header-photo

Itamar Bernandes vai atrás de seu jogo 100 pelo Paranavaí



Da Equipe FutebolPR

Confirmar o técnico Itamar Bernardes foi o primeiro ato do presidente recentemente aclamado pelo Paranavaí, Edson Felippe, que toma posse na primeira semana de outubro. O treinador é velho conhecido do ACP e segue no clube para tentar a marca de 100 jogos oficiais no comando do Vermelhinho.

Itamar Bernardes tem 75 jogos pelo Paranavaí. Ele treinou o clube pela primeira vez em 2002. O auge foi em 2003, quando levou a equipe ao vice-campeonato estadual. No Campeonato Paranaense deste ano, ele retornou pela 6.ª vez para livrar a equipe do rebaixamento. Em 2012, Bernardes quer, além das 100 partidas, assegurar um calendário nacional para pó ACP, como vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro.

Confira todos os jogos de Itamar Bernardes pelo ACP:

2002
0x3 F.Beltrão
1x0 Matusubara
0x2 Foz/Cataratas
5x0 Cascavel
0x0 Roma
1x1 Roma
3x2 Roma
2x3 F.Beltão
1x1 Cascavel
1x3 F.Beltrão
2x1 Cascavel

2003
1x1 Grêmio Maringá
4x0 Rio Branco
3x1 Malutron
1x1 Portuguesa
3x0 F.Beltrão
2x0 Roma
1x0 União Bandeirantes
2x2 Coritiba
1x0 Gremio Maringá
2x2 Prudentopolis
1x0 Prudentopolis
2x2 Coritiba
0x2 Coritiba

2004
0x2 ADAP
2x1 Nacional
3x1 União Bandeirante
1x2 Cianorte
0x0 Gama
2x2 Roma
2x1 Maringá
0x3 Gama
1x1 Londrina
2x1 F.Beltrão
3x2 ADAP
1x1 Londrina
3x1 Rio Branco
0x2 Coritiba

2008
0x4 Paraná
2x0 Cianorte
1x2 Galo Maringá
1x2 Coritiba
0x4 Atletico
2x1 Iguaçu
2x1 Cascavel
2x2 Iraty
1x1 Londrina
2x1 J.Maluceli
4x3 Águia Negra
0x0 Águia Negra
2x2 Corinthians-AL
1x4 Corinthinas-AL

2010
1 x 2 Nacional
3 x 1 Iraty
1 x 2 Paraná
2 x 1 Engenheiro Beltrão
1 x 1 Rio Branco
2 x 1 Serrano
1 x 3 Toledo
1 x 1 Paranavaí
1 x 4 Corinthians-PR
1 x 0 Operário
3 x 4 Cascavel
2 x 1 Cianorte
0 x 4 Atlético
0 x 0 Iraty
1 x 4 Paraná
1 x 4 Coritiba
1 x 2 Cascavel
1 x 0 Atlético
0 x 1 Operário
2 x 2 Corinthians-PR

2011
1 x 2 Atlético
5 x 0 Rio Branco
1 x 1 Iraty

Total
75 jogos, 29v, 20e e 23d

Paulão tinha razão

Da Equipe FutebolPR

O desabafo do vice-presidente de futebol, Paulo César Silva, após a derrota do Paraná Clube para o Salgueiro-PE, pode ter sido um tom acima, mas pelo que o Tricolor fez nesta terça-feira, em Juazeiro do Norte-CE, na derrota por 3 x 1 para o Icasa, leva a pensar: será que o Paulão não tinha razão quando criticou o elenco abertamente pela falta de compromisso?

É inexplicável a reação de um time que começa o jogo num ritmo, abre o placar e depois se rende ao adversário. Por mais que Dinelson tenha se machucado, a equipe mergulhou numa apatia sem sentido depois de ter feito o mais difícil: sair ganhando do Icasa. Aliás, já havia ocorrido isso no jogo contra o Salgueiro. Essa, nem Padre Cícero explica. Ou talvez, lá do céu, ele esteja concordando: Paulão tinha razão.

Chega de sofrer



Da Equipe FutebolPR

Em entrevista ao site Justiça Desportiva, o técnico Renato Gaúcho disse que se surgir uma proposta para dirigir um time ainda este ano ele aceita, mas desde a equipe esteja no topo da tabela. “Chega de sofrer”, declarou, referindo-se aos dois clubes recentes em que trabalho – Grêmio e Atlético -, os quais lutam contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Confira:

Justicadesportiva.com.br: Você pretende ser treinador de alguma equipe ainda esse ano? E em quem você apostaria que será o campeão brasileiro?
Renato Gaúcho: “Se pintar uma oportunidade, ainda trabalho esse ano, mas não para sofrer. Só se for em um time lutando por Libertadores ou pelo título. A briga está boa, acredito que os cinco ou seis primeiros estão com chances de título”.

Classificação da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Rapidinhas da terça-feira

Da Equipe FutebolPR

• Os vizinhos de condomínio do meio-campista Madson não veem a hora de ele encerrar sua passagem pelo Atlético. A cada final de semana que o jogador não viaja para atuar ou não está concentrado, o prédio trepida.

• A convocação do zagueiro Emerson levou o Coritiba a começar a estudar uma participação maior sobre o jogador. Hoje, ele virou a joia do elenco, capaz de render euros para o clube na primeira janela de 2012.

• Se conseguir retornar à primeira divisão nacional em 2012, o Paraná Clube prioriza segurar pelo menos dois jogadores do atual elenco: o zagueiro Brinner e o meio-campo Welington. Há também a promessa de que uma montadora chinesa que está se instalando no país torne-se a patrocinadora-master do Tricolor se a volta se confirmar.

• Na reunião do conselho deliberativo que houve nesta segunda-feira à noite no Coritiba, o tema “emprestar o Couto Pereira ao Atlético" entrou na pauta. A maioria votou por jogar duro com o coirmão. O estádio não será vetado, mas os conselheiros acham que o Coxa tem de “tirar o couro” do Rubro-negro e pedir muito pelo aluguel. Fala-se em R$ 300 mil por jogo, para amortizar eventuais danos ao patrimônio.

• Enio Fornea Júnior, Iara Eisenbach e Alexandre Cury vão encabeçar a chapa que tentará barrar o retorno de Mário Celso Petraglia à presidência do Atlético nas eleições de dezembro - salvo algum recuo daqui até o dia de definir a chapa.

• Consenso entre especialistas em segurança pública e distúrbios generalizados: se a PM não tomasse a atitude que tomou no sábado, na Arena da Baixada, haveria cenas iguais às vistas no Couto Pereira em dezembro de 2009. A ordem agora é reforçar o efetivo e a munição de balas de borracha quando houver jogo no Joaquim Américo.

Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Arena vira ”terra de ninguém”
e Atlético segue sua via crucis


1 X 1
Da Equipe FutebolPR

Foi-se o tempo em que o Atlético se impunha na Arena da Baixada e que nenhum árbitro ousava marcar pênalti contra o Furacão aos 47 do 2.º tempo. Neste sábado, o Fluminense arrancou um empate do Rubro-negro nos estertores, graças a uma penalidade máxima polêmica supostamente feita pelo zagueiro Manoel.

