header-photo

Classificação da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Será que esse time do Coxa não
faria boa campanha na Série A?



Da Equipe FutebolPR

Já foram vários os comentários de que o Coritiba, com o acesso confirmado, precisa ter de quatro a cinco reforços para disputar a Série A – afinal, trata-se de uma competição em que o buraco é mais embaixo. Será? Claro que não se invoca aqui que o Coxa não deva se reforçar, mas o atual elenco tem mais coisas de Primeira Divisão do que de Segunda.

Dá para arriscar que se o Coritiba estivesse disputando a Série A poderia estar ombreando com o Atlético uma vaga no G10. Time por time, o Coxa pode ter uma certa desvantagem na defesa, mas é infinitamente melhor do meio para a frente. Pergunte ao técnico Sérgio Soares se ele não queria ter um Léo Gago, um Rafinha, um Marcos Aurélio e um Leonardo em seu time.

O Coxa também tem goleiro, com Edson Bastos e Vanderlei podendo atuar em qualquer time brasileiro. Tem ainda Leandro Donizete, um carregador de piano como poucos. Enfim, o atual time do Coritiba, guardada as devidas proporções, lembra aquele do Paraná Clube de 1992, que naquele ano ganhou a Série B. Todo mundo dizia, na época, que se o Tricolor estivesse na Série A brigaria pelas primeiras colocações.

O que se deduz, então, é que o Coritiba não vai precisar de muitos ajustes para encarar a Série A em 2011. Isso é bom, pois o técnico que vier a substituir Ney Franco já pegará uma base encorpada e ajustada. Aliás, aí está o pulo do gato do Coxa para a próxima temporada: definir um treinador que tenha uma linha de pensamento parecida com a de Ney Franco.

Deram-lhe os ingredientes, e Ney fez um belo bolo com o atual elenco alviverde. O título da Série B será a cereja no confeito. Que o próximo técnico, que vai assumir o time na Série A, não deixe esse bolo embolorar.

Paraná Clube imita José Serra
e só se dá mal no Nordeste



Da Equipe FutebolPR

Em 2007, o América-RN estabeleceu um recorde negativo na era do Campeonato Brasileiro por pontos corridos: teve o pior desempenho da história, com apenas 14,9% - em 38 jogos, perdeu 28, empatou 5 e ganhou 4. Mesmo assim, despediu-se da Primeira Divisão como o “carrasco” do Paraná Clube. Foi único clube que o time potiguar venceu duas vezes. Como conseqüência, o Paraná também foi rebaixado em 2007 e ainda passou a ser acompanhado por uma maldição: há três anos só faz perder para as equipes do futebol nordestino.

Na Série B deste ano, o Tricolor já foi cinco vezes ao Nordeste, e perdeu quatro – 0 x 1 Sport Recife, 0 x 3 Icasa, 1 x 2 Bahia e 0 x 1 América-RN. Ganhou só do Náutico (4 x 1) e ainda vai enfrentar o ASA de Arapiraca. Desde que começou a “maldição nordestina”, o Paraná jogou 20 vezes na região nordeste e perdeu 13 vezes, além de cinco empates. Uma das únicas vezes que ganhou, foi de forma irregular. Na Série B do ano passado, no dia 19 de setembro, venceu o Ceará por 1 x 0 com o famoso gol de mão de Wellington Silva.

Dos estados nordestinos, o que mais causa calafrios no Paraná é exatamente o Rio Grande do Norte. O clube jamais venceu em terras potiguares. Entre as equipes da região, as que mais enfrentaram o time paranaense, somando amistosos, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, foram Bahia (14 vezes), Fortaleza (12 vezes) e Sport Recife (13 vezes). Contra os baianos, perdeu 8 e ganhou 4; contra os cearenses, rigoroso empate: 4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Diante dos pernambucanos, 5 vitórias e 6 derrotas.

Dos 12 clubes nordestinos que já enfrentou, o Paraná tem melhor retrospecto contra o Santa Cruz. De 5 confrontos, venceu 80%. As duas equipes não duelam desde 2006. O clube paranaense também nunca enfrentou equipes dos Estados do Piauí, do Maranhão e de Sergipe.

Quadro
Os nordestinos que o Paraná já enfrentou

Clube Jogos Desempenho
ABC-RN 4 37%
América-RN 10 35%
ASA-AL 1 100%
Bahia 14 35%
Camaçari-BA 2 50%
Campinense-PB 2 75%
Ceará 6 50%
CRB-AL 2 50%
Fortaleza 12 50%
Icasa-CE 2 25%
Náutico 6 58%
Santa Cruz 5 80%
Sport 13 46%