header-photo

A verdade vem à tona

Nello Morlotti

O jornal Tribuna do Paraná, na edição desta sexta-feira, publica uma retratação do torcedor Sergio Bello, que reconheceu serem injustas as acusações feitas por ele ao empresário Luiz Alberto Martins de Oliveira Filho, o L. A. Bello admite também que as perseguições infundadas à parceria com o Paraná Clube só trouxeram prejuízos ao Tricolor.

Afinal, desfez-se um acordo que se mostrou vencedor e que, no passado recente do Paraná, foi o que trouxe os melhores resultados ao clube. Foi com a ajuda da L..A. Sports que o Tricolor obteve seu último título estadual, fez sua melhor campanha em Campeonato Brasileiro e chegou à Libertadores. Infelizmente, uma campanha covarde prejudicou a parceria.

No entanto, nada como o tempo para corrigir erros. Antes tarde do que nunca, a retração de Bello começa a resgatar a verdade. Outras ações também trarão à tona o quanto a L. A. Sports se doou ao Paraná Clube no período em que foi sua principal parceira. A prova disso são os resultados em campo, que não vieram de graça. O know how e o planejamento da L. A. foram decisivos. O Paraná perdeu isso. É o preço do radicalismo.

Terceirona definida



Da Equipe FutebolPR

A Terceirona do Campeonato Paranaense terá 11 participantes na edição deste ano. Estarão na disputa as seguintes equipes: Grêmio de Maringá, Andraus, Grecal, Agex/Iguaçu, Cambé, Colorado, Tigrão de Umuarama, Grêmio Metropolitano (Maringá), PSTC, Matsubara e Junior Team.

A competição, que começa dia 24 de agosto, terá a seguinte fórmula de disputa:
Grupo A
Grêmio de Maringá, Andraus, Grecal, Agex e Cambe
Grupo B
Colorado, Tigrão de Umuarama, Grêmio Metropolitano, PSTC, Matsubara e Junior Team

1.ª Fase
Dois grupos com cinco e seis equipes. Times jogam em turno e returno dentro da chave e classificam as duas melhores do grupo A e as três melhores do grupo B. Ainda se qualifica para a 2ª fase o clube que tiver o melhor índice técnico, considerando os dois grupos.

2.ª Fase
Nesta etapa, as seis equipes se enfrentam em turno e returno, classificando-se para a 3ª fase as duas melhores equipes.

3.ª Fase
As finalistas se enfrentam em jogos de ida e volta para conhecer quem será a campeã do campeonato.

Fahel e Cristian
querem meia Arena



Da Equipe FutebolPR

Os volantes Fahel e Cristian, que até 2008 defenderam o Atlético reivindicam indenizações trabalhistas que representam metade dos R$ 30 milhões que o clube precisa para finalizar a Arena da Baixada, de acordo com o projeto original do estádio.

Fahel contra R$ 9,75 milhões e Cristian pede R$ 4,3 milhões. Os jogadores hoje defendem Botafogo-RJ e Fenerbahçe-Turquia. Os processos tramitam na 21.ª e na 18.ª vara do Trabalho de Curitiba.

As ações são semelhantes e cobram, entre outras coisas, diferenças de férias, 13.° salário, Fundo de Garantia, direito de imagem, diferenças de 15% sobre direito de arena, multa rescisória e cláusula penal por rescisão antecipada do contrato de trabalho. Cristian também cobra percentual sobre a sua venda para a equipe turca.

É hoje



Incoerência

Da Equipe FutebolPR

Para a Divisão de Acesso, a comissão de vistoria da Federação Paranaense de Futebol liberou o estádio do Café para 4 apenas mil pessoas. No entanto, para o torneio que começa nesta sexta-feira, e que envolve Atlético, Iraty, Corinthians e São Caetano, foi autorizada a venda de 15 mil ingressos. O valor dos bilhetes varia entre R$ 60 para arquibancada e R$ 150 para cadeiras numeradas.

Mais um vídeo legal



Torcida pela Arena



Da Equipe FutebolPR

No fundo, a diretoria do Paraná Clube torce para que a Arena da Baixada seja viabilizada como o estádio de Curitiba para a Copa 2014. Motivo: o Atlético vai indicar a Vila Capanema para mandar seus jogos e, junto, virão recursos para modernizar o Durival Britto.

