header-photo

Projeto para “fichar”
torcidas organizadas



Da Equipe FutebolPR

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta terça-feira o projeto que obriga a identificação de torcedores em todos os jogos da capital. A iniciativa é dos vereadores Tico Kuzma (PSB), Roberto Aciolli (PV) e Juliano Borghetti (PP). Haverá votação em 2.º turno nesta quarta-feira e, caso seja ratificado, entrará em vigor em 90 dias após a sanção do prefeito Beto Richa.

O projeto define que a identificação dos torcedores deverá ser realizada no ato da compra dos ingressos e será obrigatória nos estádios com capacidade acima de 15 mil lugares. Quem comprar ingresso deve apresentar documento de identidade e comprovar o endereço. Os estádios também deverão contar com meio de monitoramento por imagem das catracas e instalar equipamentos de gravação fotográfica do rosto, para identificar os torcedores e relacioná-los com o ingresso adquirido.

Este equipamento será dotado de mecanismo que grava imagem do torcedor, vinculando ao cadastro referente ao ingresso utilizado, ainda constando dia, hora e local de acesso ao estádio. Estas informações deverão ser preservadas pelo prazo de 30 dias, para instruírem eventual inquérito policial, administrativo ou ação judicial.

Timaço em SC



Da Equipe FutebolPR

O Avaí acertou nesta terça-feira a contratação do volante Fredson, revelado pelo Paraná Clube, e que atuou também no Espanyol e no São Paulo. Além dele, outros conhecidos da torcida tricolor seguem no clube. São os casos de Marquinhos e Eltinho. O clube também está promovendo o retorno de Vandinho, que estava no Sport, e tem a possibilidade de ter Válber, ex-Atlético.

Além disso, estão confirmados os reforços de Zé Carlos, Davi e Gabriel – destaques do Paraná Clube na Série B 2009. “Estamos com o grupo quase fechado e o objetivo é dar um elenco forte ao Péricles Chamusca, pois no ano que vem teremos quatro competições para disputar e queremos fazer um papel melhor do que o que fizemos este ano”, explicou o empresário Luiz Alberto Martins de Oliveira Filho, o L.A, parceiro do Leão da Ilha. Em 2010, o Avaí disputará o Catarinense, a Copa do Brasil, o Brasileiro e vai debutar na Sul-americana.

STJD impõe pena
máxima ao Coxa



Da Equipe FutebolPR

Por unanimidade, a 2.ª comissão disciplinar do STJD aplicou ao Coritiba – pelos distúrbios ocorridos na partida contra o Fluminense, dia 6 de dezembro – quase a íntegra da punição pedida na denúncia oferecida pelo procurador-geral do tribunal, Paulo Schmitt. O clube só escapou do artigo 233 do CBJD (deixar de cumprir obrigação legal por fato ligado ao desporto, observada a competência da Justiça Desportiva prevista em lei), que fala apenas em multa de até R$ 10 mil.

O artigo era o mais ameno entre os que o Coxa foi denunciado. O clube não escapou do 211 (deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização) e do 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto). Isso totalizou na pena de 30 perdas de mando de campo e ainda multa de R$ 610 mil.

O Coritiba já anunciou que vai recorrer ao pleno do STJD, em julgamento que deve ocorrer em fevereiro. Mas até lá já está impedido de atuar em seu estádio, haja vista que o Couto Pereira está interditado preventivamente. Para liberá-lo, o clube terá de cumprir todas as exigências que estarão em um relatório a ser entregue pela CBF ao clube. Significa que dificilmente mandará jogos em casa no Campeonato Paranaense.

Já a pena imposta na noite desta terça-feira vale para competições nacionais (Copa do Brasil e Série B 2010). Caso o Coritiba não consiga reduzi-la, terá de cumprir parte da punição também em 2011.

Divisão de Acesso 2010



Da Equipe FutebolPR

O pré-arbitral da Divisão de Acesso de 2010 definiu as datas da disputa. O torneio começará dia 2 de maio e a 1.ª fase irá até 13 de junho, com jogos nas quartas e domingos. Haverá um recesso por causa da Copa do Mundo e a competição será retomada em julho.

Na 2.ª fase, ficarão apenas seis equipes, que disputarão o título no sistema todos contra todos, em turno e returno. Os quatro piores times da 1.ª fase serão rebaixados. Em fevereiro acontece o arbitral para oficializar a fórmula de disputa.

