header-photo

Atlético “estreia” Geninho
para reencontrar seu rumo


X
Da Equipe FutebolPR

O Atlético espera que a semana tensa, resultado de derrotas no Atletiba e para o Rio Branco-AC, se dissipem neste domingo. O Rubro-negro “estreia” o técnico Geninho pela 3.ª vez e terá pela frente um adversário teoricamente fácil. O Rio Branco de Paranaguá é o antepenúltimo colocado no estadual.

Em tese, o jogo vale apenas para cumprir tabela. Porém, um empate que seja já servirá para aprofundar a crise que ronda o CT do Caju e a Arena da Baixada. Por isso, Geninho tratou de fazer sua parte: mexeu na escalação do time e no sistema tático, reforçando a defesa com o 3-5-2.

Fora do gramado, a "geração Arena" de torcedores do Rubro-negro promete fazer barulho. Virtualmente, via redes sociais, ela agitou bastante durante a semana. Resta saber se ao transportar os protestos para o mundo real conseguirá a adesão da maioria dos atleticanos.

27/fevereiro/2011
ATLÉTICO x RIO BRANCO
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba; Horário: 18h30; Árbitro: Rafael Traci; Assistentes: Márcio Lopes Guerra e Sandra Maria Dawies
Atlético: Silvio; Manoel, Fransérgio e Rafael Santos; Kleberson, Alê, Héverton, Madson e Paulinho; Lucas e Wescley
Técnico: Geninho
Rio Branco: Fabrício; Leandro, William, Cesar Romero e Esquerdinha; Mini, Duda, Baiano e Bruno Flores; Josafá (Negreiros) e Eduardo Salles. Técnico: Ney Santos
Árbitro: Rafael Traci

Campeão do turno tenta
preservar invencibilidade


X
Da Equipe FutebolPR

No coletivo, o Coritiba tem apenas um objetivo neste domingo, em Cianorte: preservar a invencibilidade. O Coxa já é o campeão do 1.º turno e joga com o time B no interior. Particularmente, só o atacante Bill tem uma meta extra na partida: com 6 gols, tentar chegar à artilharia e ultrapassar Paulo Baier, que soma 7.

O Coritiba, porém, não terá vida fácil em Cianorte. O time da casa ainda tem chances matemáticas de fechar o turno como o melhor do interior. Para isso, precisa vencer o Coxa e torcer por uma derrota do Operário e um empate do Iraty. Existe a possibilidade de o Leão do Vale do Ivaí estrear três reforços: o volante Claiton, o meio-campo Emerson Bala e o atacante Jorginho.

27/fevereiro/2011
CIANORTE x CORITIBA
Local:
Albino Turbay, em Cianorte; Horário: 16h; Árbitro: Ricardo de Lima Legnani; Assistentes: Arestides Pereira da Silva Jr. e Claudemir Aparecido Leibante
Cianorte: Colombo; Brinner, Valdir, Ligger e Elvis; Geandro, Macula, Jovane e Thiago Santos; Almir e Giancarlo
Técnico: Ronaldo Bagé
Coritiba: Vanderlei; Maranhão, Cleiton, Lucas Mendes e Denis; Willian e Marcos Paulo; Tcheco, Lelê e Everton Ribeiro; Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

Pinto quer Paraná mordendo
a Cobra do começo ao fim


X
Da Equipe FutebolPR

Depois de conseguir a 1.ª vitória oficial na temporada, o Paraná Clube busca agora acabar com o jejum no estadual. Por isso, o técnico Ricardo Pinto prega que o jogo contra o Cascavel deve ser encarado como uma decisão. Sobretudo, por tratar-se de um confronto direto na luta contra o rebaixamento.

O treinador tricolor espera que o Paraná morda a Cobra do começo ao fim na Vila Capanema, neste domingo. O objetivo é sufocar o adversário e evitar que ele imponha seu plano de jogo. Segundo declarou Ivair Cenci, o objetivo do Cascavel é explorar a ansiedade paranista pela vitória e investir nos contragolpes.

Mesmo que vença, o Paraná encerra o 1.º turno na lanterna – tem 2 pontos contra 6 do cascavel. No entanto, ganhar é fundamental, pois, pelos cálculos, o Tricolor vai precisar somar pelo menos mais 17 pontos até o final do campeonato para escapar da degola.

