header-photo

Coxa busca título para
ele, e de mais ninguém


X
Da Equipe FutebolPR

O Coritiba busca nesta quarta-feira, às 21h50, um título inédito para ele. Sim, só para ele. Porque se o Coxa vencer o Vasco, e for campeão da Copa do Brasil, será dele a conquista e não do futebol paranaense. É balela achar que o Coritiba, nesta quarta-feira, é o estado do Paraná na Copa do Brasil. Não, não é. O Coritiba é o Coritiba. E o título, se vier, será orgulho dos coxas, para inveja dos demais. A ponto de a torcida do Atlético, por exemplo, já ter firmado pacto com os vascaínos para apoiá-los no Couto Pereira.

Por outro lado, se der Vasco, será injustiça. Apesar de a Copa do Brasil ser um torneio mata-mata, sem respeitar a lógica que impera no Campeonato Brasileiro, que é por pontos corridos e valoriza a melhor campanha, o Coxa foi arrebatador na disputa. Chega na finalíssima como o clube que mais venceu, que mais marcou gols e que mais encantou com seu futebol. Aliás, esse é o legado que o Coritiba de Marcelo Oliveira deixa para o futebol paranaense: é possível ser campeão jogando bonito.

A escola do futebol paranaense, antes vista como uma cópia mal acabada do futebol gaúcho, hoje ganha um quê da mineirice de Marcelo Oliveira. O Coritiba atual lembra um pouco dos melhores times de Atlético-MG e Cruzeiro, se bem que nesta quarta-feira vai ter de se valer um pouco do estilo gaúcho se quiser reverter a vantagem vascaína. Com a bola, terá de ser mineiro; sem a bola, gaúcho – marcando forte e não deixando os cariocas jogarem.

Se conseguir operar a química mineiro-gaúcho, vence o Vasco até com certa facilidade. O time do Rio é vulnerável nas laterais e a defesa, se acoçada, bate cabeça. Ao mesmo tempo, sabe contragolpear. Aí reside o perigo. Como perdeu por 1 x 0 em São Januário, o Coxa não pode tomar gol em casa. Será um jogo de xadrez para mais de 30 mil verem in loco e milhões acompanharem pela TV. E se o título vier, será uma conquista do Coxa para os coxas. Os outros, que corram atrás.

8/junho/2011
Copa do Brasil
Final
Jogo de volta
CORITIBA X VASCO
Local:
Couto Pereira, em Curitiba; Horário: 21h50; Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP); Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Coritiba: Édson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi; Leonardo (Marcos Aurélio) e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira
Vasco: Fernando Prass;Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramón (Márcio Careca); Eduardo Costa, Rômulo, Felipe e Diego Souza; Éder Luís (Bernardo) e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes

Novo técnico do Paraná quer
o primeiro título na carreira

Da Equipe FutebolPR

O técnico Roberto Fonseca, 49 anos, busca no Paraná Clube seu 1.º título como treinador. O Tricolor será o 23.º clube que comanda. Apesar de nascido no interior do Paraná, em Mandaguari, Fonseca construiu seu currículo no interior de São Paulo. No futebol paranaense, ele comandou Platinense, Londrina, Portuguesa Londrinense, Grêmio Maringá e Apucarana.

Outros clubes que Roberto Fonseca comandou foram: Francana-SP, Moto Club-MA, Sampaio Correa-MA, Bandeirante-SP, Barretos-SP, Catanduvense-SP, Bahia-BA, Sãocarlense-SP, Sertãozinho-SP, São Raimundo-PA, Guaratinguetá-SP, Rio Branco-SP, Oeste de Itápolis-SP, Botafogo-SP, Criciúma-SC, América-RN e São Caetano-SP.

Prass reconhece vínculo
afetivo com o Coritiba

Da Equipe FutebolPR

O goleiro vascaíno Fernando Prass admitiu nesta terça-feira ainda tem vínculos afetivos com o Coritiba. “Tive uma excelente fase no Coritiba. Ganhei títulos importantes e foi o clube que me propiciou atuar na Europa. Hoje atuo no Vasco e honro a camisa assim como honrei a do Coritiba. Meu trabalho na quarta-feira é defender o Vasco para ser campeão e ficar marcado na história desse clube”, completou Fernando, que vai fazer a 90º partida seguida pelo Vasco nesta quarta-feira.

No Coritiba, Fernando Prass teve a marca de goleiro menos vazado do Campeonato Paranaense três anos seguidos 2002/03/04 e foi bicampeão paranaense em 2003 de forma invicta e em 2004 com apenas uma derrota. O goleiro, que domingo atuou no 5 x 1 para o Coritiba, recebeu críticas da torcida vascaína, mas promete se redimir na finalíssima da Copa do Brasil. Confira os números de Prass no Coxa e Vasco:


Presidente do São José acusa
FPF de favorecer Foz do Iguaçu



Da Equipe FutebolPR

O presidente do São José dos Pinhais, Márcio Silva, acusou nesta terça-feira que a Federação Paranaense de Futebol estaria favorecendo o Foz do Iguaçu na Divisão de Acesso. Segundo ele, a FPF usa “dois pesos e duas medidas” para tratar os filiados. Para o São José, estrangulou o prazo para que o clube quitasse as taxas atrasadas de arbitragem. Já para o Foz, dilatou o horário para que o clube das três fronteiras registrasse um jogador.

