header-photo

Classificação da Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Cabra marcado para morrer



Da Equipe FutebolPR

O Atlético parece ser cabra marcado para morrer. O time tem recebido cartões amarelos em excesso, os árbitros não tutubeiam em expulsar e sempre que há um lance polêmico que poderia beneficiar o Rubro-negro a decisão é pró-rival. Neste sábado, diante do Vasco (3 x 1) o árbitro pernambucano Nielson Nogueira Dias seguiu a cartilha. Na quarta-feira, contra o Cruzeiro (2 x 0), o paulista Wilson Luiz Seneme também.

Para ajudar, o Atlético tem sido uma equipe desorganizada. O técnico Paulo César Carpegiani, diante da limitação de seu elenco, deveria ir de feijão com arroz, mas não: quer se mostrar um treinador diferenciado, atualizado e antenado com as táticas modernas, e usa o Rubro-negro de cobaia. O que menos o time precisa agora é de experiências.

O esquema é um só: 3-5-2, sem improviso nas posições. Lateral é lateral, zagueiro é zagueiro, meia é meia e atacante é atacante. Se o técnico não revisar seus conceitos logo, de duas uma: ou verá a equipe chafurdar na ZR ou perde o cargo antes de completar três meses de experiência. Afinal, se o Atlético for mesmo cabra marcado para morrer, tudo o que ele não precisa é de uma crise interna para ajudá-lo a puxar ainda mais para baixo.

Operário perde; Iraty estreia






Da Equipe FutebolPR

Na estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, em Porto Alegre, O Operário perdeu por 1 x 0 para o São José. O gol do time gaúcho, no estádio Passo d'Areia, foi marcado por Rafael oliveira, aos 16min do 1.º tempo. No próximo domingo, o Fantasma recebe o Joinville, no Germano Kruger, às 15h30, pelo grupo 9.

Já pelo grupo 10, o Iraty estreia neste domingo, recebendo o Pelotas-RS, no Emílio Gomes. Terceiro colocado do Campeonato Paranaense, o Azulão volta a disputar uma competição nacional depois de 10 anos. Além das duas equipes, ainda compõem a chave Metropolitano-SC e Marcílio Dias-SC. Neste sábado, o Metropolitano venceu o outro time catarinense por 2 x 0.

O Iraty jogará desfalcado. Além de não poder contar com o atacante Ceará, o técnico Gilberto Pereira ainda terá os desfalques do goleiro Walter, do zagueiro Renê e do volante Bruno – todos lesionados.

Quentinhas do trio



Da Equipe FutebolPR

  • Paraná Clube liberou o meio-campista Márcio Diogo para atuar no futebol sul-coreano.


  • Está tensa a relação entre o volante Claiton e o técnico Paulo César Carpegiani. O jogador deu declarações de que precisa jogar, mas o treinador disse que Claiton vai ter de esperar, e muito.


  • O Coxa recorre ao STJD para amenizar a pena de 10 jogos, mas nos corredores do clube é sabido que a medida é apenas pró-forma. O Coritiba terá de cumprir o que o tribunal decidiu, e ponto final.


Exclusivo: balanço
da Divisão de Acesso



Da Equipe FutebolPR

Jogos: 51
Gols marcados: 137
Média de gols: 2,68
Empates: 14
Vitórias de times locais: 22
Vitória de times visitantes: 15
Total arrecadado: R$ 266.293,00
Média de arrecadação: R$ 5.221,43
Total de público: 27.731
Média de público: 543

Média de público dos clubes (mandantes)
1.º) Arapongas... 1.250 (6 jogos)
2.º) Roma Apucarana... 967 (6)
3.º) Foz do Iguaçu... 959 (6)
4.º) Londrina... 665 (5)
5.º) Pato Branco... 660 (4)
6.º) Francisco Beltrão... 544 (4)
7.º) Sport Campo Mourão... 224 (5)
8.º) Portuguesa... 129 (6)
9.º) FC Cascavel... 73 (4)
10.º) São José... 32 (5)

