header-photo

Corinthians busca gordura
e Leão escala a humildade


X


Da Equipe FutebolPR

O Rio Branco já sabe o que deu errado quarta-feira, quando perdeu por 4 x 1 para o Coritiba no Gigante do Itiberê. Empolgado pela vitória na estreia, contra o Paraná Clube, o Leão da Estradinha esqueceu de escalar a humildade e se deu mal.

Neste domingo, às 16h40, no Ecoestádio, ela novamente entrará em campo pelo time de Paranaguá. “Quero meu time humilde e com os pés no chão contra esse que é um dos adversários mais fortes”, avaliou o técnico Nilo Neves, que foi obrigado a mexer na equipe. O volante Yves, expulso, cede o lugar para Rubinho.

Do lado do Corinthians, a missão é ganhar gordura. O técnico Lio Evaristo avalia que sua equipe é umas das poucas que está voando baixo fisicamente neste início de competição e, por isso, quer usar essa vantagem para acumular o maior número de pontos possíveis. “É nessa hora que precisamos acumular o maior número possível de pontos, pois as equipes ainda estão se ajustando”, disse.

O jogo serve para que o Corinthians possa assumir a liderança, desde que vença e Coritiba e Operário percam. Já para o Rio Branco, a partida é a chance de entrar no G8 do estadual.

24/1/2010
Corinthians x Rio Branco
Local:
Ecoestádio, em Curitiba; Horário: 16h40; Árbitro: Ricardo de Lima Legnani; Assistentes: Francisco Aurélio do Prado e Fábio Gazarini Silva
Corinthians: Colombo; Saimon, Leandro, Elton e Renan; Ronaldo, Leonardo, Willian e Cícero; Marcelo Lipatin e Oliveira
Técnico: Lio Evaristo
Rio Branco: Alexandre; Marquinhos, Alisson, Daniel e Nelsinho; Nick, Rubinho, Willian Rato e Ratinho; Marco Túlio e Renan Meduna
Técnico: Nilo Neves

Paraná define parceria
com governo estadual



Da Equipe FutebolPR

Convênio assinado nesta sexta-feira no Palácio das Araucárias vai permitir que servidores públicos estaduais se tornem sócios do Paraná Clube em condições especiais. O acordo foi assinado pela secretária de recursos humanos, Maria Marta Lunardon, e o presidente Aquilino Romani.

Segundo o dirigente, a parceria vai permitir que o Paraná implante melhorias em sua infraestrutura. “Oferecemos 27 modalidades esportivas, cinco quadras de tênis, salão de sinuca, xadrez, futsal, além de piscinas e, nesta época de carnaval, o Baile do Havaí”, enumerou Aquilino.

Antes da assinatura do convênio, o presidente do Paraná Clube esteve em um encontro com o governador Roberto Requião, acompanhado do deputado estadual Alexandre Khury, do empresário João Arruda e do conselheiro tricolor, Nello Morlotti. Também estiveram no encontro o presidente do conselho deliberativo do Paraná, Benedito Barboza, e o presidente do conselho de obras, Erivelto Luiz Silveira.

Fonte: AEN

Fugir do encalço da ZR é
meta de Atlético e Serrano


X


Da Equipe FutebolPR

Quem diria: o Atlético entra em campo neste sábado, às 20h30, na Arena, com a missão de se livrar da incomoda posição de ocupante da zona de rebaixamento. Favorito no jogo, o Rubro-negro enfrenta outro concorrente na luta contra a ZR. É o Serrano, que na pré-temporada mostrava que teria mais bala na agulha para apresentar no campeonato.

O único ponto em seis disputados obriga o técnico Antônio Lopes a mexer no Atlético. O setor que mais preocupa o treinador é o meio-campo, a quem ele acusou ter faltado “pegada” na derrota por 2 x 1 para o Operário. Por isso, mesmo não estando 100% fisicamente, o colombiano Valencia vai para o jogo.

Haverá modificação também na ala direita, saindo Raul e entrando Marcelo, e no ataque, onde Patrick cede a vaga para o recém-contratado Bruno Mineiro. O objetivo de Lopes, com as mudanças, é também dar mais velocidade ao Rubro-negro.

