header-photo

Vitória a la argentina



Da Equipe FutebolPR


O que o Estudiantes de La Plata tem a ver com o Paraná? Nada e tudo. Nada quando se comparam os dois clubes. Um é campeão fresquinho da Libertadores; o outro, hoje, é um coadjuvante da Série B do Brasileiro, mas que copiando o estilo argentino de atuar começa a querer reverter sua sina na competição.

Depois de estrear com uma acachapante derrota por 5 x 0 para o Atlético-GO, o técnico Sérgio Soares teve um insight. Descobriu que o Tricolor não pode jogar priorizando o ataque, mas a defesa. A missão é primeiro ter um sistema defensivo coeso para daí agredir os rivais. Assim opera o Estudiantes, fonte de inspiração confessada pelo treinador. “O plano tático deles é um modelo a ser seguido”, disse Soares, na sexta-feira (17/7).

Neste sábado (18/7), na vitória por 2 x 1 sobre até então invicto Guarani, o Paraná – guardada as devidas proporções – lembrou o Estudiantes que na quarta-feira passada venceu o Cruzeiro também por 2 x 1 e sagrou-se campeão da Libertadores. O time de Sérgio Soares procurou, mais do que jogar no erro do adversário, induzir o líder da Série B ao erro. Conseguiu, ganhou e deixou a zona de rebaixamento. Mas agora vem o grande desafio: obter regularidade.

O time terá duas partidas em casa - contra São Caetano e ABC. Se conseguir duas vitórias, não será exagero dizer que entra no páreo para começar a brigar por vaga no G4. Porém, frise-se: o técnico Sérgio Soares não poderá ceder ao canto da sereia. Entre eles, o de atender a apelos que forcem a modificação da equipe.

Não poderá, por exemplo, ocorrer nesta semana que se inicia o que já aconteceu com Zetti após a dupla vitória sobre Vasco (3 x 1) e Juventude (1 x 0). Na ocasião, o técnico foi pressionado a escalar jogadores da B.A.S.E, entre eles o menino Elvis. Foram tão grandes as investidas que o treinador, sem espaço para trabalhar, pediu para sair.

Agora não é a hora de Elvis nem de Bruninho nem qualquer outra revelação. Não que eles não mereçam oportunidades. Mas será muito melhor se entrarem em um time estabilizado, do que na fogueira. O momento é de Gabriel, Adoniram, Alex Afonso e, sobretudo, Davi. Contra o Guarani, o meio-campista foi para o Paraná o que Verón representou para o Estudiantes na Libertadores. Por isso, o Tricolor obteve uma vitória a la argentina.