Time que mais vezes liderou: Foz, 5 rodadas
Time que mais vezes ficou na ZR: Francisco Beltrão, 6 rodadas
Melhor ataque: Foz do Iguaçu, 18 gols
Pior ataque: São José, 8 gols
Melhor defesa: Roma Apucarana, 7 gols
Pior defesa: Pato Branco e Francisco Beltrão, 18 gols
Maior goleada: Arapongas 4 x 0 Pato Branco e FC Cascavel 0 x 4 Londrina
Placar mais repetido: 2 x 1 (9 vezes)
Time que mais venceu: Roma Apucarana, 7 vezes
Time que mais perdeu: Francisco Beltrão e FC Cascavel, 5 vezes
Time que mais empatou: Londrina, 4 vezes
Time com maior série invicta: Foz, 9 jogos

Artilheiros
11 gols

Fábio (Roma)
8 gols
Baby (F. Beltrão)
6 gols
Baiano (Arap)
Gilmar (Foz)
4 gols
Massai (S. José)
Roger (Pato)
Delmer (Sport)
3 gols
Rhainer (FC Casc)
Piki e Douglas (Foz)
Bruninho e Juninho (LEC)
Kanela (Pato)
Tony (Port)
2 gols
Diogo, João Renato e Erminio (Arap)
Edvan, Izac e Saldanha (FC Casc)
Edson e Brito (F. Beltrão)
Luís André (Foz)
Fabinho e Marcelo (LEC)
Dione (Port)
Danilo e Paulo (Roma)
Frank (S. José)
Gilian e Neno (Sport)
1 gol
Alex Noronha, Geandro, João Paulo e Val Ceará (Arap)
Caio, Carlinhos, Rudi e Wellington (Sport)
Carlos Diogo e Luís Roberto (FC Casc)
Ícaro, Edson, Paulo Roberto e Marquinhos (Foz)
Bruno Guerreiro, Adriano, Edson, Eco, Jonatas e Leonardo (F. Beltrão)
Murilo, Sullivam, Gabriel, Robson, Tiago e Pomarola (LEC)
Chulapa, Cleberson e Marquinhos (Pato)
Mener, Igor, João Marcos, Léo, Amaral e Pires (Port)
Danielzinho, Alex Noronha e Warley (Roma)
Amilton e Cigarra (S. José)
Germane (Sport)

Quem mais apitou
6 jogos

Paulo Roberto Alves Jr
5 jogos
Paulo do Amaral e Eduardo Alexandre da Motta Aust
4 jogos
Carlos Henrique Basso, Robson Toloczko Coutinho, Almir Rogério Ruiz Garcia, Dinaldo Pinto da Silveira, Fábio Marcos Zoccante, Luiz Alberto Alves de Abreu e Luiz Carlos de Almeida Lemos
3 jogos
Rogério Menon da Silva e Luiz Carlos de Almeida Lemos
2 jogos
Carlos Henrique Basso, Eli Marini, Cristiano Antônio Teixeira e Leonardo Sigari Zanon
1 jogo
Helanderson Carneiro Roseira e Nelson de Souza Jr.

Futebol paranaense
na pauta do STJD



Da Equipe FutebolPR

O tribunal pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tomou nesta quinta-feira duas decisões que atingiram o futebol paranaense. Primeiro, negou o pedido de impugnação do jogo Toledo 1 x 1 Engenheiro Beltrão, válido pelo Campeonato Paranaense, no qual o Porco pretendia ganhar mais 2 pontos e livrar-se do rebaixamento.

O clube alegava que o Engenheiro atuou irregularmente, por não recolher taxas de arbitragem, mas para o STJD o jogo foi considerado normal e o Rio Branco, que corria o risco de perder a vaga, está confirmadíssimo na Primeira Divisão de 2011.

