header-photo

Secretário faz de conta

Caio Dipow, especial para o FutebolPR

As ações para que Curitiba receba a Copa do Mundo 2014 têm sido verdadeiros tiros no pé. Começou com a tentativa de se levar os jogos para um estádio particular, o que impediu qualquer consenso político em torno do projeto, e pior: virou obstáculo enorme à viabilidade econômica para se adequar o palco dos jogos ao exigente caderno de encargos da Fifa.

Mas não é só isso. O mais novo tiro no pé foi a nomeação do ex-vereador Algaci Túlio ao cargo de secretário para assuntos da Copa. Puro oportunismo. Se fosse para se criar uma pasta nova, que se fizesse uma para buscar soluções para o lixo da cidade ou para resolver os problemas do transporte coletivo da capital e da região metropolitana. Secretaria da Copa cheira a cabide de emprego.

Outro erro: nomear para a pasta a pessoa errada no cargo errado. Algaci Túlio não tem nenhuma identidade com o futebol – no máximo, foi diretor do Combate Barreirinha (com todo respeito ao time amador de Curitiba) e organizador da Copa Litoral. Pior: qual será o nível de interlocução do ex-vereador com os inspetores da Fifa, que são técnicos acima de tudo, enquanto Algaci Túlio sequer inglês fala?

É por essas a outras que, a cada dia que passa, a Copa 2014 em Curitiba parece mais distante.

Não vem

Da Equipe FutebolPR

Difícil que Schwenck troque o Vitória pelo Atlético. Artilheiro da equipe baiana no Campeonato Brasileiro, com 4 gols, o jogador estaria usando uma sondagem para se valorizar. Parece estar perto do que quer: um reajuste salarial. Além disso, está ganhando a condição de titular nos amistosos do Vitória durante o período de Copa do Mundo.

Vem

Da Equipe FutebolPR

O Coritiba está encaminhando a contratação do atacante Betinho, cujo vínculo é com o São Caetano, mas que vem atuando no Fortaleza. O jogador tem contrato com o tricolor cearense até o final do ano, mas uma cláusula permite que o time do ABC paulista o negocie a qualquer momento. Betinho sagrou-se tetracampeão cearense pelo Fortaleza e marcou11 gols no estadual.

Fique de olho no apito


Da Equipe FutebolPR

Confira os árbitros e assistentes escalados para a 7.ª rodada da Divisão de Acesso.

Sábado
15h30
Londrina x Francisco Beltrão
Local:
Café, em Londrina
Árbitro: Fábio Marcos Zoccante
Assistentes: Marco Aurélio do Amaral e Fábio Ferreira de Santiago

Domingo
15h15
Arapongas x Pato Branco
Local:
Municipal, em Arapongas
Árbitro: Carlos Henrique Basso
Assistentes: Sidney Pedro da Silva e Everton Luis Caldas

15h30
Portuguesa Londrinense x São José
Local:
Café, em Londrina
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr
Assistentes: Márcio José de Carvalho e Fábio Júnior Mello

Roma Apucarana x Sport Campo Mourão
Local:
Bom Jesus da Lapa, em Apucarana
Árbitro: Luiz Alberto Alves de Abreu
Assistentes: Marcos Antônio Fernandes e Élson Silva dos Santos

15h45
Foz x FC Cascavel
Local:
ABC, em Foz
Árbitro: Rogério Menon da Silva
Assistentes: Luiz Paulo Galli e Alessandro Michel de Oliveira Domiciano

Parabéns, Coritiba



Os infiéis da balança


Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Os quase 120 conselheiros que marcaram presença na reunião ocorrida na noite desta quinta-feira, na sede administrativa do Atlético, esperaram por Mário Celso Petraglia, mas ele não compareceu. Em seu twitter, postou que estava a negócios em Natal, no Rio Grande do Norte. Diante da omissão do atleticano que mais defendeu a Copa 2014 na Arena da Baixada, os rubro-negros não tiveram outro opção senão renunciar à proposta da Prefeitura de Curitiba, recusando o tal Potencial Construtivo.

Petraglia deveria ter ido para defender suas teses e tentar convencer seus correlatos a correrem o risco de bancar a Copa 2014 na Arena, custe o que custar. Sem ele, ficou fácil para a diretoria liderada por Marcos Malucelli e Enio Fornéa Júnior refutar tal risco, amparada por números de uma auditoria independente. O levantamento mostrou que a Copa na Arena da Baixada pode gerar uma dívida anual de R$ 22 milhões ao Atlético. Impagável. E há ainda quem defenda que o clube capte o dinheiro do BNDES e dê o calote. São os infiéis da balança.

Empate distancia Superpato
da área do rebaixamento

Equipe FutebolPR

O 1 x 1 contra a Portuguesa Londrinense, na tarde desta quinta-feira, distanciou o Pato Branco da zona de rebaixamento para a Terceirona estadual - este ano, caem três. Com 5 pontos, o time ocupa agora a 8.ª colocação. Já a Lusinha, que também tem 5 pontos, mas gols-pró a menos (7 a 5 para o Superpato), está em 9.º. O lanterna passou a ser o Francisco Beltrão.

Os gols do jogo disputado no estádio Os Pioneiros foram marcados por Igor, aos 34min do 1.º tempo, para a Portuguesa. Roger, aos 48min, empatou. Na etapa final, a partida ficou morna, com as defesas prevalecendo sobre os ataques.