A primeira medida seria a colocação de cadeiras em todo o estádio, para poder acomodar os sócios atleticanos. Não se descarta também a construção de um novo setor ao lado dos camarotes, a fim de que o estádio consiga abrigar os 23 mil associados do Rubro-Negro.

Com as obras na Arena, a Vila seria dividida por quase dois anos por tricolores e atleticanos.

Prioridade é o time



Da Equipe FutebolPR

À revelia de políticos e atleticanos ressentidos com a possibilidade de a Copa 2014 não passar pela Arena da Baixada, a diretoria do Rubro-Negro já parece ter tomado a sua decisão: vai priorizar o time. Apresentou nesta quarta-feira quatro reforços (Paulinho, Olberdam, Iván González e Mithyuê) e prepara a contratação de Guerron - este sim um nome que vem para resolver o problema de gols do Furacão.

Na contramão do clube, um grupo de rubro-negros reuniu-se nesta quarta-feira para debater a Copa 2014. Houve muito blablablá, mas nenhuma proposta concreta. A aposta recai sobre a tentativa de conseguir o patrocínio da Copel, mas quem convive com o dia a dia da Assembleia Legislativa garante que não há clima na casa para votar um projeto tão polêmico quanto o que autorizaria a empresa a fazer naming rights no estádio.

Pior: a diretoria da Copel, da qual o governo estadual é o maior acionista - mas não o único -, não vê com bons olhos este tipo de publicidade. Avalia que seria um erro macular a empresa que é um “orgulho dos paranaenses” com as cores de um só clube do Estado – por maior que seja a relevância do Atlético.

Enfim, mais um plano para bancar a adequação da Arena ao caderno de encargos da Fifa parece estar indo por água abaixo. Resta saber se até 14 de julho surge uma solução.

Aposentadoria no auge

Da Equipe FutebolPR

O assistente Fifa Roberto Braatz, 43 anos, anuncia, após seu retorno da Copa do Mundo, que encerra a carreira no final deste ano. Braatz, que teria até os 45 anos para continuar atuando, avalia que deve dar uma de Pelé e parar no auge.

Depois das atuações seguras nos jogos Estados Unidos 1 x 1 Inglaterra e Eslovênia 0 x 1 Alemanha, Braatz, junto com a dupla gaúcha Carlos Eugênio Simon e Altemir Haussmann, pode atuar em mais jogo do mundial. Só espera-se que, por razões óbvias, o trio brasileiro não chegue à final.

Quarteto alviverde

Da Equipe FutebolPR

A partir de agosto, quando o meio-campista Sandro estreará no Coritiba, o técnico Ney Franco poderá apostar num quarteto para suprir a fuga de Ariel. Sandro, Rafinha, Marcos Aurélio e Betinho despontam como a solução para o Coxa não ficar órfão dos gols que o argentino – deve-se reconhecer – sabia fazer.

Agende-se



Da Equipe FutebolPR

Confira os jogos-treinos e amistosos que o trio de ferro fará durante a fase da Copa do Mundo.

23/6
Atlético x Caxias, 15h30
25/6
Atlético x São Caetano, 18h
26/6
Paraná Clube x Caxias-RS, 15h30
27/6
Atlético x (perdedor ou ganhador de Iraty X Corinthians) 14h ou 16h
Tigrão x Coritiba, 16h
28/6
Brasil de Pelotas x Paraná Clube, 20h
30/6
Coritiba x Grêmio, 19h30
3/7
Operário x Paraná Clube, 15h30
3/7
Avaí x Coritiba, 21h30
5/7
Vasco x Coritiba, 19h30
8/7
Atlético x Paraná Clube, 19h30
9/7
Paraná Clube x Coritiba, 15h30

Às vezes, é melhor ser surdo



Rodada decisiva



Da Equipe FutebolPR

A última rodada da Divisão de Acesso terá todos os jogos no sábado, às 15h15. Com Foz, Sport Campo Mourão e Roma Apucarana já classificados, sete equipes brigam pelas três vagas restantes.

Até o Pato Branco, que é o lanterna da 1.ª fase, tem chances, dependendo de uma milagrosa combinação de resultados. A situação mais cômoda é a do Londrina, que só precisa vencer o São José, no estádio do Café.

