
As ações para que Curitiba receba a Copa do Mundo 2014 têm sido verdadeiros tiros no pé. Começou com a tentativa de se levar os jogos para um estádio particular, o que impediu qualquer consenso político em torno do projeto, e pior: virou obstáculo enorme à viabilidade econômica para se adequar o palco dos jogos ao exigente caderno de encargos da Fifa.
Mas não é só isso. O mais novo tiro no pé foi a nomeação do ex-vereador Algaci Túlio ao cargo de secretário para assuntos da Copa. Puro oportunismo. Se fosse para se criar uma pasta nova, que se fizesse uma para buscar soluções para o lixo da cidade ou para resolver os problemas do transporte coletivo da capital e da região metropolitana. Secretaria da Copa cheira a cabide de emprego.
Outro erro: nomear para a pasta a pessoa errada no cargo errado. Algaci Túlio não tem nenhuma identidade com o futebol – no máximo, foi diretor do Combate Barreirinha (com todo respeito ao time amador de Curitiba) e organizador da Copa Litoral. Pior: qual será o nível de interlocução do ex-vereador com os inspetores da Fifa, que são técnicos acima de tudo, enquanto Algaci Túlio sequer inglês fala?
É por essas a outras que, a cada dia que passa, a Copa 2014 em Curitiba parece mais distante.
Tweet