O 1 x 1 complica o Atlético, que emplaca cinco jogos no Brasileirão sem vencer em casa – 2 x 2 América-MG, 0 x 1 Atlético-MG, 2 x 2 Palmeiras, 0 x 0 Figueirense e 1 x 1 Fluminense. Isso mantém o time na 18.ª colocação, com 24 pontos. Restam 12 rodadas para o fim do campeonato e o Furacão precisará somar pelo menos mais 22 pontos para escapar da degola.

Nesta conta, esta a necessidade de voltar a fazer valer o mando de campo. A Arena virou “terra de ninguém”. Contra o Internacional, no próximo domingo, é hora de reverter essa situação.

24/setembro/2011
Série A
2.º turno
7.ª rodada
ATLÉTICO 1 X 1 FLUMINENSE
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba; Árbitro: Wagner Reway (MT); Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Joadir Leite Pimenta (MT); Renda: R$ 161.950; Público: 11.010; Gols: Paulo Baier, 17, e Fred (p) 48 do 2.º; Cartões amarelos: Diogo, Edinho, Diguinho, Mariano, Deivid, Fred e Renan Rocha; Expulsão: Rafael Santos e Fabrício (após o apito final)
Atlético: Renan Rocha; Wagner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Marcelo Oliveira; Deivid, Renan, Cléber Santana e Paulo Baier (Wendel); Guerrón (Fabrício) e Santiago “Morro” García (Pablo)
Técnico: Antônio Lopes
Fluminense: Diego Cavalieri; Mariano, Gum (Marcos Rosário), Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diogo (Martinuccio), Marquinho e Diguinho; Rafael Sóbis (Lanzini) e Fred
Técnico: Abel Braga

Paraná é o que mais sobe
posições na 25.ª rodada

Da Equipe FutebolPR

Após vencer o Náutico por 2 x 0, e beneficiado pelo complemento da rodada, o Paraná Clube foi o que subiu posições na 26.ª rodada. O Tricolor galgou dois postos e saiu da 11.ª para a 9.ª colocação, somando 35 pontos.

Desde ganhe do Icasa-CE, na terça-feira, o Paraná tem chances de voltar ao páreo para brigar por uma vaga no G4, atualmente predominantemente paulista e pernambucano. Portuguesa, Ponte Preta, Náutico e Sport dividem as primeiras colocações.

Classificação da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Efeito suspensivo garante
Donizete contra o Ceará

Da Backstage Comunicação

O técnico Marcelo Oliveira, do Coritiba, ganhou o reforço do volante Leandro Donizete para o duelo contra o Ceará, domingo, em Fortaleza. Os advogados do clube conseguiram um efeito suspensivo da pena de um jogo que o atleta pegou de punição por causa de um lance com o zagueiro Chicão, no duelo contra o Corinthians, no Couto Pereira.

Após a punição de uma partida imposta pelo STJD, na quarta-feira, o diretor do Departamento Jurídico do Coritiba, Gustavo Nadalin, juntamente com o advogado Itamar Côrtes, que elaborou o pedido, deram entrada no efeito suspensivo ainda na quinta-feira.

O advogado Marcelo Salomão foi ao Rio de Janeiro para acompanhar todos os trâmites do processo. “Todo o Departamento Jurídico trabalhou em conjunto para conseguir o efeito suspensivo da pena do jogador. Felizmente conseguimos e agora o Leandro Donizete estará a disposição do técnico Marcelo Oliveira para o jogo contra o Ceará”, apontou Itamar Côrtes.

O jogador foi julgado com base no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição ao atleta que pratica jogada violenta. A pena de Leandro Donizete poderia variar de uma a seis partidas, mas o volante do Coritiba pegou a pena mínima.

Frase do dia



"A obra inicia dia 3 [de outubro]. Com que recurso, com dinheiro de onde, não sabemos. Mas não temos mais tempo para esperar dinheiro em caixa, senão perderemos a Copa das Confederações."
De Mário Celso Petraglia, presidente da comissão da Copa do Atlético-PR

Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Hernane prega vitória
tricolor nesta sexta

Da Equipe FutebolPR

O atacante Hernane avalia que o Paraná Clube precisa volta a fazer valer o mando de campo pra seguir com chance de voltar a frequentar o G4 da Série B. Nesta sexta-feira, às 20h30, o Tricolor enfrenta o Náutico e o jogador avalia que é inadiável a vitória. O Paraná ocupa a 11ª posição, com 32 pontos. O Náutico, com 44, é o vice-líder da competição.

Nesta sexta, se perder, babau, né? Temos que fazer prevalecer o mando de campo e vencer essa partida. Não estamos em uma posição confortável na competição e só as vitórias nos ajudarão a subir.

Você joga ou entra em campo?
Espero poder ajudar o time a conquistar os três pontos, diante da nossa torcida.

Mano chama Emerson,
o xerifão do Coritiba



Da Equipe FutebolPR

O zagueiro Emerson foi convocado nesta quinta-feira pelo técnico Mano Menezes para compor a Seleção Brasileira que dia 28 de setembro enfrenta a Argentina, em Belém, pela Copa Roca. Na partida de ida, em Bueno Aires, houve empate por 0 x 0. O jogador do Coritiba disse à rádio Transamérica que é uma “sensação estranha e muito legal ver o nome numa convocação”.

Para esta partida, Mano Menezes chamou apenas jogadores que atuam no futebol brasileiro. O treinador fez outra convocação simultânea, para amistosos contra Costa Rica e México nos dias 7 e 11 de outubro. Neste caso, jogadores que atuam no exterior fizeram parte da lista.

Nas duas chamadas, além de Emerson, há velhos conhecidos do futebol paranaense, como o goleiro Neto, o zagueiro Rhodolfo, o atacante Borges, o lateral Adriano e o volante Fernandinho. Confira:

Goleiros
Jéfferson (Botafogo)
Rafael (Santos)

Laterais
Danilo (Santos)
Mário Fernandes (Grêmio)
Bruno Cortês (Botafogo)
Kléber (Internacional)

Zagueiros
Dedé (Vasco)
Rhodolfo (São Paulo)
Emerson (Coritiba)
Réver (Atlético-MG)

Volantes
Casemiro (São Paulo)
Ralf (Corinthians)
Paulinho (Corinthians)
Rômulo (Vasco)

Meias
Oscar (Internacional)
Diego Souza (Vasco)
Lucas (São Paulo)
Elkeson (Botafogo)

Atacantes
Ronaldinho (Flamengo)
Neymar (Santos)
Borges (Santos)
Fred (Fluminense)

Amistosos contra Costa Rica e México, dia 7 e 11 de outubro

Goleiros
Júlio César (Inter de Milão)
Neto (Fiorentina)
Jefferson (Botafogo)

Laterais
Adriano Correia (Barcelona)
Daniel Alves (Barcelona)
Fábio (Manchester United)
Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan)

Meio-campistas
Elias (Sporting)
Fernandinho (Shakhtar)
Hernanes (Lazio)
Lucas Leiva (Liverpool)
Lucas (São Paulo)
Luís Gustavo (Bayern de Munique)
Oscar (Internacional)
Ronaldinho (Flamengo)
Sandro (Tottenham)

Atacantes
Fred (Fluminense)
Hulk (Porto)
Jonas (Valencia)
Kléber (Porto)
Neymar (Santos)

Coritiba desponta com 43,2%
de chance de ir à Libertadores


2 X 1
Da Equipe FutebolPR

Segundo o site chancedegol, o Coritiba tende a classificar para a fase pré-Libertadores 2012. Depois da vitória por 2 x 1 contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira, o Coxa desponta com 43,2% de possibilidades de figurar entre as equipes brasileiras que disputarão o torneio continental. Está abaixo apenas de Corinthians (90,7%), São Paulo (85,8%), Botafogo (75,7%) e Fluminense (44,3%), considerando que o Vasco já está na disputa por ter vencido a Copa do Brasil.

