header-photo

Iraty joga para recuperar
a atenção dos Malucelli


X


Da Equipe FutebolPR

Houve um tempo em que Sérgio Malucelli e Marcos Malucelli viviam para o Iraty. O clube era gerido como filho único pelos irmãos, mas tornou-se pequeno para a ambição de ambos. Hoje, o Azulão virou quase um renegado pela dupla. Marcos comanda o Atlético e Sérgio está prestes a fechar uma parceria de maior visibilidade com o Londrina.

Para mostrar que ainda merece o carinho dos Malucelli, o Iraty recebe o Engenheiro Beltrão, neste domingo, disposto a fazer valer seu mando e largar com 3 pontos. Já o alvinegro do noroeste, que tem um time jovem neste campeonato, aposta no conhecimento tático do técnico Rodrigo Cascca Muller para surpreender o Azulão, mas sabe que a parada será difícil.

17/1/2010
Iraty x Engenheiro Beltrão
Local:
Emílio Gomes; Horário: 16h40; Árbitro: Leandro Júnior Hermes
Assistentes: Roberto Braatz e Ericsander Agostini Duarte
Iraty: Walter; Rogério, Renê e Gilvan; Airton, Bruno, Diogo, Ceará e Alexandre: André Tavares e Heydson
Técnico: Gilberto Pereira
Engenheiro Beltrão: Alessandro; Leonardo, Braga, Thomas e Gustavo; Kintino, Jeferson, Márcio, Safira; Baiano e Alisson
Técnico: Rodrigo Cascca Muller

Após 15 anos de espera,
Fantasma reestreia na elite


X


Da Equipe FutebolPR

Demorou, mas finalmente chegou o dia. Neste domingo, às 16h40, o Operário reestreia no Campeonato Paranaense depois de amargar 15 anos vagando entre a Terceirona e a Segundona. Pena que, como mandante, o Fantasma não possa marcar esse retorno com uma festa no Germano Kruger. O estádio, vetado pela comissão de vistoria da FPF, obriga que o clube enfrente o Cascavel CR no eco-estádio, em Curitiba.

Mesmo assim, uma caravana de pelo menos 5 ônibus é esperada para apoiar o Operário. Sabendo que terá um adversário empolgado pela frente, o Cascavel, bem ao estilo Serpente, preparou um veneno para neutralizar o favoritismo do Fantasma. O técnico Elói Kruger armou um time consistente na defesa para retornar ao oeste com pelo menos 1 ponto na bagagem.

17/1/2010
Operário x Cascavel CR
Local:
Janguito Malucelli (eco-estádio); Horário: 16h40; Árbitro: Everaldo Lambert dos Reis; Assistentes: Gilson Bento Coutinho e Sidmar dos Santos Meurer
Operário: Danilo; Flamarion, João Renato e Grafite; Lisa, Serginho Paulista, Serginho Catarinense, Juninho e Digão; Baiano e Dyego Souza
Técnico: Norberto Lemos
Cascavel: Veloso; Rafa; Ciro, Felipe, Tininho e Gílson; Gilberto, Rondnei, Irineu e Uéverson; Rincon e Júnior Santos
Técnico: Elói Kruger

Coxa de olho no supercampeão



Da Equipe FutebolPR

O Coritiba volta a campo neste sábado, às 16h, pela Copa São Paulo. Único paranaense que segue na disputa, o Coxa enfrenta o CFZ-DF, mas já projeta um duelo contra o Corinthians, caso avance para as quartas-de-final. O Timão é o grande campeão da Copa São Paulo, com 7 títulos, e nas oitavas enfrenta o Juventude-RS.

Confira a tabela das oitavas de final da Copa SP:
Sábado

10h - Barueri x Paulista
16h - Guarani x São Paulo
16h - Coritiba x CFZ
20h - Juventude x Corinthians
Domingo
10h - Cruzeiro x Inter de Limeira
15h - Santos x Pão de Açúcar
16h - Portuguesa x Botafogo
19h45 - Palmeiras x Desportivo Brasil

Coxa encara o Serrano,
de olho só no futuro


X


Da Equipe FutebolPR

Ainda sob efeito do terremoto que o atingiu no final do Brasileiro, o Coritiba quer esquecer o passado e só mirar o futuro. O clube centenário avalia que ganhar o estadual é um bom começo para resgatar a autoestima da instituição e de sua torcida. Por isso, pretende iniciar com vitória neste sábado, às 18h30, no Durival Britto.

O estádio do Paraná Clube deverá a “casa” do Coxa pelas próximas rodadas, mas também já foi a “casa” do veterano atacante Renaldo, principal jogador do Serrano. O clube de Prudentópolis, que experimenta uma ascensão meteórica no futebol paranaense – foi campeão da Terceirona em 2008 e da Divisão de Acesso em 2009 – estreia na elite estadual com ambição.

