header-photo

Ney Franco vai levar
ética à base da Seleção



Da Equipe FutebolPR

As categorias de base da Seleção Brasileira sempre foram uma espécie de caixa-preta. Geralmente permeáveis ao tráfico de influência, resultavam em convocações questionáveis. Com a chegada de Mano Menezes, e o projeto para conquistar o ouro olímpico – desta vez, com planejamento -, a CBF decidiu mexer no vespeiro. E o fez da melhor forma possível: convidando o técnico Ney Franco para coordenar o departamento.

O atual treinador do Coritiba é a garantia de que as bases da Seleção, agora, serão norteadas pela ética. Melhor ainda: prevê-se novos tempos para as sub-17, sub-18, sub-19 e sub-20. Com Ney Franco, a expectativa é de que todos os clubes tenham chance de ver seus jogadores observados. Muito melhor ainda: serão observados por um técnico que entende do riscado. Franco é oriundo das categorias de base dos clubes mineiros e considerado um dos principais reveladores de jogadores do país.

Mas acima de seu potencial como observador de futuros craques, Ney Franco levará para a Seleção uma alta capacidade de planejamento. Basta ver o trabalho que faz no Coritiba. Com todo o revés de ter atuado o 1.º turno inteiro fora de casa, o treinador manteve uma linha de conduta na equipe que a pôs na liderança da Série B. E dizer que Ney Franco poderia ter optado pelo mais fácil quando o Coxa foi rebaixado, no ano passado: abandonar o barco. No entanto, ficou. Venceu a ética, que agora, de mãos dados com Franco, chega às categorias de base da Seleção Brasileira.

Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Baier reforça estatística
atleticana no Brasileiro



Da Equipe FutebolPR

O gol marcado por Paulo Baier, na noite de quarta-feira, na Arena, reforça duas estatísticas relevantes do Atlético neste Campeonato Brasileiro. A primeira delas é que, dos 29 gols marcados pelo Rubro-negro, 11 foram feitos dos 31 minutos aos 45 minutos do 1.º ou do 2.º tempo.

Outro detalhe: as cobranças de falta agora são o segundo método mais usado pelo Furacão para balançar as redes. Cinco gols ocorreram desta forma e 16 foram através de chutes de dentro da área. Na quarta-feira, a falta de Baier assegurou a vitória por 1 x 0 sobre o Internacional e deixou o Rubro-negro a 5 pontos do G3.

Goleiro Neto ganha chance
na Seleção de Mano Menezes



Da Equipe FutebolPR

O goleiro Neto, 21 anos, foi a principal novidade na lista de jogadores convocados pelo técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, na manhã desta quinta-feira. O camisa 1 do Atlético irá desfalcar o clube de 6 a 13 de outubro, datas que a CBF tem para realizar amistosos.

Além do goleiro, que é mineiro de Araxá, outros jogadores com identidade com o futebol paranaense também foram convocados por Mano Menezes. São eles o lateral-esquerdo Adriano, do Barcelona, que foi revelado pelo Coritiba, além do meio-campista Giuliano, do Internacional, revelado pelo Paraná Clube.

Também foram convocados os jogadores nascidos no Paraná, Alexandre Pato (Milan) e Nilmar (Villareal).

Os 23 jogadores chamados por Mano Menezes foram:
Goleiros
Neto (Atlético-PR), Victor (Grêmio) e Jefferson (Botafogo)
Laterais-direito
Daniel Alves (Barcelona) e Mariano (Fluminense)
Zagueiros
Thiago Silva (Milan), Alex Costa (Chelsea), David Luiz (Benfica) e Rever (Atlético-MG)
Laterais-esquerdo
André Santos (Fenerbahçe) e Adriano (Barcelona)
Volantes
Lucas (Liverpool), Sandro (Tottenham), Ramires (Chelsea) e Elias (Corinthians)
Meio-campistas
Wesley (Werder Bremen), Carlos Eduardo (Rubin Kazan), Giuliano (Internacional) e Philippe Coutinho (Internazionale)
Atacantes
Robinho (Milan), Alexandre Pato (Milan), Nilmar (Villareal) e André (Dínamo Kiev)