header-photo

Cada um no seu quadrado

Nello Morlotti

Jornalistas e radialistas que trabalham na cobertura do Paraná Clube têm reclamado do patrulhamento que vêm sofrendo, principalmente de torcedores profissionais. A mais recente atingiu o portal da rádio Banda B, que quarta-feira noticiou que funcionários do Tricolor articulavam uma paralisação para cobrar salários atrasados – algo recorrente no clube nos tempos recentes.

Foi aí que a tropa de choque entrou em ação, tentando imputar que a notícia era falsa. Um dos líderes da tropa, que aliás tem horário na rádio Banda B, foi um dos primeiros a se voltar contra o portal da emissora, sugerindo, via Twitter, que há um complô da imprensa contra o Paraná e que o clube deveria mover processo contra “os que mentem”. Puro tiro no pé.

A ponto de o próprio diretor financeiro do Tricolor declarar que realmente há dificuldades para receber do patrocinador master e que isso tem gerado atrasos de pagamento no clube. O atraso da empresa para com o Paraná, diga-se de passagem, se deve por culpa do próprio Tricolor, que tendo contas bancárias bloqueadas judicialmente não consegue receber os depósitos.

Como se vê, não há aí nenhuma teoria da conspiração da imprensa quando trata da realidade do Paraná Clube. Triste realidade, aliás, e que tem nos torcedores profissionais parcela de culpa. Foram eles que espantaram do Tricolor bons parceiros e que, agora, para não ver o clube sucumbir, estão retornando para ajudar. Então, pergunta-se: qual ajuda os torcedores profissionais estão dando ao Paraná?

Se nenhuma, poderiam começar a fazer a partir de agora algo que lhes é de direito: apenas torcer. E, como todo bom torcedor, pagar por isso em vez de receber. O que o Paraná Clube precisa, para serenar os espíritos, é que a diretoria dirija, o técnico treine, a torcida torça, as parcerias ajudem e a imprensa siga apurando os fatos que devem ser apurados. É cada um no seu quadrado. Só assim haverá luz no fim do túnel.

Negócio da China



Da Equipe FutebolPR

Os jornais noticiaram nesta quinta-feira que o Paraná está promovendo uma marca chinesa sem receber nenhum tostão pelo patrocínio. Como assim? Um clube com dificuldades financeiras fazendo caridade para multinacional da segunda maior economia do planeta?

Pior: de acordo com as notícias, o salário do técnico Ricardo Pinto estaria atrelado à verba do patrocinador. Daí se explica a grita do treinador na terça-feira, após o 1 x 1 contra a Portuguesa. Em outras palavras, o que ele quis dizer foi: para aguentar a “turma do amendoim”, só com dindin no bolso.

Em resposta, a diretoria tricolor demitiu nesta quinta-feira o assistente técnico de Ricardo Pinto, Luiz Juresco. De duas, uma: ou é um aviso ao treinador para que ele se limite ao trabalho nas quatro linhas ou é o começo do fim da breve era Ricardo Pinto na Vila Capanema.

A partir de agora, não vai surpreender se o Tricolor, a qualquer momento, fizer surgir um novo treinador no clube. Um dos cotados é o técnico do Mirassol. Caso se confirme, sai Ricardo Pinto, entra Ivan Baitello.

Coritiba e Vasco vão jogar
três vezes em uma semana


X
Da Equipe FutebolPR

Além das finais da Copa do Brasil, nos dia 1.º e 8 de junho, Coritiba e vasco farão outro duelo no dia 4 de junho.Pela 3.ª rodada do Campeonato Brasileiro, está previsto o duelo entre os clubes, no Couto Pereira. É mais ou menos o que aconteceu com Barcelona e Real Madrid na semifinal da Liga dos Campeões da Europa, quando no meio do duelo as equipes decidiram o título da Copa do Rei, na Espanha.

Para tentar esvaziar o jogo pelo Brasileiro, os dois clubes solicitaram à CBF o adiamento da partida do dia 4. A confederação dará uma resposta nesta sexta-feira, mas a expectativa é de que o duelo seja mantido. Se confirmado o confronto, a tendência é que, nesta partida, Coxa e Vasco atuem com seus times B.

Curitiba, pela 1.ª vez, sedia
uma finalíssima nacional


X
Da Equipe FutebolPR

Curitiba será, pela 1.ª vez, palco de uma finalíssima de um torneio classe A promovido pela CBF. Nesta quinta-feira, na sede da confederação, houve o sorteio da decisão da Copa do Brasil e ficou definido que o 1.º jogo entre Coritiba e Vasco será no Rio, no dia 1.º de junho, e a partida de volta acontece dia 8 de junho, na capital paranaense.

Nas outras vezes em que times paranaenses estiveram envolvidos em finais de campeonatos de ponta da CBF, a final sempre foi fora de Curitiba. Em 1985, quando o Coritiba foi campeão brasileiro, deu a volta olímpica no Maracanã. Em 2001, o Atlético foi campeão brasileiro no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul.

Nacional vence e se isola
na liderança da Segundona

Da Equipe FutebolPR

A 2.ª rodada da Divisão de Acesso teve nesta quinta-feira os três jogos que complementaram o giro. À tarde, em Apucarana, Sport Campo Mourão e Iguaçu empataram por 2 x 2. No outro jogo vespertino, o Toledo venceu o São José por 2 x 0. À noite, o Nacional de Rolândia ganhou por 1 x 0 do FC Cascavel e se isolou na liderança da Segundona.

O time do técnico Gilberto Papagaio teve seu gol marcado aos 13min do 1.º tempo, através de Renan. Já os gols do Toledo saíram dos pés dos zagueiros Bronzatti e Everton, enquanto Sport Campo Mourão e Iguaçu balançaram as redes com as duplas Murilo e Luiz Henrique e Beto Bombeiro e André Nunes, respectivamente.

Classificação