A meta do Serrano é também estrear daqui uns meses na Série D do Brasileiro. Para isso, terá de fazer um bom estadual. E uma boa campanha é sempre marcada por vitórias contra grandes times. É o que Serrano busca neste sábado, diante de um Coritiba renovado, jogando mais coletivamente e menos individualmente, como foi na era dos Paraíbas.

16/1/2010
Coritiba x Serrano
Local:
Durival Britto e Silva (Vila Capanema); Horário: 18h30; Árbitro: Edivaldo Elias da Silva; Assistentes: Arestides Pereira da Silva Jr e José Renê Stavinski
Coritiba: Edson Bastos; Rodrigo Heffner, Jeci, Pereira e Luciano Amaral; Willian, Enrico, Rafinha e Renatinho; Marcos Aurélio e Ariel
Técnico: Ney Franco
Serrano: Val; Hugo, Índio, Jonata e Bruninho; Anderson, Joel, Chulapa e Massai; Robinho e Renaldo
Técnico: Carlos Nunes

Cianorte quer ser o 1.º a
carimbar o “centenário”


X



Da Equipe FutebolPR

Em tese, por ser filial do Corinthians, o Timãozinho também faz parte das comemorações do centenário do clube paulista. Por isso, o Cianorte espera ser o 1.º clube a carimbar essa marca de 100 anos.

Neste sábado, no eco-estádio, às 16h40, o Leão do Vale visita o Corinthians Paranaense credenciado por ser uma das equipes mais organizadas do interior. O time do técnico Luiz Carlos Winck realizou uma série de amistosos e venceu quase todos. A meta é levar o grupo a ser “campeão do interior”.

Já o Corinthians manteve a base do ano passado e ainda reforçou o elenco com jogadores mais experientes e que ganharam experiência em outros clubes, como Coritiba e Paraná Clube. A expectativa é de um jogo equilibrado.

16/1/2010
Corinthians Paranense x Cianorte
Local:
Janguito Malucelli (eco-estádio); Horário: 16h40; Árbitro: Fábio Filipus; Assistentes: João Fábio Machado Brischiliari e Fabiano Colpani
Corinthians: Colombo; Thiago Aráujo, Elton, Leandro e Rodrigo Crasso; Neto, Paulinho, Cícero e Willian; Diego Campos e Marcelo Lipatin
Técnico: Lio Evaristo
Cianorte: Raí; Davi, Briner e Márcio Nunes; Jean, Flavinho, Rincón, Vagner Rosa e Flávio; Nielson e Edu Gaúcho
Técnico: Luiz Carlos Winck

Um minuto de silêncio



Da Equipe FutebolPR

A Federação Paranaense de Futebol decidiu que todos os jogos da 1.ª rodada do Campeonato Paranaense, que começa neste sábado, terão de fazer um minuto de silêncio em homenagem à humanista Zilda Arns – morta no terremoto que devastou o Haiti.

Willie Davids vetado



Da Equipe FutebolPR

A comissão de vistoria da FPF vetou o estádio Willie Davids, em Maringá, para receber jogos do Campeonato Paranaense. O local só era liberado quando forem realizadas obras de reforço nos alambrados e construídos banheiros novos para os usuários das arquibancadas.

"Supermando", nova versão



Da Equipe FutebolPR

Na manhã desta quinta-feira, o novo presidente da Futpar, Luiz Linhares, foi apresentar suas credenciais na sede da Federação Paranaense de Futebol. No encontro, disse que existe um entendimento jurídico entre os clubes do interior de que a interpretação do “supermando” está errada.

Segundo ele, o “supermando” valeria apenas para o 1.º colocado, que poderia fazer sete jogos em casa, na 2.ª fase do estadual. Os demais – do 2.º colocado até o 8.º - poderiam fazer três jogos em casa e três fora. “A federação entende que é possível esta alteração”, afirmou Linhares.

No entanto, a FPF vai esperar a ideia amadurecer e colher opiniões de advogados da área desportiva para que o campeonato não acabe interditado e no tapetão. Afinal, nesta quinta-feira a entidade respirou aliviado ao saber que o STJD não deu deferimento à liminar do Arapongas e confirmou o início do estadual para este final de semana, sem virada de mesa.

Mesmo assim, a “novela” Arapongas x Operário não terminou. Dia 21 haverá mais um capítulo, quando o STJD julga o caso. Três finais são possíveis: 1) Derrota do Arapongas e o campeonato fica como está; 2) Vitória do Arapongas, que substituiria o Operário na disputa; e 3) Decisão salomônica do STJD, mandando incluir o Arapongas como o 15.º participante.

O que o Arapongas quer é a anulação do jogo contra o AFA/Foz, realizado na última rodada da Divisão de Acesso. Como o clube da fronteira usou jogadores não inscritos na disputa, o Arapongas entende que a partida deveria ser declarada W.O. Neste caso, segundo o regulamento, o AFA/Foz seria banido do campeonato e todos os seus resultados anulados. Isso permitiria que o Arapongas ultrapassasse o Operário na classificação e ficasse com a vaga na elite estadual.