Outro julgamento manteve a pena de 4 jogos para o zagueiro Manoel, do Atlético, por conta daquela partida contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, onde ele e o zagueiro Danilo se engalfinharam e o jogador do clube paulista cometeu atos de racismo contra o atleticano. Assim como Manoel, Danilo também teve a pena de 11 partidas mantida. Os dois já cumpriram dois jogos. Manoel tem mais dois e Danilo mais nove.

Mais uma reunião
que não deu em nada



Da AEN

O governador Orlando Pessuti reuniu-se nesta quinta-feira, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e com lideranças do Clube Atlético Paranaense. Durante o encontro, foram discutidas possíveis soluções para as obras que precisam ser realizadas no estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada).

Também participaram do evento o secretário especial para Assuntos da Copa 2014, Algaci Túlio, o secretário especial do governo Wilson Portes e o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus.

Antônio Lopes tinha razão

Da Equipe FutebolPR

No começo do ano, avaliando o elenco que tinha em mãos, o experiente técnico Antônio Lopes detectou a fragilidade defensiva do Atlético. Por isso, jamais correu o risco de expor a equipe ou mandá-la atacar, mesmo que o adversário fosse um dos frágeis times do interior paranaense. Isso lhe custou o emprego.

Daí, veio Leandro Niehues, que decidiu atacar. Deus com os burros n’água. Agora está Paulo César Carpegiani, que segue com a tese de que é preciso atacar. Por enquanto, o único ataque que tem funcionado é o de nervos na torcida rubro-negra.

A situação atual do Atlético revela que Antônio Lopes tinha razão. Aliás, o técnico usou sua mesma tese defensiva para levar o Avaí a vencer o São Paulo por 2 x 1, nesta quarta-feira, em pleno Morumbi. Às vezes, a voz da experiência tem sempre razão.

Único 100%



Da Equipe FutebolPR

Com a suspensão do meio-campista Dudu para a partida contra o América-RN, nesta sexta-feira, o goleiro Edson Bastos passa a ser o único que atuou em todos os jogos do Coxa pela Série B, até aqui. A lista dos que mais atuaram, considerando que Bastos será titular no Rio Grande do Norte, é a seguinte:

Edson Bastos (9 jogos)
Dudu (8 jogos)
Leandro Donizete, Marcos Paulo, Demerson, Ângelo e Lucas Mendes (7 jogos)
Rafinha e Jeci (6 jogos)
Enrico (5 jogos)

Último pedido



Da Equipe FutebolPR

O ex-presidente do Coritiba, Aryon Cornelsen fez um pedido em vida: que fosse cremado e que suas cinzas fossem espalhadas no gramado do estádio Couto Pereira.

A frase do dia



Da Equipe FutebolPR

“Não foi para isso que lutamos para impedir a privatização da Copel.”
Do presidente da Companhia Paranaense de Energia Elétrica, Ronald Ravedutti, posicionando-se contra o uso de recursos da empresa nas obras da Arena da Baixada e dizendo que Aneel proíbe, através do contrato de concessão, que a Copel faça naming rights.

É sábado

Da Equipe FutebolPR

A estreia do futebol paranaense na Série D do Campeonato Brasileiro acontece sábado, às 15h30, no estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre. O Operário enfrenta o São José é o time já está pronto.

O técnico Caçapa manda a campo Osmar; Cassiano, Rodrigo De Lazzari, Leonardo e Gílson; Diego Zanutto, Rilber, Cambará e Danielzinho; Eduardo Rato e Edenílson.

No domingo, às 15h, quem estreia na competição é o Iraty, que recebe o Pelotas-RS no estádio Emilio Gomes, em Irati.

Cinismo foi pouco

Nello Morlotti

Estive nesta quarta-feira cedo na audiência pública ocorrida na Assembleia Legislativa, e que debateu a canalização de recursos dos paranaenses para uma obra privada, denominado-a Arena Copel, sob o pretexto de que Curitiba não pode perder um evento como a Copa do Mundo de 2014.