Para conter a volúpia atleticana, o técnico Carlos Nunes, do Serrano, não esconde que vai levar a campo um retranca. O time deve atuar no 3-6-1. O treinador aguarda Renaldo estar 100% recuperado do mal-estar que teve quarta-feira, o que levou a uma suspeita de que ele pudesse ter contraído dengue, para confirmá-lo no time. Caso contrário, Robinho ou Massai podem comandar o ataque.

O Serrano soma um ponto no campeonato e avalia que até um empate na Arena pode servir para que o time comece a galgar posições na classificação.

23/1/2010
Atlético x Serrano
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba; Horário: 20h30; Árbitro: Leomir de França Cuque; Assistentes: Luiz Henrique de S. Santos Renesto e Márcio Lopes Guerra
Atlético: Neto; Rhodolfo, Manoel e Chico; Marcelo, Valencia, Alan Bahia, Netinho e Márcio Azevedo; Bruno Mineiro e Wallyson
Técnico: Antônio Lopes
Serrano: Val; Hugo, Jonatan e Índio; Bruno Guerreiro, Anderson Paraná, Joel, Thiago Bocão, Alcimar e Marcão; Renaldo (Robinho ou Massai)
Técnico: Carlos Nunes

Linhares acusa PM
de reter laudo do JCM



Da Equipe FutebolPR

Indignado com a impossibilidade de atuar contra o Coritiba no João Cavalcante de Menezes, o presidente do Engenheiro Beltrão, Luiz Linhares, denunciou, através do site do clube, que a Polícia Militar reteve o laudo que faltava para que o JCM fosse liberado.

Linhares diz ter recebido informações de dentro do 11.º Batalhão de Campo Mourão de que o laudo estava retido em Curitiba e que só seria liberado depois que a Federação Paranaense de Futebol confirmasse a partida de domingo, às 16h50, no Waldemiro Wagner, em Paranavaí. “Eu já sabia. Estava na cara a armação”, desabafou o dirigente.

No site do clube, Linhares postou cópia do laudo, que foi emitido dia 19, mas liberado apenas na manhã desta sexta-feira. “Isso prova que ele foi retido por ordem de algum superior”, acusou Luiz Linhares, que também preside a Futpar.

Nem a caminho de ser técnico



Da Equipe FutebolPR

Mesmo ainda sem condições de atuar uma partida inteira pelo Rio Branco, o zagueiro Nem tem se revelado importante para o elenco do Leão da Estradinha. Motivador, ele age quase como um auxiliar técnico do treinador Nilo Neves. O experiente defensor avalia que o time está no caminho certo e vai classificar. “Daqui para frente nós vamos começar a brigar com os clubes que são os nossos adversários diretos na luta pelas vagas na próxima fase. Fizemos um bom papel contra os times da capital, por isso temos totais condições de encararmos os demais”, afirma Nem, admitindo que começa a fazer no Rio Branco um laboratório para vir a ser técnico.

Resumo do campeonato



Da Equipe FutebolPR

Jogos: 14
Gols marcados: 38
Média de gols: 2,71
Empates: 2
Vitórias de times locais: 8
Vitória de times visitantes: 3
Total arrecadado: R$ 524.849,00
Média de arrecadação: R$ 37.489,21
Total de público: 30.213
Média de público: 2.158

Média de público dos clubes (mandantes)
10.586... Atlético
5.986... Rio Branco
3.091...Paraná
2.795... Toledo
2.252...Coritiba
1.318... Operário
1.132... Cascavel
870...Nacional
727... ACP
642...Iraty
477... Serrano
185... Corinthians Paranaense
133... E. Beltrão
29... Cianorte

Time que mais vezes liderou: Coritiba, duas rodadas
Time que mais vezes ficou na ZR: E. Beltrão e Serrano, duas rodadas
Melhor ataque: Coritiba, com 6 gols
Pior ataque: E. Beltrão, 0 gol
Melhor defesa: Coritiba e Operário, 1 gol
Pior defesa: E. Beltrão e Rio Branco, 5 gols sofridos
Maior goleada: E. Beltrão 0 x 4 Paraná Clube
Placar mais repetido: 2 x 1 (5 vezes)
Time que mais venceu: Coritiba e Operário, duas vezes
Time que mais perdeu: E. Beltrão, duas vezes
Time que mais empatou: Atlético, Toledo, Serrano e Corinthians-PR, uma vez
Time com maior série invicta: Coritiba, Operário e Corinthians-PR, dois jogos

