header-photo

Obra do Gomyde



Da assessoria da Justiça Federal

O juiz Vicente de Paula Ataíde Júnior, da 5.ª Vara Federal de Curitiba, determinou nesta terça-feira que, num prazo de 90 dias, a contar da intimação, a autarquia estadual Paraná Esportes repasse aos municípios paranaenses, de forma proporcional à população, recursos previstos no art. 6.º, II, da lei 9.615/1998 (Lei Pelé) retroativo ao ano de 2005, dos quais os municípios têm direito a 1/6. Os recursos têm origem na arrecadação de 4,5% incidentes sobre cada bilhete lotérico.

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal na Ação Civil Pública n.º 2008.7000004197-0. Em sentença, que deverá ter cumprimento imediato, independentemente de recurso. O juízo autorizou a União Federal a restabelecer os repasses à Paraná Esportes, que tinham sido suspensos em medida liminar, assim que forem cumpridas as determinações.

A União também deverá fiscalizar o cumprimento dos repasses aos municípios pela autarquia. Caso a Paraná Esportes não repasse os valores no prazo estipulado, caberá aplicação de multa diária no valor de R$ 50 mil.

Ele voltou



Da Equipe FutebolPR

Na tarde desta terça-feira, a diretoria do Corinthians Paranaense apresentou o novo técnico da categoria profissional para a temporada 2010. Os trabalhos serão comandados por Lio Evaristo, que regressa ao clube pela terceira vez. O presidente do clube, Juarez Malucelli, e toda a comissão técnica formada agora por Lio (técnico), Josemar (preparador físico), Dibe (preparador de goleiros), Sandro e Cuca (auxiliares técnicos), deram as boas vindas aos jogadores e conversaram demoradamente com o elenco formado atualmente por 25 jogadores. Em 2010, o Corinthians Paranaense vai disputar o estadual e a Copa do Brasil. A meta do clube também é buscar vaga para a Série D do Brasileiro.

Braatz no mundial interclubes



Da Equipe FutebolPR

Na manhã desta terça-feira, o árbitro Heber Roberto Lopes e o assistente Roberto Braatz realizaram teste físico da Fifa em La Plata , na Argentina, e foram aprovados. Além dos dois paranaenses também participaram da avaliação os gaúchos Carlos Eugênio Simon e Altemir Haussman, que igualmente obtiveram sucesso no teste.

Para Roberto Braatz, assim como para a dupla gaúcha, a aprovação representa a participação deles no mundial interclubes, que será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em dezembro.

Braatz aumenta sua cotação para estar na Copa 2010. Segundo Afonso Victor de Oliveira, presidente da Associação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná (APAF), “normalmente quem vai para o mundial interclubes vai para a Copa”. “Isso representa em torno de 98% de chances de uma convocação para a Copa”, acrescentou.

Fifa e COI protegem marcas



Da Equipe FutebolPR

Empresas que não são patrocinadoras da Copa de 2014 nem das Olimpíadas de 2016 devem tomar cuidado com o uso de símbolos dos eventos ou com a simples menção de frases sobre esses campeonatos em seus produtos. Isso porque o uso indevido pode gerar ações milionárias e levar muitos à Justiça.

Especialistas em propriedade intelectual e esportes alertam que a utilização sem critérios e sem uma orientação jurídica das marcas que pertencem à Fifa e ao COI podem resultar em ações e multas pesadíssimas.

No Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Fifa tem 27 registros de marcas e expressões relacionadas à Copa. Da mesma forma, o COI também está protegido. A Lei n.º 12.035, de 1.º de outubro de 2009, instituiu o Ato Olímpico, cujo objetivo é assegurar garantias e regras especiais para a realização do evento no Rio de Janeiro, em 2016.

O uso indevido da marca pode gerar uma ação de indenização por danos morais e até motivar um processo no âmbito criminal. Para os especialistas, a melhor saída para as empresas é sempre fazer uma análise jurídica antes de lançar uma campanha publicitária. Uma saída é colocar algo como Campeonato Mundial de Futebol, além de evitar o uso de símbolos da Copa ou o brasão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Fonte: DCI

E se o veranico vier?



Da Equipe FutebolPR

A notícia ganhou as páginas da internet rapidamente: Curitiba vai sediar a fase de preparação da Seleção Brasileira para a Copa de 2010, na África do Sul. Em maio, o escrete ficará cerca de uma semana no CT do Caju, antes de viajar para fora do país.

O técnico Dunga e o presidente CBF, Ricardo Teixeira, estiveram na cidade, nesta terça-feira, além do auxiliar técnico Jorginho. O motivo da escolha é o clima da capital paranaense, comparável ao que o Brasil vai encontrar na África do Sul. Só esqueceram de avisar a turma que em maio sempre pinta o veranico na cidade.

Se ele vier na semana da Seleção em Curitiba, babau aclimatação.

Torcedor do Goiás



Da Equipe FutebolPR

Considerado um dos três principais ídolos do Goiás, junto com Fernandão e Túlio Maravilha, e maior artilheiro do alviverde do Centro-Oeste em Campeonato Brasileiro
(51 gols, ao lado de Araújo), o meio-campista Paulo Baier admite não comemorar gol caso balance as redes contra o time esmeraldino, domingo. No jogo de ida, no 1.º turno, Baier não enfrentou seu ex-time e o Goiás venceu por 3 x 0, em Goiânia.

Ticão no Londrina



Da Equipe FutebolPR

O colunista Fiori Luiz, da Folha de Londrina, informa que Aliomar Mansano - esse é o nome do Ticão – pode ser contratado pelo Londrina. Trata-se de um dos maiores descobridores de talentos do futebol brasileiro. No PSTC, passaram por ele Dagoberto, Kléberson, Fernandinho, Jadson, Alan Bahia, entre outros. Depois de vários anos no Cruzeiro e no Atlético-PR, Ticão espera as eleições no Londrina para definir seu futuro.

Um ajuda o outro



Da Equipe FutebolPR

• Na 34.ª rodada, se o Coxa roubar pontos do Botafogo, se ajuda e ajuda o Atlético.
• Na 35.ª, se o Atlético roubar pontos do Fluminense, se ajuda e ajuda o Coxa.
• Na 37.ª, se o Rubro-negro roubar pontos do Botafogo, se ajuda e ajuda o Coritiba.
• Na 38.ª rodada, se o Coxa roubar pontos do Fluminense, se ajuda e ajuda o Atlético.