header-photo

A panelinha do Mano

Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Suponha que em vez do Coritiba, tivesse sido Grêmio ou Corinthians que conseguissem vencer 24 jogos consecutivamente no obscuro Campeonato Gaúcho, onde os times do interior são de nível inferior ao do Paranaense, ou no decadente Paulistão – tão bem chamado de Paulistinha por Juca Kfouri. Apesar disso, o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, por certo convocaria algum jogador destes times.

No entanto, Mano ignorou o Coxa em sua lista divulgada nesta quinta-feira – uma pré-seleção para a Copa América. Na relação, há, certamente, jogadores cujo desempenho atual é inferior ao que vêm demonstrando os meio-campistas Léo Gago e Davi. Se quiser ampliar o debate, inclua aí Rafinha. Agora, para polemizar de vez: o ex-atleticano Jadson está melhor que os citados acima?

Ramires estaria jogando mais que Léo Gago? E Elias, do Atlético de Madrid? Para Mano Menezes, sim. O técnico da Seleção, que bem poderia ao menos se dignar a vir para Curitiba assistir “in loco” um jogo do Coritiba – o 6 x 0 sobre o Palmeiras seria oportuno -, optou por ignorar o time paranaense. Sua escolha foi pela panelinha que está montando no escrete nacional.

Pior: em sua comissão técnica, Mano tem personagens que poderiam lhe dar sugestões. O técnico Ney Franco, que coordena a base da Seleção, bem poderia ter dito a ele: olha, vá conferir de perto Léo Gago, Davi e Rafinha. E Carlinhos Neves, o preparador físico, por que não deu uma força? Pelo jeito, optaram pela omissão.

Sendo assim, mais uma vez o futebol paranaense foi ignorado pela Seleção. Entenda por futebol paranaense jogadores que atuam em nossos clubes. Afinal, a convocação desta quinta-feira está repleta de nascidos no Paraná, como o goleiro Fábio, o lateral Adriano, os meio-campistas Jadson e Thiago Neves e o atacante Nilmar. Mas faltou um ingrediente na panela do Mano: jogadores do Coritiba na lista.

Goleiros
Julio Cesar, Internazionale
Victor, Grêmio
Jefferson, Botafogo
Fábio, Cruzeiro

Laterais
Daniel Alves, Barcelona
Maicon, Internazionale
André Santos, Fenerbahçe
Adriano, Barcelona

Zagueiros
Lúcio, Internazionale
Thiago Silva, Milan
Luisão, Benfica
David Luiz, Chelsea

Volantes
Lucas Leiva, Liverpool
Sandro, Tottenham
Ramires, Chelsea
Elias, Atlético de Madrid

Meio-campo
Henrique, Cruzeiro
Anderson, Manchester United
Elano, Santos
Jadson, Shaktar Donetsk
Thiago Neves, Flamengo
Lucas, São Paulo

Atacantes
Robinho, Milan
Nilmar, Villarreal
Alexandre Pato, Milan
Fred, Fluminense
Neymar, Santos
Leandro Damião, Internacional

Tudo pronto para a 1.ª
rodada da segundona

Da Equipe FutebolPR

A FPF definiu nesta quinta-feira árbitros e assistentes para a 1.ª rodada da Divisão de Acesso. A competição começa domingo. Com 10 participantes, levará campeão e vice para elite estadual em 2012. A fórmula da competição é a seguinte:

• Equipes jogam entre si, em turno e returno. Os campeões de cada turno se garantem na semifinal. Outros dois semifinalistas serão conhecidos por índice técnico – os que mais somarem pontos na classificação geral, somando turno e returno.

• Na semifinal, cada campeão de turno larga com um ponto na semifinal. Significa que se vencerem o jogo de ida já estarão na final.

• Se uma equipe vencer turno e returno será declarada campeã da Divisão de Acesso. O segundo colocado será o melhor na pontuação geral.

Confira a 1.ª rodada:
Domingo
FC CASCAVEL X GRÊMIO METROPOLITANO
Local:
Olímpico Regional, em Cascavel
Horário: 15h30
Árbitro: Cléber de Jesus Ausec Ludwig
Assistentes: Adilson dos Santos Domingos e Sávio Bezerra de Almeida

IGUAÇU X NACIONAL
Local:
Antiocho Pereira, em União da Vitória
Horário: 15h30
Árbitro: Cristiano Antônio Teixeira
Assistentes: Flávio Húpalo e Cristiano Teixeira Lombardi

TOLEDO X SPORT CAMPO MOURÃO
Local:
14 de Dezembro, em Toledo
Horário: 15h30
Árbitro: Almir Rogério Ruiz Garcia
Assistentes: Agnaldo Vicente de Oliveira e Jefferson Bassani

LONDRINA X SÃO JOSÉ
Local:
Café, em Londrina
Horário: 15h30
Árbitro: Marcos Celso Jardim
Assistentes: Rogério de Oliveira Costa e João Vagner Cavalari

FOZ DO IGUAÇU X SERRANO
Local:
ABC, em Foz do Iguaçu
Horário: 15h30
Árbitro: Rafael Pedro Feza
Assistentes: Sidney Pedro da Silva e Leandro Luiz Zeni

Operário perde gestor. Seria
a “maldição do centenário”?

Da Equipe FutebolPR

O ano do centenário iniciou há menos de um mês para o Operário e o clube já começa a sofrer revezes. Nesta quinta-feira, o gestor do clube desde 2008 anunciou seu desligamento do Fantasma. Dorli Michels publicou uma carta de agradecimento, em que alega questões pessoais e profissionais para a saída.

Dorli Michels afirma que a empresa Premier Soccer assume a gestão do Operário. Coincidentemente, o elenco do Fanstama sofre desmanche após o término do Campeonato Paranaense. O lateral-direito Lisa e o meio-campo Cambará se apresentaram ao Paraná Clube. O goleiro Ivan negocia com o Vila Nova-GO.

Sob a gestão de Dorli, o Operário ficou em 3.º lugar na Divisão de Acesso de 2008 e foi vice na segundona estadual em 2009. No ano passado, o Fantasma terminou em 5.º no estadual e foi 6.º na Série D. Este ano, o clube ficou em 3.º lugar, garantiu vaga na Copa do Brasil de 2012 e a partir de julho disputa a Série D do Brasileiro.