O prognóstico leva em conta não apenas a atual pontuação do clube, mas a tabela a ser cumprida e o retrospecto nos confrontos com as equipes que o Coritiba ainda vai enfrentar. As duas próximas rodadas são fundamentais para o Coxa. A equipe vai enfrentar fora de casa Ceará e Figueirense. Caso volte para Curitiba com pelo menos 3 pontos, pode fazer fvaler o mando de campo nas rodadas seguintes. Após a 25.ª rodada, o time é o 8.º lugar, com 36 pontos – pode cair para 9.º se o Palmeiras vencer o Ceará nesta quinta-feira.

Série A
2.º turno
6.ª rodada
CORITIBA 2 X 1 CRUZEIRO
Local:
Couto Pereira, em Curitiba; Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO): Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO); Gols: Marcos Aurélio, 22 do 1.°; Bill, 13, e Bobô, 19 do 2.°; Renda: R$ 216.740,00; Público: 17.766; Cartão amarelo: Léo Gago, Everton Costa, Everton, Fabrício e Léo
Coritiba: Vanderlei; Jonas, Luccas Claro, Emerson e Eltinho; Leandro Donizete e Léo Gago (Willian); Tcheco, Marcos Aurélio (Anderson Aquino) e Rafinha (Everton Costa); Bill
Técnico: Marcelo Oliveira
Cruzeiro: Fábio; Gil Bahia (Bobô), Léo, Victorino e Everton; Fabrício, Leandro Guerreiro (Sandro Manoel), Marquinhos Paraná e Montillo; Elber e Ortigoza (Bruno)
Técnico: Emerson Ávila

Atlético, Avaí e América-MG
viram sócios-fundadores da ZR

Da Equipe FutebolPR

A ZR, que define os 4 rebaixados para a Série B de 2012, vai se moldando a cada rodada. Já não há como negar que começa a ganhar sócios-fundadores. Atlético, Avaí e América-MG estão desde o começo do campeonato se digladiando para ver quem fica mais rodadas na área de degola.

Os três voltaram a perder nesta quarta-feira. O Atlético foi derrotado por 1 x 0 pelo Bahia e completou 24 rodadas na ZR. O Avai perdeu por 3 x 1 para o Fluminense e agora está 25 rodadas na área de degola. Já o América-MG completou 20 rodadas nesta quarta-feira. Salvo um milagre, a Série B de 2012 já tem três participantes certos.

Cianorte busca reforços
para 2.ª fase da Série D

Da Equipe FutebolPR

O técnico Gilberto Pereira avalia que o Cianorte precisa se reforçar com pelo menos três novos jogadores, a fim de disputar a 2.ª fase da Série D do Campeonato Brasileiro. A diretoria promete atender os apelos do treinador até a partida de volta contra o Oeste-SP, dia 30 de setembro, em Itápolis-SP.

Para a partida de ida, domingo que vem, em Cianorte, o Leão do Vale aposta na força de sua torcida para largar na frente na fase mata-mata da Série D. O objetivo é que o Albino Turbay receba o melhor público do ano. O estádio tem capacidade para 3,2 mil torcedores. Se vencer, o Cianorte poderá atuar pelo empate na partida de volta.

Série D
2.ª fase
Jogos de ida

25/9 - 15h Mirassol-SP x Juventude-RS
25/9 - 16h Itumbiara-GO x Villa Nova-MG
25/9 - 16h Treze-PB x Santa Cruz-RN
25/9 - 16h Cianorte x Oeste-SP
25/9 - 16h Santa Cruz-PE x Coruripe-AL
25/9 - 16h Villa Nova-MG x Tupi-MG
25/9 - 17h Penarol-AM x Independente-PA
25/9 - 17h Sampaio Corrêa-MA x Cuiabá-MT

Jogos de volta
30/9 - 20h Oeste-SP x Cianorte
1/10 - 16h Tupi-MG x Volta Redonda-RJ
1/10 - 16h Villa Nova-MG x Itumbiara-GO
2/10 - 16h Coruripe-AL x Santa Cruz-PE
2/10 - 16hCuiabá-MT x Sampaio Corrêa-MA
2/10 - 17h Juventude-RS x Mirassol-SP
2/10 - 17h Santa Cruz-RN x Treze-PB
2/10 - 19h Independente-PA x Penarol-AM

Classificação
Grupo 7

1.º) Oeste... 14
2.º) Mirassol...14
3.º) Cene...13
4.º) Operário... 10
5.º) Cerâmica... 5
Grupo 8
1.º) Juventude... 19
2.º) Cianorte... 14
3.º) Brusque... 10
4.º) Metropolitano... 9
5.º) Cruzeiro-RS... 5

Tabela
Grupo 7
1.º turno
17/7

Cene-MS 3 x 3 Oeste-SP
Mirassol-SP 1 x 0 Operário
24/7
Oeste-SP 2 x 1 Cerâmica-RS
Operário 0 x 2 Cene-MS
31/7
Cerâmica-RS 1 x 1 Operário
Cene-MS 4 x 1 Mirassol-RS
7/8
Oeste-SP 0 x 1 Mirassol-SP
Cerâmica-RS 3 x 0 Cene-MS
14/8
Operário 0 x 2 Oeste-SP
Mirassol-SP 0 x 0 Cerâmica-RS
2.º turno
20 e 21/8

Cene-MS 2 x 0 Cerâmica-RS
Mirassol-SP 0 x 0 Oeste-SP
27 e 28/8
Oeste-SP 0 x 1 Operário
Cerâmica-RS 0 x 1 Mirassol-SP
4/9
Operário 1 x 0 Cerâmica-RS
Mirassol-SP 2 x 0 Cene-MS
11/9
Cerâmica-RS 1 x 2 Oeste-SP
Cene-MS 3 x 1 Operário
18/9
Oeste-SP 3 x 1 Cene-MS
Operário 3 x 0 Mirassol-SP

Grupo 8
1.º turno
16 e 17/7
Cianorte
1 x 0 Cruzeiro-RS
Juventude-RS 4 x 0 Brusque-SC
24/7
Cruzeiro-RS 0 x 2 Metropolitano-SC
Brusque-SC 1 x 1 Cianorte
31/7
Cianorte
2 x 1 Juventude-RS
Metropolitano-SC 2 x 1 Brusque-SC
7/8
Cruzeiro-RS 0 x 1 Juventude-RS
Metropolitano-SC 1 x 2 Cianorte
14/8
Juventude-RS 4 x 2 Metropolitano-SC
Brusque-SC 1 x 0 Cruzeiro-RS
2.º turno
21/8

Cianorte 1 x 0 Metropolitano-SC
Juventude-RS 1 x 1 Cruzeiro-RS
27/8
Cruzeiro-RS 0 x 1 Brusque-SC
Metropolitano-SC 2 x 4 Juventude-RS
3/9
Brusque-SC 1 x 3 Metropolitano-SC
Juventude-RS 3 x 0 Cianorte
11 e 14/9

Metropolitano-SC 2 x 3 Cruzeiro-RS
Cianorte 0 x 1 Bruque-SC
18/9
Cruzeiro-RS 2 x 2 Cianorte
Bruque-SC 0 x 1 Juventude-RS

Willian destaca reação
do Coxa no Brasileirão



Da Equipe FutebolPR

O volante Willian, do Coritiba, avalia que time vive nova fase no Brasileirão, depois do 1 x 1 contra o Internacional. Ele espera ter uma nova oportunidade contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira.