O que se viu foi cinismo puro. Primeiro, pela presença de Mário Celso Petraglia na mesa diretora da audiência, ungido por parlamentares como a sumidade da Copa 2014, quando, na verdade, ele é, sim, o grande obstáculo para que Curitiba defina-se sobre o evento. Se hoje há todo esse impasse, se deve a Petraglia.

Outro absurdo foi ouvir os deputados Stephanes Júnior e Ademir Bier defenderem uma reforma na legislação sobre a distribuição de lucro da Copel, a fim de que os acionistas possam concordar com a injeção de dinheiro da companhia no estádio atleticano. Mal sabem eles que especular com os papéis da empresa é crime.

Por fim, o clima de circo armado na Assembleia não apontou para nenhuma solução concreta. Serviu mais para os parlamentares ganharem mídia gratuita do que para trazer luz ao problema. Mas não se iluda internauta do FutebolPR: eles vão tentar uma manobra na CCJ da casa, possivelmente na calada da noite, para injetar dinheiro público em obra privada.

Louve-se que hoje os dois principais nomes do Atlético, o presidente Marcos Malucelli e o vice Enio Fornea Júnior, não estiveram no festival de papagaiadas. Sinal de bom senso. Aliás, foi o que faltou aos parlamentares, com raras exceções, como Antônio Anibelli, que associou o nome arena ao símbolo da ditadura militar – a ARENA (Aliança Renovadora Nacional). “Não quero nem saber desta maldita Arena, ainda mais associada ao nome da Copel”, ironizou. Nem ele nem boa parte dos paranaenses.

Luto no Coxa



Da Equipe FutebolPR

Morreu nesta quarta-feira, o ex-presidente do Coritiba Aryon Cornelsen, 89 anos. O Coritiba decretou luto de três dias.

• Aryon Cornelsen nasceu em 3 de maio de 1921. Iniciou sua vida no Coritiba como atleta das categorias de base, ainda no infantil, em 1932. Estreou na equipe principal em 1940 e na semana seguinte participou do jogo de inauguração do Estádio Pacaembu.

• Saiu do Coritiba por duas temporadas e voltou em 1943. No ano de 1944 se formou em direito e deixou o futebol. Mas o amor pelo esporte o fez retornar em 1949, para a disputa do estadual. Após sofrer uma lesão grave, aos 28 anos, encerrou a carreira.

• Como dirigente do clube, Cornelsen se elegeu presidente em 1956 e criou a promoção Bolo Esportivo, uma espécie de loteria. Com o dinheiro arrecadado construiu um novo Belfort Duarte - o gigante de concreto armado.

• Com ele na presidência, o Coritiba foi campeão estadual de 1956, 1957, 1959, 1960 e 1962. Aryon foi presidente até 1963 e nas décadas de 60 e 70 continuou ajudando o Coritiba a levantar dinheiro para finalizar a construção do estádio.

• Nos anos 1970, Aryon Cornelsen foi protagonista de uma transação imobiliária polêmica que resultou na aquisição do PAVOC pelo Atlético. A princípio, a área de 400mil metros quadrados deveria abrigar o primeiro centro de treinamentos do Brasil e favoreceria o Coritiba. No entanto, brigas internas no Coxa levaram Aryon a negociar a estrutura com o Rubro-negro. Nos anos 1990, o PAVOC foi desapropriado e o dinheiro o Atlético usou para comprar a área que hoje abriga o CT do Caju.

• Em março deste ano, Cornelsen lançou sua biografia, escrita pelo jornalista Vinícius Coelho e intitulada Aryon Cornelsen: um empreendedor de vitórias.