Artilheiros
3 Gols

Marcelo Toscano (PR)
2 Gols
Rafinha e Ariel (Cori)
Leandro Bocão (Tol)
1 Gol
Netinho e Raul (Atl)
Danielzinho, Marcelo Peabiru, Rilber e Daniel Marques (ACP)
Irineu e Mineiro (Casc)
Briner e Márcio Nunes (Cian)
Renatinho e Pereira (Cori)
Cícero, Oliveira e Willian (Corinth)
Diogo e Rogério (Iraty)
Márcio e Luiz Rodrigues (NAC)
Davi Ceará, Lisa e Serginho Braga (Ope)
Elvis e Wellington Silva (PR)
Renan Meduna e Ratinho (RB)
Hugo (Ser)
Gol Contra
1 Gol
Willian (Corinth)

Expulsões: 6
Time com mais jogadores expulsos: E. Beltrão, com 2
Árbitro que mais apitou: Jarbe Cassol, Adriano Milczvski, Antônio Valdir dos Santos, Anderson Carlos Gonçalves, Sandro Schmidt, Antônio Denival de Morais, Marcos Daniel de Camargo Fábio Filipus, Edivaldo Elias da Silva, Heber Roberto Lopes, Everaldo Lambert dos Reis, Leandro Júnior Hermes, Selmo Pedro dos Anjos Neto e Nilo Neves de Souza Jr, 1 jogo

Operário não vencia desde 1990



Da Equipe FutebolPR

Antes da espetacular vitória de quarta-feira, quando bateu o Atlético por 2 x 1, em plena Arena, o Operário passou praticamente 20 anos sem ganhar do Rubro-negro. A mais recente vitória havia sido na Segunda Divisão da Copa Brasil de 1990 – similar da atual Série B do Brasileiro -, em 9 de dezembro de 1990.

Na fase semifinal do torneio, em um grupo que reunia Atlético, Operário, Catuense-BA e Criciúma, o Fantasma ganhou por 2 x 1, no Germano Kruger, mas não ficou com a vaga. O Furacão foi para a final contra o Sport Recife, que acabou campeão do torneio.

Na época, o Operário atuou com Joceli; Cattani, João Neves, Alexandre e Flávio Miranda; Diney, Cambé e Nandinho (Oliveira); Niquinha, Éder e Joílton.

Atlético na ZR do estadual



Da Equipe FutebolPR

A goleada do Paraná Clube por 4 x 0 sobre o Engenheiro Beltrão, combinada com a derrota por 2 x 1 do Atlético para o Operário, causou um fato quase inédito no futebol paranaense: o Rubro-negro terminou a 2.ª rodada na zona de rebaixamento do estadual. Com 1 ponto, está na 11.ª colocação, à frente de Toledo, Serrano e Engenheiro Beltrão.

Desde 1967, quando terminou o campeonato na última colocação, mas escapou do rebaixamento através de subterfúgios políticos, o Atlético não freqüentava a ZR do Campeonato Paranaense. Sábado, o Furacão terá a chance de reverter a situação incomoda: recebe o Serrano, às 20h30, na Arena da Baixada.

Parceiro do LEC define técnico



Da equipe FutebolPR

O Londrina já tem técnico: é o gaúcho Ademir dos Reis, contratado pelo grupo Universe - novo gestor do Tubarão. A equipe será formada a toque de caixa para a disputa da Copa do Brasil. O LEC estreia no dia 24 de fevereiro na competição, contra o Uberaba, em Minas Gerais.

Na tarde desta quinta-feira, foi formalizada a parceria entre o grupo paulista e os interventores judiciais do Tubarão, representados pelo procurador do Trabalho Heiler Ivens de Souza. O clube estava sob gestão judicial em consequência de uma enxurrada de ações trabalhistas que passou a acumular recentemente.

Ademir dos Reis estava no Sport Campo Mourão, clube com o qual o Universe também tem parceria. Dezenove jogadores que ele vinha treinando serão trazidos de Campo Mourão para vestir a camisa alviceleste.