Que lição tirar do empate contra o Internacional?Saímos atrás no placar, e tivemos competência para buscar o gol de empate e brigar pela virada. Nossa disposição foi grande do começo ao fim, e brigamos de igual para igual com o adversário. A vitória não veio, mas temos muito o que destacar nesse resultado, pois jogar no Beira-Rio é sempre difícil, e tivemos capacidade para duelar com o Internacional.

O Vanderlei está transmitindo segurança a vocês da defesa?O Vanderlei nos ajudou a conquistar o resultado. Cada um teve a sua importância no jogo, e ele pode contribuir impedindo com que o Internacional chegasse ao segundo gol na cobrança de pênalti, além de outras defesas durante a partida.

Estádio do Café terá campo
novo e mais 4 mil cadeiras

Da Agência Londrix

O Estádio Jacy Scaff - "do Café" - vai entrar em obras a partir de 1º de outubro. O prefeito Barbosa Neto (PDT) informou na noite deste domingo, durante programa "Esporte com Cabral", na CNT, que o gramado será totalmente recuperado. O objetivo é preparar a "arena londrinense" para a disputa do Campeonato Paranaense de 2012.

Segundo o prefeito, serão acrescentadas quatro mil cadeiras nas arquibancadas, de modo que o estádio poderá receber um público maior que os aproximadamente nove mil torcedores, atualmente. “Há ainda, planos de criação de camarotes, mas o projeto está em estudo”, afirmou. O Londrina foi campeão da Divisão de Acesso do Paranaense neste ano e garantiu o seu retorno, após duas temporadas, à elite do futebol do Estado.

Empates abrem abismo
entre Coritiba e Atlético



Da Equipe FutebolPR

A dupla Atletiba não venceu neste domingo. Obteve resultados iguais, de empate por 0 x 0 e 1 x 1, mas nunca a igualdade no placar foi tão abismal entre rubro-negros e coxas-brancas. Enquanto o Coritiba se consolida cada vez mais entre os 10 primeiros, começando a pavimentar um caminho que possa levá-lo à Libertadores, o Atlético não consegue desatolar da zona de rebaixamento.

Em Porto Alegre, o 1 x 1 contra o Internacional foi o resultado possível, diante de uma blitz imposta pelo clube gaúcho contra o Coritiba. Porém, os tropeços de Fluminense, Flamengo e Palmeiras ajudaram o Coxa, que nunca esteve tão próximo do G5 – hoje, o grupo que assegura direito de disputar a Libertadores e a pré-Libertadores de 2012. Porém, para confirmar essa ascensão, o Coritiba ainda precisa vencer fora de casa.

Já o Atlético, com o 0 x 0 contra o Figueirense, segue na antepenúltima colocação, mas agora ficou a 4 pontos de deixar a ZR. Pior: a tabela se mostra cada vez mais ingrata ao clube e a Arena da Baixada não faz mais a diferença. Na próxima quarta-feira encara o Bahia, em Salvador. Se voltar a perder pontos, pode ficar de 6 a 7 pontos distante do 16.º colocado. O abismo entre Furacão e Coxa está aberto.

18/setembro/2011
Série A
2.º turno
5.ª rodada
ATLÉTICO 0 x 0 FIGUEIRENSE
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba; Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS); Assistentes: Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Fabiano da Silva Ramires (ES); Renda: R$ 216.690,00; Público: 14.103; Cartões amarelos: Hélder, Rafael Santos, Wellington Nem e Cleber Santana
Atlético: Renan Rocha; Edilson (Kleberson), Manoel, Rafael Santos e Héracles; Deivid, Renan Foguinho, Cleber Santana e Madson; Rodriguinho (Nieto) e Adailton (Paulo Baier)
Técnico: Antônio Lopes
Figueirense: Wilson; Bruno, Roger Carvalho, Edson Silva e Helder; Coutinho, Jônatas (Jackson), Maicon; Fernandes (Rhayer), Júlio César e Wellington Nem (Aloísio)
Técnico: Jorginho

INTERNACIONAL 1 x 1 CORITIBA
Local:
Beira-Rio, em Porto Alegre; Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF); Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO); Gols: Oscar, 1 do 1.º, e Emerson, 2 do 2.º; Renda: R$ 296.150,00; Público: 18.069; Cartões amarelos: Emerson, Tcheco e Vanderlei
Internacional: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Juan e Kleber; Elton, Guiñazu, Andrezinho (Jô) e Oscar; Dellatorre (Ilsinho) e Leandro Damião
Técnico: Dorival Junior
Coritiba: Vanderlei; Jonas, Luccas Claro, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Leandro Donizete, Rafinha, Tcheco (Gil) e Marcos Aurélio (Everton Costa); Bill (Caio Vinícius)
Técnico: Marcelo Oliveira

Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Paraná empata e tem entre 1,7% e 2% de chance de subir


1 X 1
Da Equipe FutebolPR

O empate por 1 x 1 contra o Goiás, neste sábado, deixou o Paraná Clube com uma margem muito pequena de manobra para conseguir retornar à Série A em 2012. Segundo sites de estatística, como Infobola e Chance de Gol, as perspectivas de classificação do Tricolor variam de 1,7% a 2%.

Agora, são maiores as chances de o clube cair para a Série C, que no momento estão em 3,3%. Para conseguir reverter essa estatística, o Paraná precisará somar pelo menos 30 pontos de 42 que ainda irá disputar, ou seja, terá de ter desempenho de 70% a partir da 6.ª rodada do returno. Difícil. Realisticamente, o sonho de voltar à primeira divisão está adiado para 2013.