Em nota divulgada nesta terça-feira, Márcio Silva explicita sua revolta. “Às 15h30 de sexta-feira (3), eles nos ligaram avisando sobre as taxas de arbitragem. Eu disse que chegaria às 17h, para efetuar o pagamento, mas eles me falaram que só esperariam até as 16h, mesmo com a Federação fechando às 19h30, pois disseram que tinham visita do TJD. Certo dia, o Foz do Iguaçu precisava inscrever um jogador no BID, e eles esperaram até as 22h30. Por que com o São José não esperaram nem até as 17h? São dois pesos e duas medidas”, comentou.

O dirigente afirmou que vai processar a FPF. “Esta foi a primeira vez que o São José esteve devendo pra Federação, eram apenas R$ 4 mil. Tem clube que deve muito mais desde o ano passado e nunca perdeu por W.O. O advogado do clube está entrando com uma ação contra a Federação. Nós ainda não pagamos a taxa de arbitragem, mas contra o Serrano vamos jogar mesmo assim. Se contra o Serrano vamos poder jogar, porque não pudemos jogar domingo? Perseguição contra o São José”, afirmou Márcio Silva, que reclama também do fato de a FPF não liberar o estádio do Pinhão, que há um mês já obteve todos os laudos liberatórios.

Clássico metropolitano
agita Divisão de Acesso

Da Equipe FutebolPR

O clássico metropolitano entre Londrina e Nacional é o principal confronto da 6.ª rodada da Divisão de Acesso. O time de Rolândia tentará acabar com a invencibilidade do Tubarão. A partida acontece nesta quinta-feira, no estádio do Café e, caso o LEC enrosque no rival da região norte pode dar oportunidade para que o Serrano assuma a liderança isolada do torneio.

O Serrano recebe o São José, que foi reintegrado à disputa depois de ter sido suspenso pela FPF na rodada anterior, o que permitiu ao Foz vencer por W.0. Será um duelo contra um dos lanternas da disputa. O outro é o FC Cascavel, que demitiu na segunda-feira o técnico Gilberto Pereira.

Nesta rodada, o FC Cascavel vai encarar o Toledo fora de casa, sob o comando de Rodrigo Pastana, que passa a acumular os cargos de treinador e diretor de futebol. Quem também vai estrear técnico novo é o Grêmio Metropolitano, que contratou o ex-jogador Valdo. Ele disputou as Copas de 1986 e 1990 e foi companheiro de Alemão, que dirige o Iguaçu. Nesta quinta-feira, eles não vão duelar no Willie Davids. Valdo assume a equipe de Maringá no final de semana.

A rodada se completa com Foz do Iguaçu x Sport Campo Mourão. O time das três fronteiras segue se reforçando para a disputa. Nesta semana, apresentou o volante Bahia e o atacante Fábio Buda.

Divisão de Acesso
6.ª rodada
9/junho/2011

SERRANO X SÃO JOSÉ
Local:
Newton Agibert, em Prudentópolis; Horário: 15h30; Árbitro: Almir Rogério Ruiz Garcia; Assistentes: Clodoaldo Joarez Meier e Inês Penteado

FOZ DO IGUAÇU X SPORT CAMPO MOURÃO
Local:
ABC, em Foz do Iguaçu; Horário: 20h15; Árbitro: Renato Karas; Assistentes: Vagner Blazius e Agustinho Araujo

GRÊMIO METROPOLITANO X IGUAÇU
Local:
Willie Davids, em Maringá; Horário: 20h30; Árbitro: Amauri Carvalho Pahins; Assistentes: Flávio Húpalo e Giovani Marcos Matielo

TOLEDO X FC CASCAVEL
Local:
14 de Dezembro, em Toledo; Horário: 20h30; Árbitro: Paulo do Amaral; Assistentes: Alessandro Michel de O. Domiciano e Sandro Alberto Sepp

LONDRINA X NACIONAL
Local:
Café, em Londrina; Horário: 20h30; Árbitro: Anísio Monteschio Jr.; Assistentes: Cacio Junior Quadrelli e Márcio Henrique de Siqueira

Divisão de Acesso agora tem
dois discípulos de Lazaroni

Da Equipe FutebolPR

O Grêmio Metropolitano apresenta nesta quarta-feira seu novo técnico. Trata-se do ex-meio-campo Valdo, que já disputou as Copas de 1986 e 1990. Ele substitui Ivair Cenci e é o segundo discípulo de Sebastião Lazaroni que vai atuar na Divisão de Acesso. O outro é Alemão, que comanda o Iguaçu de União da Vitória.

Quinta-feira, os dois poderiam duelar no Willie Davids, em Maringá, mas Valdo preferiu assumir a equipe a partir do final de semana. Para o confronto diante do Iguaçu de União da Vitória, o diretor de futebol Tico continuará à frente do elenco.