Dois jogos prometem tons de dramaticidade: Arapongas x FC Cascavel e Francisco Beltrão x Pato Branco – este podendo definir os rebaixados. Confira a rodada:

Sábado
15h15

Francisco Beltrão x Pato Branco
Local: Anilado, em Francisco Beltrão
Roma Apucarana x Foz do Iguaçu
Local: Bom Jesus da Lapa, em Apucarana
Londrina x São José
Local: Café, em Londrina
Arapongas x FC Cascavel
Local: Municipal, em Arapongas
SC Campo Mourão x Portuguesa Londrinense
Local: Roberto Brezinski, em Campo Mourão

Essa é muito boa



Arapongas garante
1.º lugar em público

Da Equipe FutebolPR

Ninguém tira mais do Arapongas o título de “melhor público” na 1.ª fase da Divisão de Acesso. O Foz do Iguaçu teve a chance no final de semana, mas levou apenas 786 pagantes no ABC. Com isso, ficou com média de 944 pagantes contra 1.344 do alviverde do Norte.

O Londrina, que tradicionalmente é o de maior torcida entre os clubes da Segundona, segue decepcionando: tem só 527 pagantes, em média. O lanterna nesta disputa é o São José, que jogando fora do Pinhão, só consegue levar 40 pessoas aos seus jogos.

Média de público da Divisão de Acesso
1.º) Arapongas... 1.344 (4 jogos)
2.º) Foz do Iguaçu... 944 (5)
3.º) Roma Apucarana... 805 (4)
4.º) Pato Branco... 660 (4)
5.º) Londrina... 527 (4)
6.º) Francisco Beltrão... 464 (3)
7.º) Sport Campo Mourão... 242 (3)
8.º) Portuguesa... 78 (5)
9.º) FC Cascavel... 73 (4)
10.º) São José... 40 (4)

Dunga e a imprensa

Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Até 1978, a transmissão da Copa do Mundo para o Brasil era coordenada pelo governo militar e realizada no sistema de pool, ou seja, todas as emissoras podiam transmitir. A partir de 1982, a TV Globo começou a tomar conta do negócio, a ponto de hoje ser a grande dona do evento para o Brasil.

Diante deste cenário, a emissora se acha também proprietária da Seleção. Só que nesta Copa encontrou Dunga pelo meio do caminho. O técnico, usando um direito seu, blindou o time. Impediu entrevistas exclusivas, entradas exclusivas na concentração do Brasil ou o repasse de informações exclusivas.

Resultado: a Globo virou só mais uma na cobertura da Seleção na Copa 2010. Por isso, está “fula” da vida com Dunga. Domingo, foi a gota d´água. A emissora esperava que jogadores integrassem a entrevista coletiva após o 3 x 1 contra a Costa do Marfim, mas Dunga vetou.

Quando Dunga começou a coletiva, Alex Escobar – o jornalista da Globo, com quem o técnico se indispôs – falava no nextel, com a produção da emissora, algo mais ou menos como “o cara não vai liberar ninguém” e gesticulava a cabeça negativamente. Foi aí que Dunga o interpelou e passou a entrevista inteira provocando o carequinha.

Pior: a Globo parece ter perdido a primeira batalha. Motivo: choveram emails na emissora defendendo a postura de Dunga. Mas é bom o técnico trazer o hexa. Caso contrário, terá ganhado um inimigo para a vida toda.

Ingressos à venda

Da Equipe FutebolPR

Começou nesta terça-feira, em Londrina, a venda de ingressos para o Torneio Cidade de Londrina, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de junho. A grande novidade é a presença do Corinthians na cidade para a disputa do amistoso no Estádio do Café. O valor dos ingressos varia entre R$ 60 para arquibancada e R$ 150 para cadeiras numeradas.

Também será feita a venda de pacotes promocionais no valor de R$ 100,00 e R$ 250,00 para arquibancada e numeradas, respectivamente. O pacote dá o direito de assistir aos quatro jogos entre Corinthians e São Caetano e Atlético contra o Irati, no dia 25, e a final entre os vencedores e disputa pelo terceiro lugar, no dia 27.
A venda dos pacotes será feita apenas até quinta-feira.

