header-photo

Rapidinhas do sábado

Da Equipe FutebolPR

• O Cruzeiro não perde para o Coritiba há quase 11 anos. A última derrota celeste aconteceu em 4 de julho de 2004, pelo Campeonato Brasileiro, por 3 x 0, no Mineirão. De lá para cá, as duas equipes se enfrentaram 7 vezes, com 3 vitórias da Raposa e 4 empates. Nesses jogos, o Cruzeiro marcou 15 gols e sofreu 7.

• Com a desistência do São José da disputa da Divisão de Acesso, a Federação Paranaense de Futebol tende a anular o jogo Londrina 8 x 1 São José, pela 1.ª rodada do returno, para não prejudicar os demais participantes da disputa, que ficariam sem pontuar contra o time da região metropolitana de Curitiba. Caso a FPF não anule, pode causa enxurrada de recursos no TJD-PR.

• O técnico com melhor desempenho na Divisão de Acesso é Rodrigo Casca, do Grêmio Metropolitano. Desde que assumiu o clube de Maringá, há quatro rodadas, ele venceu todas as partidas. Neste domingo, o desafio será em Foz do Iguaçu. Casca adota uma tática interessante: duas linhas de quatro, sem laterais de ofício, mas com quatro zagueiros distribuídos na defesa.

• Integrantes da equipe técnica da Fifa (Federação Internacional de Futebol) iniciam segunda-feira um roteiro de viagens para inspecionar os estádios,centros de treinamentos e a infraestrutura dos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Maringá e Londrina. A comitiva vai avaliar quais cidades paranaenses têm condições de sediar os treinamentos das seleções participantes da Copa do Mundo de 2014. A primeira etapa da visita será em Cascavel, com a vistoria do estádio Olímpico regional, que ironicamente está interdita pela Federação Paranaense de Futebol para jogos da Divisão de Acesso.

• A pedido da revista Exame, o Ibope fez uma pesquisa para medir o entusiasmo dos brasileiros com a Copa do Mundo. Segundo o levantamento, 38% dos entrevistados classificaram como “morno” o ambiente do país para o evento. Outros 34% disseram que o clima é “gelado, frio ou muito frio”. Só 26% apontam que o clima está “quente, muito quente ou fervendo”. Dos entrevistados, mais de 70% disseram que o Brasil não está preparado para sediar a Copa.

Paraná Clube repete 2010
e torna-se líder da Série B


2 X 0
Da Equipe FutebolPR

No ano passado, nesta mesma época, o Paraná Clube assumia a liderança da Série B. No entanto, a paralisação do campeonato, por causa da Copa do Mundo, custou caro ao Tricolor. Na retomada da competição, em julho, o clube se viu sem recursos para bancar o 1.º lugar e despencou na classificação.

O cenário se repete agora. Nesta sexta-feira, o Paraná tornou-se líder temporário da Série B e pode fechar a rodada na 1.ª colocação, desde que Ponte Preta e Portuguesa esbarrem em Vitória e Goiás. Só que agora a situação é outra: não tem paralisação para a Copa e o Tricolor dá sinais de que aprendeu a lição.

Basta ver a adesão da torcida ao programa de sócio-torcedor. Estima-se que o Tricolor já esteja beirando os 7 mil. Pelas contas da diretoria, se atingir 10 mil torna o futebol autossustentável para a sequência da Série B, ou seja, terá recursos para pagar salários em dia e evitar o que aconteceu em 2010.

Se conseguir equilibrar o caixa, aliado ao time que montou, o Paraná tem grandes chances de retornar para a Série A em 2012, depois de quatro anos na segundona. Principalmente se mantiver a consistência tática e jogadores como qualidade, como Júnior Urso, Everton Garroni e Jefferson Maranhão, que nesta sexta-feira fizeram a diferença.

Com eles se destacando, o Tricolor venceu o Icasa por 2 x 0 e chegou aos 14 pontos. Sob o comando do técnico Roberto Fonseca, está invicto e soma 3 vitórias e um empate. Melhor: os erros de 2010 parecem ter ficado no passado.

24/junho/2011
Série B
7.ª rodada
PARANÁ CLUBE 2 X 0 ICASA
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Árbitro: Célio Amorim (SC); Assistentes: Marco Antônio Martins (SC) e Josué Gilberto Lamim (SC); Gols: Lima, 17, e Jefferson Maranhão, 44 do 1.º; Renda: R$ 172.610; Público: 8.260; Cartões amarelos: Eliélton, Cambará e Diego Palhinha
Paraná: Zé Carlos; Julio César, Amarildo, Luciano Castán e Lima; Júnior Urso, Everton Garroni, Cambará (Luiz Camargo) e Welington (Oliveira); Jefferson Maranhão (Diego) e Giancarlo
Técnico: Roberto Fonseca
Icasa: Marcelo Pitol; Dodó, Luís Henrique, Ramon e Janilson (Vanderson); Vinícius, Marino, Eliélton (Preto) e Diego Palhinha; Ribinha e Fábio Lopes (Marciano)
Técnico: Dado Cavalcanti