Edson Bastos titular



Da Equipe FutebolPR

O técnico Ney Franco já tem 10 posições definidas para a estreia do Coritiba, sábado, às 18h30, contra o Serrano. A única dúvida do treinador recai sobre o volante Leandro Donizete, que está com bolhas no calcanhar direito e, caso não se recupere, poderá perder a vaga para Enrico.

Nesta quinta-feira, Franco anunciou que Edson Bastos será o goleiro titular do Coritiba. Na temporada passada, Bastos e Vanderlei revezaram a camisa durante boa parte do ano. Agora, o experiente arqueiro volta a ser absoluto na posição.

Com essa definição, o Coxa enfrentará o Serrano com Edson Bastos; Rodrigo Heffner, Jeci, Pereira e Luciano Amaral; Willian, Enrico (Leandro Donizete), Rafinha e Renatinho; Marcos Aurélio e Ariel.

Sem Marcinho, Atlético
fica mais fraco



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

O empréstimo do meia-atacante Marcinho para o Al-Ahli, da Arábia Saudita, pode se mostrar, em um futuro próximo, um mau negócio para o Atlético. Não sob o ponto de vista financeiro, mas técnico.

Marcinho terminou a temporada 2009 como um dos principais jogadores do elenco. Por isso, se o Atlético sonha em brigar pelo título da Copa do Brasil, não deveria se desfazer dele. O jogador de 29 anos só poderia ter sido emprestado se Alex Mineiro estivesse bem. Porém, o ídolo atleticano vai passar por uma cirurgia de tornozelo e, sabe-se lá quando, voltará a exibir um futebol competitivo.

Além disso, que garante que Bruno Mineiro e Tartá são a solução para os problemas atleticanos? Quiçá deem certo, mas Marcinho já era uma peça encaixada no esquema. E mais: uma peça de múltiplo uso – pode tanto atuar no meio-campo como no ataque.

Salvo o que se passa nos bastidores do CT do Caju, o que poderia instigar a especulação de que Marcinho foi emprestado por que estava descontente no Atlético, a liberação do jogador para o futebol árabe mostra que o Rubro-negro tem ambições modestas para 2010. O meia-atacante seria fundamental em qualquer clube que sonha com títulos – não os estaduais, mas os nacionais.

Só sobrou o Coxa



Da Equipe FutebolPR

O Paraná Clube foi eliminado nesta quinta-feira da Copa São Paulo. O Cruzeiro ganhou por 1 x 0, com um gol contra tricolor aos 5min do 1.º tempo, marcado pelo zagueiro Marcelo Carvalho. Com o resultado, só o Coritiba segue como representante paranaense no torneio.

O Coxa ainda tem um dos goleadores da disputa: o atacante Andrezinho, que com os três marcados na vitória por 4 x 2 contra o Confiança-SE, chegou aos seis gols na competição. Andrezinho divide a artilharia com Lucas Gaúcho, do São Paulo.

Quanto ao Paraná Clube, o alardeado investimento da B.A.S.E mais uma vez não se justificou. Esta foi a segunda participação do Tricolor na Copa São Paulo sob a gestão do parceiro e o projeto segue sem bons feitos. Por enquanto, a melhor campanha do Paraná no torneio é a de 2005, quando o time ficou em 3.º lugar e contou com a parceria da L. A. Sports.

Coxa desiste da Copa Chivas



Da Equipe FutebolPR

Como o orçamento anda curto, o Coritiba desistiu de levar sua equipe sub-18 para disputar a Copa Chivas, que acontece de 22 a 30 de janeiro, em Guadalajara (México). O clube chegou a colocar à venda as camisas do centenário para cobrir as despesas, mas, apesar do sucesso da promoção, a viagem foi cancelada. O dinheiro arrecadado será usado para reformar o vestiário das categorias de base e ampliar o alojamento das pratas da casa no CT da Graciosa.

Ariel terá marcação especial



Da Equipe FutebolPR

O técnico do Serrano, Carlos Nunes, escalou o zagueiro Índio para fazer uma marcação especial em cima do atacante argentino Ariel Nahuelpán. Para o treinador, o jogador do Coritiba é forte no jogo aéreo. Aliás, Nunes teme os cruzamentos do Coxa. “O Ariel é um grande cabeceador, assim como o Pereira. Os dois serão bem marcados. O Ariel terá a marcação do Índio que também é um jogador alto e forte”, avisa o técnico.

Estádios liberados



Da Equipe FutebolPR

A Federação Paranaense de Futebol anunciou na noite desta quinta-feira que todos os estádios programados para receber jogos da 1.ª rodada do estadual, sábado e domingo, estão liberados. Haverá partidas no Eco-estádio, Vila Capanema, 14 de Dezembro, Erich Georg e Emílio Gomes.