Bancada atleticana
se supera na Câmara



Da Equipe FutebolPR

A bancada atleticana na Câmara Municipal de Curitiba se supera a cada dia. A nova é o projeto de lei do vereador Julião Sobota, presidente da Os Fanáticos, e que propõe bandeiras de Brasil nas fachadas de todos os estabelecimentos comerciais da capital. Pelo jeito, a Copa do Mundo 2014 ainda vai reservar grandes surpresas aos cidadãos curitibanos. Lembrando que patriotismo não se obriga, se pratica.

Egito vira intruso
no ranking da Fifa

Da Equipe FutebolPR

Cinco europeus e quatro sul-americanos dividem as dez primeiras colocações do ranking da Fifa, divulgado nesta quarta-feira, e que já contabiliza os resultados da Copa do Mundo de 2010. O intruso na lista é o Egito, que aparece em 9.º lugar. A campeã Espanha lidera e o Brasil caiu para 3.º lugar. No top 10, o maior salto foi do Uruguai, que saiu da 16.ª para a 6.ª colocação. Confira a lista de julho:
1º) Espanha - 1.883 pontos
2º) Holanda - 1.659
3º) Brasil - 1.536
4º) Alemanha - 1.464
5º) Argentina - 1.289
6º) Uruguai - 1.152
7º) Inglaterra - 1.125
8º) Portugal - 1.062
9º) Egito - 1.053
10º) Chile - 988

Maratona da Série B

Da Equipe FutebolPR

Após o jogo contra o Bragantino, o elenco do Coritiba dormiu no hotel Bourbon de Joinville. Nesta quarta cedo volta para Curitiba e deve chegar por volta do meio-dia. Os jogadores serão dispensados por três horas, para visitar suas famílias, e às 15h devem se reapresentar no CT da Graciosa. Em seguida, embarcam para Brasília, onde farão conexão para Natal. A previsão é que cheguem à capital do Rio Grande do Norte à meia-noite, onde na sexta-feira enfrentam o América-RN. É a maratona da Série B.

Sem papas na língua



Da Equipe FutebolPR

O goleiro Juninho foi duro com seus companheiros de Paraná Clube, após a derrota por 3 x 0 para o Icasa, nesta terça-feira, em Juazeiro do Norte. Acusou, sem citar nomes, que está faltando comprometimento e deixou escapar, nas entrelinhas, que teve gente fazendo corpo mole por causa de salários atrasados. Ou a diretoria estanca logo essa hemorragia ou ela fará sangrar ainda mais o clube.

Campanha no rádio

Da Equipe FutebolPR

O candidato ao conselho deliberativo do Coritiba, Paulo Tomaz de Aquino, aproveitou o jogo Coritiba 0 x 0 Bragantino, em Joinville, para visitar a cabine da rádio CBN Curitiba. Filho de um dos diretores da emissora, ele se aproveitou dos microfones para fazer campanha. O conselho do Coxa receberá 14 novas indicações na próxima semana.

Goleiro Bruno nunca
enganou Ney Franco

Da Equipe FutebolPR

Poucos sabem, mas o goleiro Bruno, suspeito de ter sido o mandante do suposto assassinato de sua ex-amante, Eliza Samudio, cruzou o caminho do técnico do Coritiba, Ney Franco, por duas vezes.

No começo da carreira, quando ainda era juvenil, Bruno foi mandado embora do Cruzeiro pelo treinador por causa de indisciplina. Em seguida, transferiu-se para o Atlético-MG, onde se profissionalizou.

Em 2006, comprado pela MSI, Bruno foi para o Corinthians, mas não vingou. A parceira, que também tinha um pé no Flamengo, o transferiu para a Gávea. No rubro-negro carioca, Bruno e Ney Franco voltaram a se encontrar.

O goleiro teve vários casos de indisciplina durante a gestão do treinador, que saiu do Flamengo em 2007. Dá para dizer que Bruno nunca enganou Ney Franco e nem o técnico Emerson Leão, que não o quis no Corinthians.