17/setembro/2011
Série B
2.º turno
5.ª rodada
PARANÁ CLUBE 1 X 1 GOIÁS
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (SP); Assistentes: Márcio Luiz Augusto (SP) e José Roberto Larroyd (SC); Gols: Douglas, 2 do 1.º; Giancarlo, 39 do 2.º; Renda: R$ 59.330,00; Público: 2.861; Cartões amarelos: Lima, Flávio, Iarley, Douglas, Oziel, Marcão e Felipe Amorim
Paraná: Luís Carlos; Marquinho, Flávio Boaventura, Brinner e Lima; Maycon Freitas (Lisa), Éverton Garroni (Henrique), Serginho, Dinelson (Giancarlo); Jefferson Maranhão e Hernane
Técnico: Guilherme Macuglia
Goiás: Harlei; Rafael Tolói, Ernando e Marcão; Douglas, Carlos Alberto (Alan Bahia), Amaral, Felipe Amorim e Oziel; Hugo (Max Pardalzinho) e Iarley (Johnatan)
Técnico: Ademir Fonseca

Classificação da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Início das obras na Arena
muda ao sabor do vento



Da Equipe FutebolPR

No ano passado, mais ou menos nessa época, a promessa era que as obras na Arena da Baixada para a Copa 2014 começariam em março de 2011. Março veio e a data mudou para agosto. Agosto veio e mudou para outubro. Daí, nesta semana, saiu na Gazeta do Povo a seguinte declaração do secretário municipal para Assuntos da Copa, Luiz de Carvalho: “A partir de 1.º de outubro, a Arena estará em obras. Todas as dúvidas foram dissipadas e as obras começarão efetivamente.”

Pois bem, na sexta-feira, o secretário estadual para assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, em entrevista à rádio CBN Curitiba, preferiu não cravar a data de 1.º de outubro. “Não diria que será dia 1.º de outubro, mas em outubro”, declarou. No final da noite, já na madrugada de sábado, no Jornal da Globo, a repórter de Curitiba deu como data provável 31 de outubro para iniciarem as obras. Afinal, quando começam as reformas no estádio?

Desde 2009 sabe-se que a Arena será palco de partidas da Copa. Só não se sabe como esse palco será armado.

A mil dias da Copa, Arena tem
pelo menos 400 problemas



Da Equipe FutebolPR

A partir desta sexta-feira, faltam 1.000 dias para o início da Copa. O torneio, que segundo Garrincha “é curto e não tem returno”, começa dia 12 de junho de 2014 no Brasil. Apesar de o tempo estar passando, o país ainda se debate por causa da desorganização. Sequer se sabe qual cidade irá sediar a abertura. São Paulo é potencialmente a favorita, mas Belo Horizonte e Brasília têm chance.

Também são desconhecidas as cidades que sediarão a Copa das Confederações, o que já era para estar definido. Foi anunciado que seriam Rio, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre, mas algumas destas cidades enfrentam problemas para seguir o cronograma de obras dos estádios. O Maracanã esbarra numa greve de operários, que nesta quinta-feira começou também em BH. Porto Alegre ainda depende de o conselho do Internacional aprovar a modelagem e o contrato com a construtora Andrade Gutierrez.

Em Curitiba, o problema não é um só, mas pelo menos 400. Começa pelos 400 pontos cegos da Arena da Baixada, apontados em relatório da Fifa. O estádio também precisa se viabilizar financeiramente para iniciar as reformas. Tem muito falatório midiático, mas pouca ação. Enquanto isso, o tempo passa e a Arena foi eleita pelo blog alemão nurgalerien.com como um dos estádios com alguns dos piores assentos para os espectatores. É esperar para ver como tudo isso vai se resolver.

Cianorte perde em casa e
vê classificação ameaçada

Da Equipe FutebolPR

O Cianorte vai decidir na última rodada a classificação para a segunda fase da Série D do Brasileirão 2011. Nesta quarta-feira, o Leão do Vale foi surpreendido em casa e perdeu para o Brusque (SC) por 1 x 0. O gol foi marcado Kito, aos 6mins do 1.º tempo.

Agora resta ao Cianorte pelo menos empatar no próximo domingo, contra o Cruzeiro, em Porto Alegre (RS). Com o empate o Leão do Vale garante a classificação somando 14 pontos.

Já o Brusque enfrenta o líder Juventude e só pode chegar a 13 pontos se vencer. Os catarinenses ainda precisam torcer por uma combinação de resultados no saldo de gols para se classificar.

Classificação
Grupo 7

1.º) Mirassol...14
2.º) Cene...13
3.º) Oeste... 11
4.º) Operário... 7
5.º) Cerâmica... 5

Grupo 8
1.º) Juventude... 16
2.º) Cianorte... 13
3.º) Brusque... 10
4.º) Metropolitano... 9
5.º) Cruzeiro-RS... 4

Tabela
Grupo 7
1.º turno
17/7

Cene-MS 3 x 3 Oeste-SP
Mirassol-SP 1 x 0 Operário
24/7
Oeste-SP 2 x 1 Cerâmica-RS
Operário 0 x 2 Cene-MS
31/7
Cerâmica-RS 1 x 1 Operário
Cene-MS 4 x 1 Mirassol-RS
7/8
Oeste-SP 0 x 1 Mirassol-SP
Cerâmica-RS 3 x 0 Cene-MS
14/8
Operário 0 x 2 Oeste-SP
Mirassol-SP 0 x 0 Cerâmica-RS
2.º turno
20 e 21/8

Cene-MS 2 x 0 Cerâmica-RS
Mirassol-SP 0 x 0 Oeste-SP
27 e 28/8
Oeste-SP 0 x 1 Operário
Cerâmica-RS 0 x 1 Mirassol-SP
4/9
Operário 1 x 0 Cerâmica-RS
Mirassol-SP 2 x 0 Cene-MS
11/9
Cerâmica-RS 1 x 2 Oeste-SP
Cene-MS 3 x 1 Operário
18/9
Oeste-SP x Cene-MS
Operário x Mirassol-SP

Grupo 8
1.º turno
16 e 17/7
Cianorte
1 x 0 Cruzeiro-RS
Juventude-RS 4 x 0 Brusque-SC
24/7
Cruzeiro-RS 0 x 2 Metropolitano-SC
Brusque-SC 1 x 1 Cianorte
31/7
Cianorte
2 x 1 Juventude-RS
Metropolitano-SC 2 x 1 Brusque-SC
7/8
Cruzeiro-RS 0 x 1 Juventude-RS
Metropolitano-SC 1 x 2 Cianorte
14/8
Juventude-RS 4 x 2 Metropolitano-SC
Brusque-SC 1 x 0 Cruzeiro-RS
2.º turno
21/8

Cianorte 1 x 0 Metropolitano-SC
Juventude-RS 1 x 1 Cruzeiro-RS
27/8
Cruzeiro-RS 0 x 1 Brusque-SC
Metropolitano-SC 2 x 4 Juventude-RS
3/9
Brusque-SC 1 x 3 Metropolitano-SC
Juventude-RS 3 x 0 Cianorte
11 e 14/9

Metropolitano-SC 2 x 3 Cruzeiro-RS
Cianorte 0 x 1 Bruque-SC
18/9
Cruzeiro-RS x Cianorte
Bruque-SC x Metropolitano-SC

Classificação a Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Queda do Paraná na Série B vai
além dos problemas técnicos


2 X 1
Da Equipe FutebolPR

Não são apenas questões técnicas que fizeram o Paraná Clube despencar na Série B – o time já é o 11.º. O Tricolor se mostrou descompromissado no interior de Pernambuco, na derrota por 2 x 1 para o Salgueiro, e o diretor de futebol Paulo César Silva deu a senha para se imaginar que há muito mais coisa intramuros na Vila Capanema do que sonha a vã filosofia.

