header-photo

Agora é oficial



Da Equipe FutebolPR

O atacante Alex Mineiro será oficialmente apresentado nesta terça-feira como o novo reforço do Atlético para o Campeonato Brasileiro. O jogador concederá entrevista coletiva às 17h30, na sala de imprensa da Arena da Baixada.

Inferno astral



Da Equipe FutebolPR

Depois de perder o cargo de presidente da Paraná Esportes, Ricardo Gomyde vê seu prestígio em declínio no G8 do Coritiba. Ele foi exonerado pelo governador Roberto Requião por sua aproximação com o prefeito da capital, Beto Richa. Na diretoria do Coxa imaginava-se que esse contato ajudaria o clube a viabilizar o projeto do novo Couto Pereira, o que não ocorreu. Gomyde tem sido cobrado em reuniões. Porém, sem ajuda política consistente, seu poder se esvai.

Torcida operariana
unificada para decisão



Thiago Moro, especial
para o FutebolPR


O Operário Ferroviário está a um ponto de voltar à elite do futebol paranaense depois de mais de 15 anos. Para as duas torcidas organizadas do clube - Trem Fantasma e Fúria Jovem -, o momento é de unificação.

No jogo de domingo (19/7), contra o Arapongas, as duas torcidas levaram até o norte do Paraná aproximadamente 350 torcedores. Eles se uniram em um só grito após o gol marcado por Baiano, aos 22min da 2.ª etapa.

A ideia das organizadas é formar apenas uma torcida para a partida do próximo domingo (26/7) - considerado especial pela crônica esportiva, dirigentes esportivos, torcedores e toda a comunidade dos Campos Gerais. A Trem Fantasma se posiciona sempre na curva sul do estádio Germano Krüger e a Fúria Jovem no retão. Para o jogo contra a Portuguesa Londrinense, um novo local deverá ser escolhido para agrupar as duas agremiações. Elas prometem gritar os 90 minutos pelo Operário.

Bomba de efeito retardado




Da Equipe FutebolPR

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo Schmidt, em entrevista ao Transamérica Esportes, na noite desta segunda-feira, confirmou que vai oferecer denúncia contra a dupla Atletiba pelos incidentes ocorridos domingo na Arena da Baixada. Durante o clássico, rubro-negros e coxas-brancas arremessaram bombas uns nos outros.

Segundo Schmidt, os dois clubes deverão ser enquadrados no artigo 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). “Já mandei requisitar as imagens para fazer a denúncia ao tribunal”, disse.

No caso do Furacão, trata-se de uma reincidência. Neste ano, o clube já foi punido por causa de tumultos durante o duelo contra o Corinthians, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. Foi julgado e condenado com a perda de um mando de campo a ser cumprido no torneio de 2010 – o clube recorre para anular a sentença.

Schmidt disse, por ser o Atlético mandante do clássico de domingo, sua situação é mais delicada. “Cabe ao dono do estádio promover a segurança da partida”, alertou. O Coritiba, no entanto, também não está livre de perder mando de campo pelos incidentes.

Incrível

Versão da Polícia Militar para as bombas terem entrado no estádio: as organizadas usam as mulheres como “mulas”. Elas escondem os artefatos nas peças íntimas (calcinhas e sutiãs) onde os policiais não têm autorização de revistar. A que ponto chegamos: mulheres-bomba no futebol.

O poder da vitória fora



Da Equipe FutebolPR

A dupla Atletiba tem de começar a se espelhar no Avaí. O clube catarinense parecia estar condenado à ZR. Porém, bastou obter duas importantes vitórias fora (2 x 0 no Goiás e 3 x 1 no Sport Recife) para ganhar um super-fôlego e galgar a zona intermediária. No Brasileiro de pontos corridos, visitantes que vencem fazem toda a diferença.

O Atlético só ganhou uma fora, até agora: 1 x 0 no Sport. Idem para o Coritiba: 1 x 0 no Náutico.

Felizes da vida



Da Equipe FutebolPR

Recém-nascida, a parceria entre Corinthians Paulista e o J. Malucelli, que resultou na transformação do Jotinha em Corinthians Paranaense, já enche de alegria os sócios. E essa felicidade tem nome: o volante Jucilei. O jogador vai crescendo no conceito do técnico Mano Menezes e já começa a virar titular no Timão.

Com 21 anos, se mantiver as boas atuações, Jucilei vai render um dinheirão para a matriz e a filial. O plano inicial, apesar da janela de agosto, é que Jucilei se mantenha no Corinthians para a temporada 2010. Caso realize uma Libertadores de encher os olhos poderá encontrar no mercado europeu cifras semelhantes às que o Cruzeiro faturou com Ramirez, vendendo-o para o Benfica (Portugal) por 7,5 milhões de euros (perto de R$ 22 milhões).

É bom lembrar que a parceria entre os Corinthians determina que a matriz tem prioridade sobre as revelações da filial e fica com 70% do valor de vendas futuras dos jogadores. Supondo que Jucilei pode valer, daqui a um ano, o mesmo que Ramirez, o Corinthians Paranaense já tem na contabilidade da parceria algo como R$ 6,5 milhões, por baixo.

Negócios em família?



Da Equipe FutebolPR

Se o Atlético oficializar as contratações do atacante Edgard e do zagueiro David, ambos no futebol grego, o presidente Marcos Malucelli cairá em contradição. Disse que, em sua gestão, jamais faria negócios ligados ao irmão Sérgio Malucelli, conhecido empresário de futebol e presidente do Iraty. No entanto, os dois jogadores citados são vinculados a Sérgio Malucelli, que é parceiro de Marcel Figer, que agencia Ocimar Bolicenho e o técnico Waldemar Lemos, e que são também ligados a Vanderlei Luxemburgo. Enfim, tá tudo em família.