A Divisão de Acesso de 2010 será disputada por 12 equipes: Pato Branco, Londrina, Portuguesa Londrinense, Arapongas, Roma, Campo Mourão, Cascavel FC, Umuarama, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Iguaçu e São José dos Pinhais.

Fúria se desmobiliza



Da Equipe FutebolPR

Alvo de investigação policial, a torcida organizada do Paraná Clube, a Fúria Independente, anunciou no fim da noite de segunda-feira, através de seu site, que está fechando as portas. Em nota não assinada, a facção comunica a desmobilização e que não participará do movimento Avalanche Tricolor - marcado para o dia 19 de dezembro. Além disso, pede que seus integrantes evitem se expor. É aquela velha história: quem tem, tem medo.

Frase do dia



"Ninguém fala, mas a torcida do Paraná Clube escoltou a torcida do Fluminense naquele jogo. E deu muito trabalho para a polícia. Va­­mos para cima da Fúria também."

Do secretário estadual de segurança pública, Luiz Fernando Delazari, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.

Brasileiro Sub-20



Da Equipe FutebolPR

O time Sub-20 do Coritiba, que no ano do centenário obteve o principal título do clube – o de campeão estadual da categoria – segue dando alegrias à torcida. Nesta segunda-feira, o Coxa venceu o Náutico por 4 x 2, pelo grupo 4 do Campeonato Brasileiro Sub-20. O resultado encaminha a classificação. Na quarta-feira, o Coritiba enfrenta o Goiás. As duas equipes dividem a liderança do grupo 4, com 5 pontos.

Já o Atlético está em maus lençóis. Voltou a perder nesta segunda-feira – 2 x 0 para o Avaí – e despencou na classificação do grupo 2. Agora ocupa a 4.ª colocação, com 3 pontos, enquanto o Grêmio sacramentou a classificação ao vencer o Atlético-MG por 2 x 1. O 2.º lugar da chave está entre o Galo mineiro e o Avaí. Para as quartas-de-final do torneio classificam os dois primeiros de cada grupo.

Vai faltar estádio



Da Equipe FutebolPR

Resolução que entra em vigor em 2011 pode inviabilizar a maioria dos clubes do interior paranaense, e alguns da capital. A medida vai exigir capacidade mínima de 5 mil lugares nos estádios que sediarem jogos das competições promovidas pela CBF.

No futebol paranaense, dos clubes que disputam a Primeira Divisão estadual, atualmente só 8 estádios atendem essa exigência. São: Couto Pereira (34.872), Arena (28.466) Waldomiro Wagner (19.500), Vila Capanema (17.000), Olímpico (16.963), 14 de Dezembro (10.000), Gigante do Itiberê (9.070) e Germano Kruger (8.763).

Ficariam em desacordo com a resolução os seguintes estádios: Emílio Gomes (4.322), Newton Agibert (3.500), Eco-estádio (3.150), João C. Menezes (2.200), Erick Georg (2.500) e Albino Turbay (2.000).

A nova exigência da CBF define as seguintes capacidades mínimas: Série A (20 mil); Série B (15 mil); Série C (5 mil fase inicial e 10 mil fase final); Série D ( 5 mil fase inicial e 10 mil fase final); Copa do Brasil (20 mil nas fases semifinal e final e 5 mil na fase inicial).

Isso significa que se o Paraná Clube voltar para a Série A do Brasileiro em 2011 terá de ampliar a Vila Capanema.

Giro pelo interior



Da Equipe FutebolPR

• O Toledo fechou com os zagueiros Renato, bastante conhecido no interior gaúcho como Renato Gaúcho, e Glauco, que veio do interior paulista.

• O patrocinador master do Rio Branco será a estatal municipal de saneamento básico, a Águas de Paranaguá.

• Destaque do Barueri no Campeonato Brasileiro, o meio-campista Fernandinho está perto de acertar com o São Paulo. O jogador tem seus direitos federativos vinculados ao Iraty.

A turma do Orlando Silva



Da Equipe FutebolPR

O esporte brasileiro virou mesmo um reduto do PCdoB. No ministério, Orlando Silva já pôs Ricardo Gomyde e agora se prepara para levar ninguém menos do que Protógenes Queiroz para o cargo. O ex-delegado da Polícia Federal – aquele da Operação Satiagraha - vai coordenar o projeto de segurança da Copa 2014. Só esqueceram de avisar Silva que ele pode não emplacar no ministério até 2014. Idem para sua turma.