Os dois também são os times que mais tempo ficaram na liderança da Série B. Isso sinaliza que são candidatíssimos para subir, mas é preciso estar atento. Bahia, América-MG, Ponte Preta e Sport Recife estão aí para atrapalhar esse favoritismo. Salvo essas equipes, qualquer uma que surgir no G4, a partir de agora, será “zebra”.

Inclua-se aí o Paraná Clube, que segue com chances de acesso, mas dependendo de uma campanha igual ao do Vila Nova-GO para materializar essa milagrosa possibilidade matemática.