Racha no Atlético

Da Equipe FutebolPR

Depois das declarações do presidente Marcos Malucelli, na sexta-feira da semana passada, de que a Copa na Arena não é bom negócio para o Atlético, o clube passou o sábado e o domingo sendo pressionado pelos gestores públicos a não desistir do mundial. Houve até ameaça, no sentindo de que o Rubro-Negro assinou documentos se comprometendo a adequar o estádio e que o não cumprimento poderia resultar em implicação judicial da diretoria.

Diante do quadro, Gláucio Geara, presidente do conselho deliberativo, assumiu a frente das negociações e autorizou consultas ao BNDES. A medida, porém, teria desagradado Enio Fornea Júnior, que é quem está à frente do projeto Arena da Baixada. Fornea segue sustentando, junto com Malucelli, que o Atlético quebra se tiver que ficar dois anos longe de seu estádio – com o que, diga-se, até o anônimo Guerrilheiro concorda. Diante do quadro, vê-se um racha no Rubro-negro.

Até o guerrilheiro se rendeu

Da Equipe FutebolPR

Até o Guerrilheiro da Baixada, um dos maiores defensores da Copa 2014 na Arena da Baixada, já começa a dar o braço a torcer e a entender que o projeto pode inviabilizar o clube. Confira no que foi postado dia 19 de junho no Blog da Baixada.

O intrépido rubro-negro admite que será um ônus grande ao clube ficar dois anos sem atuar em seu estádio – até por que, não há outro estádio na cidade onde o Atlético possa mandar seus jogos nesse período. Confira no link: O outro lado da moeda

Planos A, B e C

Do Copa2014

Já se passaram cinco dias do novo prazo concedido pelo Comitê Local da Copa de 2014 (COL/Fifa) para que o Paraná apresente uma solução viável de arena para sediar os jogos da Copa de 2014. De olho no dia 14 de julho, dead-line para a nova proposta, as autoridades paranaenses trabalham com três possíbilidades, explicou Wilson Portes, secretário estadual do Comitê Executivo da Copa.

O plano A depende da diretoria do Clube Atlético Paranaense. A novidade é a mobilização de um grupo de associados do Atlético para que o clube volte a discutir alternativas de viabilização da Arena da Baixada. "Vamos iniciar uma série de reuniões com esse grupo, a prefeitura de Curitiba, o governo estado e a Federação Paranaense de Futebol para encontrar uma solução de consenso", explicou Portes.

Uma das iniciativas envolve um abaixo-assinado para apoiar o projeto de lei do deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná e que permitiria à estatal Copel assinar um contrato de direito sobre o nome (naming rights) para patrocinar R$ 40 milhões da reforma da Arena. A proposta, porém, é ignorada pelo gestor municipal da Copa: "Eu desconheço o projeto de naming rights envolvendo a Copel", disse Luiz de Carvalho.

Outra alternativa, defendida pelo governo municipal, envolve a mudança da lei de Potencial Construtivo. O Atlético recusou a proposta, mas a prefeitura tentará convencer o clube que esta é a melhor opção para reformar a Arena. A adequação do estádio atleticano para a Copa está orçada em R$ 100 milhões. O clube afirma que só pode bancar 30% desse valor sem comprometer suas finanças.

Um plano B, citado por Wilson Portes, envolve a área do estádio do Paraná Clube, tomada pelo governo federal como pagamento de dívidas. "A área pertence à União e estamos trabalhando para que o terreno seja cedido por 30 ou 40 anos ao estado e ali se construa uma nova arena, com financiamento do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Não existe um projeto executivo, apenas estudos preliminares e alguns esboços, mas temos que discutir a viabilidade do prazo com os engenheiros. Temos três anos inteiros e eu acredito que esse tempo é suficiente", disse Portes.

O secretário citou ainda um possível plano C, na área do estádio do Pinheirão, que pertence ao governo do estado e que já tem alguns equipamentos esportivos. "Ali podemos fazer uma arena multiuso, ao lado do ginásio de esportes Almir Almeida", explicou Wilson Portes. Em sua visão todas as ações podem ser justificadas pelos ganhos econômicos e sociais que a cidade de Curitiba e o Paraná teriam com a Copa de 2014.