Fonte: Agência Londrix

Fique de olho no apito



Da Equipe FutebolPR

Sábado
20h30 - Atlético x Serrano
Local:
Arena da Baixada, em Curitiba
Árbitro: Leomir de França Cuque
Assistentes: Luiz Henrique de S. Santos Renesto e Márcio Lopes Guerra

Domingo
16h40 - Corinthians x Rio Branco
Local:
Ecoestádio, em Curitiba
Árbitro: Ricardo de Lima Legnani
Assistentes: Francisco Aurélio do Prado e Fábio Gazarini Silva

16h40 - Iraty x TCW
Local:
Emílio Gomes, em Irati
Árbitro: Maurício Batista dos Santos
Assistentes: Altair Luis Daghetti e Sandra Maria Dawies

16h50 - Engenheiro Beltrão x Coritiba
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Assistentes: Roberto Braatz e Dirceu Elói Comin

16h50 - Cianorte x Operário
Local:
Albino Turbay, em Cianorte
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Rogério de Oliveira Costa

16h50 - Nacional x Cascavel
Local:
Erick Georg, em Rolândia
Árbitro: Cláudio Luiz Pacheco
Assistentes: José Carlos Dias Passos e Alexandre Cavalcanti de Souza

19h30 - Paraná Clube x ACP
Local:
Vila Capanema, em Curitiba
Árbitro: Evandro Rogério Roman
Assistentes: Carlos Braatz e Daniel Cotrim de Carvalho

Classificação


Campeonato Paranaense
Regulamento
• Classificam para a 2.ª fase os oito que mais pontuarem na 1.ª fase (disputada em turno único).
• Os quatro que menos pontuarem na 1.ª fase serão rebaixados.
• O primeiro e o segundo colocados da 1.ª fase vão com dois pontos e um ponto extra para a 2.ª fase.
• Na 2.ª fase, o 1.º fará sete jogos em casa; o 2.º, seis; o 3.º, cinco; o 4.º, quatro; o 5.º, três; o 6.º, dois; o 7.º, um, e o 8.º, nenhum.
• Será campeão o que terminar a 2.ª fase (disputada em turno único) com o maior número de pontos.

Depois de 420 dias, Tricolor
volta a saborear goleada


0 x 4


Da Equipe FutebolPR

Desde 18 de novembro de 2008, quando goleou o CRB pela Série B, na Vila Capanema, o Paraná Clube não ganhava por 4 x 0 em uma competição profissional. Na tarde desta quinta-feira, em Paranavaí, o Tricolor rompeu o jejum de 420 dias e atropelou o Engenheiro Beltrão. O dono do jogo foi atacante Marcelo Toscano, que balançou a rede 3 vezes.

A partida serviu também para acabar com um tabu que cercava o jovem meio-campista Elvis. Sempre que ele entrava como titular, o Paraná não vencia. Pois agora ele está livre da sina e ainda deixou sua marca no placar. Já o Engenheiro Beltrão caiu para a lanterna do estadual, amargando a segunda derrota seguida. O clube não pode mandar o jogo em seu estádio, o João Cavalcante de Menezes, pois está interditado pela FPF.

O Paraná Clube aproveitou-se do gramado em dimensões maiores e envolveu o Engenheiro. Apesar de o adversário ter uma qualidade técnica inferior à do Rio Branco, o Tricolor evoluiu em relação à rodada de estreia. O meio-campo atuou mais compacto e a zaga foi menos exigida. Mesmo assim, o técnico Marcelo Oliveira avalia que a goleada não pode servir para esconder os pontos fracos do time, e os que ainda precisam ser melhorados. “Temos muito a evoluir”, disse.

21/1/2010
Engenheiro Beltrão 0 x 4 Paraná Clube
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí; Árbitro: Marcos Daniel de Camargo; Assistentes: Adair Carlos Mondini e Rony Marcelo Slaviero; Renda: R$ 1.990; Público: 133; Gols: Marcelo Toscano, 4min, e Elvis, 26min do 1.º; Marcelo Toscano, 19min e 28min do 2.º; Cartões amarelos: Luiz Henrique Camargo, Alessandro Lopes e Baiano
Engenheiro Beltrão: Gean; Baiano (Everton Lima), Luiz Gustavo, Braga e Luiz Alberto (Fabinho); Quintino, Alisson, Jefferson e Safira; Márcio Alcides (Douglas) e Fernando Sá
Técnico: Rodrigo Cascca Muller
Paraná Clube: Juninho; Irineu (Diego Correia), Alessandro Lopes e Luís Henrique; Murilo, Luiz Camargo, João Paulo, Elvis (Chicão) e Guaru; Marcelo Toscano e Douglas Santana (Igor)
Técnico: Marcelo Oliveira