header-photo

Sim, Renato Gaúcho
pode dar certo



Da Equipe FutebolPR

O FutebolPR esteve na coletiva de imprensa para apresentar o técnico Renato Gaúcho no Atlético. O que se extraiu de tudo o que foi dito é que ele pode, sim, salvar o Furacão da zona de rebaixamento. Essa vai ser sua única meta: livrar o clube do descenso. O que vier, além disso, será plus.

Ouviu-se, na coletiva, o comentário de que, coincidentemente, ele assume o Atlético numa situação semelhante a que pegou o Grêmio em 2010. O time gaúcho estava na zona de rebaixamento, tinha um elenco considerado “fraco” pela imprensa e enfrentava uma disputa política forte, com o presidente levando bordoada da oposição a torto e a direita.

Por fim, o Grêmio roubou a vaga do Atlético na Libertadores 2011 e Renato Gaúcho foi convidado pelo grupo que assumiu o Grêmio neste ano a continuar no cargo. Pelo discurso desta quinta-feira, é possível que a história se repita – pelo menos dentro de campo. E pelo que o técnico colocou, sua aposta será na volta do efeito “Arena da Baixada”.

Significa que o segredo para o Atlético escapar da degola está em casa, em seu estádio e na sua torcida. Os rubro-negros terão que optar daqui por diante: ou apoiam o time incondicionalmente, independentemente das questões políticas, ou decidem largar os betes e embarcar no clima eleitoral, deixando o time à deriva.

Diante deste cenário, Renato Gaúcho terá a função e aglutinar. Primeiro, o elenco; depois, elenco e torcida; por fim, se as vitórias vierem, elenco, torcida e clube. Técnico que aposta no motivacional para exercer o cargo, ele deixou um discurso otimista na apresentação. Da teoria à prática, é esperar para ver. Mas passa a impressão que pela primeira vez em 2011 o Atlético tem um técnico. Por isso, pode dar certo.