Mas o que seria? Entre as opções, especula-se salários atrasados, racha na diretoria, divergências com empresários e incompatibilidades entre o elenco. Seja lá qual for o núcleo da crise, o certo é que o técnico Guilherme Macuglia está assumindo o maior desafio de sua carreira. É o tipo de compromisso para se consagrar ou afundar de vez. Hoje, o naufrágio parece ser inevitável.

2.º turno
4.ª rodada
SALGUEIRO 2 x 1 PARANÁ
Local:
Ademir Cunha, em Paulista (PE); Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG); Assistentes: Frederico Soares Vilarinho (MG) e Oberto da Silva Santos(PB); Gols: Hernane, 17, e Ricardinho, 18 do 1.º; Edmar, 42 do 2.º; Renda: R$ 26.329,00; Público: 3.523; Cartões amarelos: Douglas Packer, Lima, Dionísio,Mateus Silva, Josa e Luciano
Salgueiro: Luciano; Mateus Silva, Alexandre, Juninho e Piauí; Pio, Josa, René e Paulo Santos (Clebson); Ricardinho (Fabrício Ceará) e Marabá (Edmar)
Técnico: Luiz Carlos Barbieri
Paraná: Luiz Carlos; Marquinho, Brinner, Amarildo e Lima (Gleidson); Maycon Freitas, Dionísio (Everton Garroni), Douglas Packer e Dinelson (Serginho); Jefferson Maranhão e Hernane
Técnico: Ageu Gonçalves

Quanto vale a dupla Atletiba?

Da Equipe FutebolPR

A consultoria BDO RCS Brasil publicou recentemente as 12 marcas que mais valem no futebol brasileiro, pesquisando apenas dados de clubes do eixo Rio-São Paulo-Belo Horizonte-Porto Alegre. Destes, o que vale menos é o Botafogo: R$ 90,7 milhões. Quanto valeria a dupla Atletiba? A marca mais valiosa do futebol brasileiro na atualidade é a do Corinthians, avaliada em R$ 867 milhões. Confira infográfico:



Rapidinhas da segunda

Da Equipe FutebolPR



  • O Paraná Clube confirmou Guilherme Macuglia como seu novo treinador. Há quem garanta que o ex-atacante de Grêmio e Figueirense pode surpreender. Apesar de não ter ido bem no Caxias-RS, tem boas soluções táticas para times limitados tecnicamente.


  • Consta que o vice-presidente de futebol do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, passou o feriado de 7 de setembro em um resort na Bahia – coincidentemente, terra das empreiteiras OAS e Odebrecht. Pelo sim, pelo não...


  • O 5 x 0 sobre o Botafogo voltou a recolocar o Coritiba na mídia nacional. Há um consenso entre analistas esportivos do eixo Rio-São Paulo: o Coxa poderia estar em lugar melho no Campeonato Brasileiro. Só não entendem por que o time não atua com a mesma desenvoltura quando atua fora de casa.


  • O Operário é a nova vítima da maldição do centenário. O time de Ponta Grossa está fora da disputa da Série D do Brasileiro, eliminado precocemente pelo Cene-MS. Em 1.º de maio de 2012, o Fantasma completa 100 anos.


  • Um olheiro informa que nesta terça-feira havia especialistas em topografia tirando medidas do entorno do estádio Pinheirão. Por quê?




Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Classificação da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Paraná perde, vê G4 virar pó,
demite técnico e entra em crise


0 X 1
Da Equipe FutebolPR

O que não podia acontecer, ocorreu: o Paraná Clube perdeu por 1 x 0 para o Americana, em plena Vila Capanema, e, além de ver a síndrome dos paulistas aumentar, entrou em crise. A vítima deste momento do Tricolor foi o técnico Roberto Fonseca, que acabou demitido no vestiário, após o jogo. Especula-se que Márcio Araújo possa vir para tentar tirar o clube da UTI da Série B.

UTI, pois para o Paraná Clube, nesta temporada, só o G4 interessa. Qualquer outra posição, por mais honrosa que seja, é gerador de crise na Vila Capanema. Assim, quem vier para treinar o time, terá de estar preparado para atuar sob pressão. Afinal, depois de um 1.º turno “perfeito”, no returno o Tricolor vê o G4 virar pó.

A culpa menor por essa queda de desempenho é do técnico que foi demitido. A maior é das limitações financeiras do Paraná, que não tem dinheiro para ousar nas contratações. Há um bom tempo o time pede um atacante de referência. Como não tem, gera condições de marcar gol, mas não tem quem coloque a bola para dentro.

Além disso, as lesões em série fragilizaram a equipe. São componentes que serviram para afundar o Paraná, contra os quais o treinador não conseguiu mais encontrar o equilíbrio do time. Agora, venha quem vier, terá de conseguir uma estilingada de pelo menos três vitórias seguidas para colocar o clube novamente nos trilho da classificação. Caso contrário...

10/setembro/2011
Série B
2.º turno
3.ª rodada
PARANÁ CLUBE 0 X 1 AMERICANA
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Árbitro: Antonio Hora Filho (SE); Assistentes: Ivaney Alves de Lima (SE) e Helton Nunes (SC); Gol: Clodoaldo, 20 do 2.º; Renda: R$ 102.830; Público: 4.897; Cartões amarelos: Dionísio, Alê e Gercimar
Paraná: Zé Carlos; Marquinho, Amarildo, Brinner e Lima; Maycon Freitas, Dionisio, Jefferson Maranhão e Douglas Packer (Borebi); Hernane (Giancarlo) e Ricardinho (Dinelson)
Técnico: Roberto Fonseca
Americana: Jaílson; Luiz Felipe, Jorge Luiz, Fernando e Magal; Alê, Gercimar, Léo Silva, Válber (Marcinho) e Fumagalli;
Clodoaldo (Emílio)
Técnico: Sérgio Guedes

Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

No returno, desempenho do
Coritiba é pior que no turno


2 X 0
Da Equipe FutebolPR

No 1.º turno, após três rodadas, o Coritiba tinha 3 pontos, 6 gols marcados e 4 sofridos. No returno, o Coxa, depois de 3 giros, tem os mesmos 3 pontos, mas 2 marcados e 5 sofridos. Conclusão: a campanha do time nesta fase do Brasileirão é pior que a da etapa anterior. Por quê?

Uma das explicações é que perdeu a consistência defensiva. O goleiro Edson Bastos caiu de rendimento e o miolo, formado por Pereira e Emerson, desintegrou-se. Além disso, o meio-campo afundou com as quedas de rendimento de Léo Gago e Davi e o ataque viu Marcos Aurélio chafurdar.

O time do Coritiba, até prova ao contrário, perdeu o encanto do 1.º semestre. Tornou-se uma equipe burocrática, incapaz de surpreender os adversários. Só está com força dentro de casa, por conta de sua torcida, que empurra os jogadores. Assim, tende a assegurar vaga na Sul-americana 2012. Nada mais.