27/fevereiro/2011
PARANÁ CLUBE x CASCAVEL
Local:
Vila Capanema, em Curitiba; Horário: 15h50; Árbitro: Antônio Denival de Morais; Assistentes: Pedro Martinelli Christino e Guilherme Roggenbaum
Paraná: Thiago Rodrigues; Paulo Henrique, Rodrigo Defendi, Luciano Castan e Henrique; Anderson, Luiz Camargo, Kelvin e Douglas Packer; Diego e Renato
Técnico: Ricardo Pinto
Cascavel: Veloso; Rafael, Rodrigo, João Renato e Alexandre; Kim, Sidiclei, Diego Corbari e Jean Carlo; Irineu e Kinho
Técnico: Ivair Cenci

Por título do interior, Iraty
tenta superar crise técnica


X
Da Equipe FutebolPR

Com duas derrotas em uma semana, o Iraty viu escapar a posição de melhor time do interior no Campeonato Paranaense e a vaga na 2.ª fase da Copa do Brasil. Por isso, a equipe enfrenta o ACP, em Paranavaí, tentando sufocar a crise técnica para reagir no estadual.

Uma vitória do Azulão pode lhe devolver a condição de melhor do interior, mas para isso ele precisa que Operário e Cianorte não ganhem na 11.ª rodada. O técnico Gilberto Pereira atribui a instabilidade à juventude da equipe, que às vezes se afoba e sofre derrotas inexplicáveis.

Apostando na maior maturidade de seu elenco, o ACP tentará dar continuidade à crise técnica do Iraty. Até por que, jogando em casa, o Paranavaí precisa da vitória para não ficar à mercê da zona de rebaixamento.

27/fevereiro/2011
PARANAVAÍ x IRATY
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí; Horário: 16h; Árbitro: Rogério Menon da Silva; Assistentes: Rony Marcelo Slaviero e Weslley Gomes da Silva
Paranavaí: Ednaldo, Jean, Jaime, Álison, Éverton e Edson; Roberto, Márcio e Tatico, Ferraz e Piki (Rafael Santos)
Técnico: Rogério Perrô
Iraty: Renato; Arnaldo, Gilvan, Renê e Marquinhos; Sílvio,Mauro, Bruno, e Gizo; Eydison e Artur
Técnico: Gilberto Pereira

Embalado, Operário busca
confirmar “título do interior”


X
Da Equipe FutebolPR

Até um empate dá o título de campeão do interior do 1.º turno ao Operário. Basta que Iraty e Cianorte não vençam neste domingo. Mas jogando em casa, o Fantasma vai é em busca da vitória. Por isso, a expectativa é de casa cheia no Germano Kruger.

Para o jogo contra o Corinthians Paranaense, que faz uma campanha modesta até aqui, o Operário terá a estreia de uma nova dupla na defesa: Alisson e André. Na lateral-esquerda, Gílson volta à posição e no meio-campo Ceará reforça o setor.

Na partida com caráter festivo, o Fantasma só lamenta as derrotas que sofreu em casa para Arapongas e Paranavaí. Se tivesse vencido, neste domingo entraria em campo brigando pelo título do 1.º turno junto com o Coritiba, que já conquistou antecipadamente a etapa.

27/fevereiro/2011
OPERÁRIO x CORINTHIANS-PR
Local:
Germano Krüger, em Ponta Grossa; Horário: 16h; Árbitro: Rodolpho Toski Marques; Assistentes: Adair Carlos Mondini e Daniel Cotrim de Carvalho
Operário: Ivan; Lisa; Alisson e André; Gílson; Cambará, Serginho Paulista, Edson Grilo e Ceará; Dhiego Martins e Ícaro
Técnico: Amilton Oliveira
Corinthians-PR: Walter; Tiago, Leandro, Peixoto e Digão; Paulo, Cícero, Mineiro e Andrezinho; Renan e Rodrigo Hote
Técnico: Amauri Knevitz

Clássico Arapuca vale título
do interior para o Arapongas


X
Da Equipe FutebolPR

O clássico Arapuca (Arapongas x Roma Apucarana) deste domingo vale o título de campeão do interior do 1.º turno para o Arapongas. Desde que a equipe vença o rival no Bom Jesus da Lapa, e Operário, Iraty e Cianorte sejam derrotados, o alviverde do Norte pode chegar à melhor campanha em 11 rodadas.

O Roma, no entanto, não está disposto a favorecer o rival. O time, além de jogar em casa, deve ir com força máxima para o clássico. O meio-campista Lira, principal jogador da equipe, está recuperado e vai para o jogo. O time de Apucarana, que hoje ocupa o 8.º lugar, precisa vencer para não ver os últimos colocados ameaçarem sua “confortável” posição.