8/setembro/2011
Série A
2.º turno
3.ª rodada
VASCO 2 X 0 CORITIBA
Local:
São Januário, no Rio; Árbitro: Jefferson Schmidt (SC); Assistentes: Márcia B. Lopes Caetano (Fifa-RO) e Claudemir Maffessoni (SC); Gols: Juninho Pernambucano, 28 do 1º, e Rômulo, 10 do 2.º; Renda: R$ 160.825; Público: 6.756; Cartões amarelos: Juninho Pernambucano, Pereira, Willian, Bill, Luccas Claro e Eduardo Costa
Vasco: Fernando Prass; Fágner, Renato Silva (Vitor Ramon), Dedé e Jumar; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano e Diego Souza (Bernardo); Éder Luis e Elton
Técnico: Cristóvão Borges (interino)
Coritiba: Vanderlei; Jonas, Pereira (Luccas Claro), Demerson e Lucas Mendes; Willian (Everton Costa), Leandro Donizete, Rafinha, Tcheco e Marcos Aurélio (Everton Ribeiro); Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

Arbitragem carrega na súmula
e Atlético pode perder mando


2 X 2
Da Equipe FutebolPR

O árbitro Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ) não aliviou para o Atlético no relatório da súmula que encaminhou à CBF nesta quinta-feira. Ele ressaltou a invasão de campo por parte do diretor de futebol Alfredo Ibiapina, descrevendo o fato da seguinte forma: “Ele invadiu o campo, dizendo: ‘Safado, você está roubando o Atlético. Nunca mais apita aqui. FDP’. Foi retirado pela PM e retornou aos arredores do campo, tentando permanecer no banco de suplentes.”

Tudo isso aconteceu na quarta-feira, no empate por 2 x 2 contra o Palmeiras, na Arena da Baixada. Muito provavelmente haverá denúncia do Atlético ao STJD. A invasão de campo por parte de dirigente, em pleno 2011, é algo que o tribunal tende a punir com rigor. Principalmente por se tratar de ter ocorrido em um estádio selecionado para sediar jogos da Copa 2014.

7/setembro/2011
Série A
2.º turno
3.ª rodada
ATLÉTICO 2 X 2 PALMEIRAS
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba); Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ); Assistentes: Dibert Moisés (Fifa-RJ) e Rodrigo Correa (RJ); Gols: Henrique, 15, e Guerrón, 34 do 1.º; Fernandão, 7, e Marcinho (p) 25 do 2.º; Renda: R$ 201.230; Público: 10.798; Cartões amarelos: Deivid, Kleber, Kléberson, Marcos, Thiago Heleno, Tinga, Cicinho, Marcelo Oliveira e Madson; Expulsão: Cléber Santana
Atlético: Renan Rocha; Edílson, Manoel, Rafael Santos e Héracles; Deivid, Marcelo Oliveira (Madson), Cléber Santana e Marcinho; Adaílton (Kléberson) e Guerrón (Pablo)
Técnico: Antônio Lopes
Palmeiras: Marcos; Cicinho, Thiago Heleno (Leandro Amaro), Henrique e Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção, Patrik (Tinga) e Kleber; Luan e Fernandão (Ricardo Bueno)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Paraná espera que Dinelson
não seja um novo Kerlon



Da Equipe FutebolPR

Em janeiro deste ano, o Paraná Clube anunciou a contratação de Kerlon com estardalhaço. O jogador veio para ser o grande reforço, mas praticamente não atuou. Provou que, depois de seis cirurgias, foi uma aposta arriscada.

Agora, o Tricolor repatria Dinelson, que foi destaque do time em 2007. Há quatro anos o meio-campista luta contra lesões constantes de joelho. A torcida é para que, ao contrário de Kerlon, dê certo. Confira os problemas que Dinelson já teve, segundo o diário Lance!.

2007
Lesão no joelho direito

Tipo de cirurgia: enxerto do joelho esquerdo para o direito.
Recuperação: 7 meses
Efeito colateral: joelho esquerdo começou a apresentar tendinite crônica

2009
Lesão no joelho esquerdo

Tipo de cirurgia: reforço do tendão patelar do joelho esquerdo.
Recuperação: um ano
Efeito colateral: patela do jogador precisou ser perfurada e ele passou a sentir dores no local

2010
Rompimento do tendão patelar do joelho esquerdo

Tipo de cirurgia: reconstituição da região lesionada
Recuperação: cinco meses
Eleito colateral: por enquanto, nenhum

Lopes é pior em pontos corridos
que Adilson, Renato e Geninho

Da Equipe FutebolPR

O site Infobola traz estatística interessante sobre os técnicos com melhor desempenho na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro (Série A). Uma curiosidade é que o atual treinador do Atlético, Antônio Lopes, é o que tem o pior rendimento entre os últimos quatro que dirigiram o clube recentemente.

O com melhor desempenho é Adílson Batista, que em 203 jogos na era dos pontos corridos tem uma média de 1,51 ponto por partida. Na sequência, vem Renato Gaúcho (223 jogos, média de 1,43) seguido de Geninho (227, 1,32). Lopes tem 209 partidas e média de pontos conquistados de 1,26. Confira o quadro: clique aqui

Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Paraná descobre que tem
time, mas não tem elenco


2 X 1
Da Equipe FutebolPR

Sem cinco de seus principais jogadores, o Paraná Clube lutou, mas não conseguiu segurar a Portuguesa. Resultado: perdeu pela 7.º vez para a Lusa, no Canindé. O placar de 2 x 1 para o time paulistano custou a queda do Tricolor na classificação. De 5.º, foi para 7.º. Foi menos desastroso, porque Americana e Vitória empataram e o G4 ainda é alcançável a partir da próxima rodada.

Se dá para tirar lição do jogo contra a Portuguesa, a que fica é que o Paraná descobriu que tem um bom time, mas não tem um bom elenco. Competições longas, como são as séries A e B dependem de dois fatores para se obter sucesso: 1) ter uma equipe coesa, cujas peças principais não sofram fadiga e resistam boa parte da disputa; 2) ter um elenco de pelo menos 18 jogadores de nível muito semelhante, para que, no caso de uma reposição em massa, o time não caia de produção.

Com o Paraná não aconteceu nenhum nem outro. O clube perdeu cinco jogadores importantes praticamente de uma só vez e não tem reposição á altura. Daí fica difícil manter o rendimento. Ao que parece, pelo menos por enquanto, é que o técnico tem não tempo. Pelo contrário, tem demonstrado jogo de cintura para manter uma pontuação que permita ao Tricolor não desgarrar do G4.

Contra o Americana, Roberto Fonseca vai precisar mostrar toda a sua resiliência. Com elenco ou sem elenco, será mais uma decisão para o Tricolor nesta dura Série B.

Série B
2.º turno
2.ª rodada
PORTUGUESA 2 X 1 PARANÁ CLUBE
Local:
Canindé, em São Paulo; Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA); Assistentes: Adson Márcio Lopes Leal (BA) e Raimundo Carneiro de Oliveira (BA); Gols: Edno, 28 do 1.º; Cleiton, 5 e Jefferson Maranhão, 38 do 2.º; Renda: R$ 63.070; Público: 4.760; Cartões amarelos: Luís Ricardo, Mateus, Boquita, Marquinho, Lima e Ricardinho; Expulsão: Éverton Garroni
Portuguesa: Weverton; Luís Ricardo, Rogério, Mateus (Leandro Silva) e Raí; Guilherme, Boquita, Marco Antônio e Ananias (Henrique); Edno e Lucas Gaúcho (Cleiton)
Técnico: Jorginho
Paraná: Luís Carlos; Marquinho, Amarildo, Brinner e Lima (Jefferson Maranhão); Maycon Freitas, Éverton Garroni, Gleidson e Packer; Ricardinho (Giancarlo) e Hernane (Borebi)
Técnico: Roberto Fonseca



Classificação da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Nunca no Canindé



Da Equipe FutebolPR

Vai ser de comemorar muito se o Paraná Clube conseguir vencer a Portuguesa neste sábado, às 16h20, no Canindé. Acontece que no estádio da Lusa o Tricolor nunca ganhou. Em sete jogos, foram seis derrotas e um empate por 2 x 2, que aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1999.