27/fevereiro/2011
ROMA APUCARANA x ARAPONGAS
Local:
Bom Jesus da Lapa, em Apucarana; Horário: 16h; Árbitro: Antônio Valdir dos Santos; Assistentes: João Marcelo de Souza e Celso Galvan
Roma: Spada; Cassiano, Robenval, Juninho e Rogerinho; Eurico, Thomas, Doriva e Lira; Warley e Paulo Sergio
Técnico: Richard Malka
Arapongas: Danilo; Maicon, Bruno Matavelli, Douglas e George; Fabinho, Wellington, Jocivalter e Rogerinho; Luciano e Lila
Técnico: Toninho Moura

Copa do Mundo virtual
e Copa do Mundo real



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Nos gabinetes refrigerados dos políticos, a Copa do Mundo 2014 vai de vento em popa. É a velha máxima de que o papel aceita tudo. Por isso, o ministro dos esportes, Orlando Silva Jr., viaja pelo país de Norte a Sul e é sempre recebido como uma celebridade. Não foi diferente em Curitiba, nesta sexta-feira.

A capital paranaense foi cantada em verso e prosa como a mais adiantada na preparação do mundial. Orlando Silva Jr. teve acesso a projetos e mais projetos, ouviu papagaiadas e falou papagaiadas para, no final da exaustiva jornada, visitar as “obras” da Arena da Baixada - pelas quais, até capacete de segurança vestiu.

A partir desta sexta-feira, está claro: há duas Copas do Mundo no Brasil. Uma é virtual, que não se sabe até quando os políticos vão conseguir sustentar. A outra, é a Copa real - aquela que está cheia de obras atrasadas, obras embargadas, obras sem recursos, obras que não saem do papel.

São duas Copas que ainda não estabeleceram conexão, e nem há sinais de que vá ocorrer. Enquanto isso, o tempo passa. Pelo cronograma da Copa real, as obras já deveriam estar a pleno vapor.

Faltam menos de dois anos para que pelo menos metade das doze subsedes esteja pronta para ser testada na Copa das Confederações. Só que nenhuma delas está com as obras em dia, tanto na questão de estádio quanto na de mobilidade urbana.

Nem Curitiba, que tenta enganar a opinião pública de que a Arena da Baixada está semipronta. Lorota pura. Para se adequar ao caderno de encargos da Fifa, o estádio do Atlético terá de ser praticamente reconstruído. Por enquanto, ele só está semipronto para quem vive no mundo da Copa virtual. Por que, na real, a Copa do Mundo de 2014 ainda não saiu dos gabinetes refrigerados dos políticos.

Com um gol por jogo,
Bill busca a artilharia



Da Equipe FutebolPR

O aproveitamento do atacante Bill, do Coritiba, é melhor do que o de Paulo Baier – artilheiro do estadual, com 7 gols. O jogador do Coxa tem a média de um gol por partida e neste domingo será o único titular do alviverde a estar em campo, contra o Cianorte.

A meta de Bill, que acumula 6 gols, é tornar-se goleador do campeonato. Como Baier não joga pelo Atlético, suas chances são boas. Resta saber como a equipe B do Coxa irá se comportar em Cianorte. Em jogo, além da artilharia do estadual, estará a invencibilidade alviverde.

Manoel “apronta” no Acre.
Seria premeditado ou não?

Da Equipe FutebolPR

O zagueiro Manoel levou uma garota de programa para o hotel em que o Atlético estava concentrado em Rio Branco, no Acre. Foi após a derrota do time, quando, imagina-se, o certo era que os jogadores, de cabeça quente, ficassem reclusos em seus quartos. Manoel ignorou a regra.

A diretoria atleticana fez bem em não esconder o caso e ainda revelar que Manoel foi multado. Só uma pergunta ficou pendurada: o zagueiro teria agido por instinto ou por premeditação? O que suscita isso é que o jogador é reincidente. Pior: demonstra estar claramente insatisfeito no Atlético.

Em dezembro, durante as férias, chegou a anunciar um rompimento unilateral com o clube se não fosse negociado. Corinthians e Flamengo o assediaram. Manoel, que é “gato oficial” – foi registrado meses após seu nascimento, no interior do Maranhão – queria ir embora. O Atlético lhe impôs cláusulas contratuais. Ele ficou, mas não para jogar futebol. E, sim, para “aprontar”.