A Portuguesa é um dos maiores carrascos do Paraná. Em 16 duelos, já impôs 10 derrotas ao Tricolor. O jogo deste sábado é importante para que o time não descole do G4. Se ocorrer a milagrosa vitória, tem até chance de retornar ao grupo de classificação - desde que o Americana esbarre no ASA. Caso contrário, é torcer para o Sport não ganhar do Guarani.


No desespero, Atlético
recorre a Antônio Lopes

Da Equipe FutebolPR

Penúltimo colocado do Brasileirão, e surpreendido pelo pedido de demissão do técnico Renato Gaúcho, o Atlético passou a tarde e a noite de quinta-feira correndo atrás de treinador. Queria Carpegiani, que pediu R$ 500 mil por mês, mas optou mesmo pelo velho e conhecido Antônio Lopes, que no ano passado saiu atirando contra a diretoria, após ser demitido.

Será a 5.ª passagem do treinador pelo Rubro-negro. Ele já foi técnico do clube em 2000, 2005, 2007 e 2009/2010. Será também o 6.º treinador do Atlético em 2011, sucedendo Sérgio Lopes, Geninho, Adilson Batista, Leandro Niehues e Renato Gaúcho.


Prefeitura encaminhará lei
que autoriza vender Pinheirão

Da Equipe FutebolPR

Até o final do mês de setembro, a prefeitura de Curitiba encaminha à Câmara de Vereadores projeto de lei que altera toda a legislação relacionada à doação que permitiu a origem do estádio Pinheirão. Os vereadores vão autorizar quer a cláusula de inalienabilidade, que hoje impede a venda da área onde se encontra o patrimônio da FPF, seja anulada.

A prefeitura só aguardava a assembleia extraordinária da federação, ocorrida na manhã desta quinta-feira, para encaminhar o projeto de lei que não deve encontrar resistência na Câmara. Na reunião entre FPF e 38 filiados foi dada autorização para que a entidade venda a área do estádio, com a carcaça de concreto junto.

Estima-se que o negócio gire em torno de R$ 80 milhões, dos quais R$ 50 milhões seriam para saldar dívidas com INSS, IPTU e Atlético. A FPF lucraria R$ 30 milhões, mas terá de mudar de sede. Pelo projeto do investidor interessado na área, a sede da FPF, no bairro Tarumã, será demolida.

Se o cronograma cumprir o planejado, o novo estádio a ser erguido no local começa antes da reforma da Arena para a Copa do Mundo de 2014. Prefeitura de Curitiba e governo do Paraná estão destravando portas para o projeto andar.


Caso Edson Bastos pode ter sido
gota d’água a elenco do Coxa



3 X 1
Da Equipe FutebolPR

O caso Edson Bastos tende a ter desdobramentos. O goleiro foi afastado do time principal ainda no vestiário do Serra Dourada – domingo, contra o Corinthians, o titular será Vanderlei. Agora, é preciso ver como o elenco vai reagir à mudança inusitada. Raramente, ou quase nunca, isso ocorre assim de chofre, após o calor de uma derrota.

O técnico Marcelo Oliveira vai precisar ter tato para lidar com a situação, sob risco de ver seu grupo rachado. Edson Bastos é um dos mais antigos do elenco e, fora de campo, uma das lideranças do Alviverde. É fato que atravessa má fase, mas o que se questiona é a forma como perdeu a titularidade.

Foi uma exposição pública, que repercutiu mais do que a derrota para o Atlético-GO. Débâcle, aliás, que afasta definitivamente o Coxa da luta por vaga na Libertadores. A não ser que o time se inspire na equipe goiana, que na quarta-feira emplacou a 5.ª vitória seguida no Brasileirão é já é a 8.ª colocada.

31/agosto/2011
Série A
2.º turno
1.ª rodada
ATLÉTICO-GO 3 X 1 CORITIBA
Local:
Serra Dourada, em Goiânia; Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS); Assistentes: José A. Chaves Franco Filho (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS); Gols: Márcio, 33 do 1º; Anselmo, 18; Anderson Aquino, 40, e Anselmo, 48 do 2.º; Renda: R$ 49.945,00; Público:3.146; Cartões amarelos: Willian, Rafael Cruz, Pituca, Lucas Mendes e Leonardo (Atl)
Atlético-GO: Márcio; Rafael Cruz, Gilson, Leonardo, Thiago Feltri (Adriano), Agenor, Bida, Pituca, Anselmo, Vítor Júnior (Joilson) e Juninho (Diogo Campos)
Técnico: Hélio dos Anjos
Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson, Lucas Mendes (Maranhão), Leandro Donizete, Léo Gago, Willian Farias (Anderson Aquino), Rafinha, Marcos Aurélio (Everton Ribeiro) e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira


Gremistas apostam em
“coração mole” de Renato


0 X 1
Da Equipe FutebolPR

Domingo, no Olímpico, em Porto Alegre, será a 1.ª vez que Renato Gaúcho irá se confrontar com o Grêmio depois de ter deixado o tricolor gaúcho. A ordem dada aos jogadores gremistas é provocar o “coração mole” do treinador, como prega o presidente do clube, Paulo Odone.

Por isso, os jogadores do Grêmio foram orientados a, quando entrar em campo, no domingo, correr para dar um “abraço fraterno” no técnico do Atlético e eterno ídolo do Grêmio. A torcida gremista também promete cantar as músicas em que homenageia Renato Gaúcho.

Resta saber se o “coração mole” de Renato Gaúcho será afetado. O jogo é confronto direto entre duas equipes que lutam para não cair. Nesta quarta-feira o Rubro-negro não conseguiu segurar o Atlético-MG. Vai parar o Grêmio, armado de sentimentos pró-Renato?

31/agosto/2011
Série A
2.º turno
1.ª rodada
ATLÉTICO 0 X 1 ATLÉTICO-MG
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba; Árbitro: Rodrigo Braghetto (SP); Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Fábio Rogério Baesteiro (SP); Gol: Mancini(p), 24 do 2.º; Renda: R$ 139.390; Público: 11.823; Cartões amarelos: Gustavo Lazaretti, Neto Berola, Pierre e Magno Alves
Atlético: Renan Rocha; Wagner Diniz, Gustavo Lazaretti, Fabrício e Paulinho; Deivid, Kleberson (Rodriguinho), Cleber Santana e Marcinho (Edigar Junio); Madson (Victor Esquerdinha) e Pablo
Técnico: Renato Gaúcho
Atlético-MG: Renan Ribeiro; Mancini, Rever, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Filipe Souto, Daniel Carvalho (Triguinho) e Bernard; Neto Berola (Magno Alves) e André (Guilherme)
Técnico: Cuca


Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão