header-photo

A derrota



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Foi a 4.º pior goleada sofrido pelo Paraná Clube em seus quase 21 anos. Houve um 6 x 0 para o São Paulo, em 2007, e outros dois 6 x 1: em 2002, para o Atlético, e em 2004, para o Vitória. Nesta sexta-feira, outro 6 x 1. Mas foi diferente das goleadas anteriores.

Nas ocasiões anteriores, o Paraná tomou gols por causa dos chamados “minutos de bobeira”. Porém, nunca faltou alma. Nesta sexta, quem enfrentou a Portuguesa, no Canindé, foi um aglomerado de zumbis vestindo a camisa do Paraná.

Esse elenco, do goleiro ao ponta-esquerda, perdeu o respeito pela instituição. Mesmo os que chegaram agora já foram contaminados. Pior: a culpa não é deles. O Paraná não se deu ao respeito e se permitiu ser desrespeitado pelos jogadores.

Não tivesse na situação em que está, precisando deste time para não cair para a Série C, seria o caso de mandar todos embora. Quem vai é o técnico Marcelo Oliveira, que ao renegar Luiz Camargo, e ver o jogador rebelar-se, perdeu o controle do elenco.

Vem Roberto Cavalo, que vai precisar dar um choque de responsabilidade ao time. Mas é preciso que o clube também assuma suas responsabilidades. Se reincidir na política de não pagar seus atletas, o Paraná não vai merecer outra coisa senão ver zumbis vestindo sua camisa. E nessa toada, 6 x 1 ficou barato.

A carta

Prezado PARANISTA,

Permita-me tomar o seu tempo, para uma reflexão sobre nosso querido TRICOLOR. Sinto-me extremamente triste com os acontecimentos que vem ocorrendo com nosso PARANÁ CLUBE. Infelizmente, a quase totalidade daqueles empolgados torcedores que no ano de 1989 reuniram-se e criaram aquele que seria o grande clube do SUL DO BRASIL, que seria o extraordinário CLUBE DO ANO 2000, sumiram, desapareceram, esqueceram dos propósitos e projetos que foram planejados. Onde estão vocês? Onde estão todos os que se incorporaram ao clube depois da fusão? Onde estão todos os que tiveram tantas alegrias, tantas comemorações, tantos títulos nos anos 90? Onde estão vocês? O que fazem, como colaboram, com quanto contribuem os cerca de 400 conselheiros? Só dão conselhos? Acho que nosso PARANÁ CLUBE precisa muito mais do que conselhos.
Onde estão aqueles mais de 200 entusiasmados PARANISTAS, que foram àquela reunião no Restaurante Veneza para apoiar a REVOLUÇÃO PARANISTA e que comprometeram-se em apoiar financeiramente, e nada aconteceu? Onde estão todos os EX-PRESIDENTES, EX-DIRETORES, EX-CONSELHEIROS? Sumiram, vazaram, deixaram de ser PARANISTAS, deixaram de gostar de futebol, mudaram de time, ou só apoiam ou apoiarão quando o time/ clube estiver por cima? Quando estiver vitorioso, quando estiver contratando grandes jogadores, estiver na série A do Brasileiro, for novamente PENTACAMPEÃO? Vocês só voltarão quando isso acontecer novamente? Seria maravilhoso. Todavia, infelizmente não só de vitórias vive o esporte. O apoio tem que ser sempre, em todas as situações.
TORCIDA PARANISTA, GRANDE TORCIDA TRICOLOR, onde está você? Mais de 40 mil no Pinheirão contra o Grêmio? Onde estão vocês que enchiam o PINHEIRÃO, A VILA OLIMPICA, A VILA CAPANEMA, nos anos 90? Vocês deixaram de torcer, de gostar, de amar nosso TRICOLOR? Não posso acreditar que hoje somos somente aqueles 2,3 mil que vão aos jogos.
TRICOLORES mostrem sua cara, voltem ao estádio, em qualquer situação, principalmente nesse momento de dificuldade. Esse PARANÁ CLUBE é muito GRANDE, é VITORIOSO, tem tradição de 21 anos, tem uma soma extraordinária de conquistas nesses poucos anos. Sete títulos estaduais, dois títulos brasileiros, participação na Sul americana e na Libertadores.
Eu jamais deixei de colaborar, de participar, não quis e não quero cargos. Ajudei e apoiei sempre a todos os dirigentes em todas as gestões do clube. Permita-me (prezado PARANISTA, estimado TRICOLOR, do mais humilde torcedor, dos sócios, dos anteriores e atuais conselheiros, dos anteriores e atuais dirigentes, Ex-Presidentes e atuais Presidentes dos Conselhos Normativo, Deliberativo e Conselho Executivo), dizer-lhes que UNIDOS EM PRÓL DO ''GRANDE PARANA CLUBE'', tenho certeza que retomaremos o nosso caminho de sucesso e grandes conquistas. ASSOCIE-SE, CONTRIBUA ESPONTANEAMENTE, VÁ AO ESTADIO, NOSSO PARANÁ CLUBE PRECISA DO SEU APOIO. Proprietários de empresas industriais, comerciais, de serviços, apóiem patrocinando placas de publicidade, camisa, uniforme. APOIE, VOLTE, TENHA ORGULHO DE SER PARANISTA. GRITE ''ÉÉÉÉÉ TRICOLORRRRRR!!!!
Saudações PARANISTAS.

Renato Trombini

Onde anda?

Da Equipe FutebolPR

Lembra do Paulo Campos, que já treinou Paraná Clube e Iraty, e que, inclusive, foi assistente técnico de Vanderlei Luxemburgo no Real Madrid? Pois ele está no Resende Futebol Clube, do Rio, há 45 dias. Sua missão é montar o time para a disputa do Campeonato Carioca 2011.

Só a imagem destoou



Da Equipe FutebolPR

Às vésperas das eleições, o Atlético lançou uma campanha legal: incentivar sua torcida a votar com consciência. O clube lançou o slogan: “Exerça a cidadania da mesma maneira que você exerce a sua paixão”. A mensagem só atravessou na imagem, que mostra um torcedor segurando titulo de eleitor e uma carteira de identidade. Logo agora, que o STF derrubou a obrigatoriedade do voto mediante apresentação do título de eleitor. Vale só um documento oficial com foto, seja para torcedor do Atlético ou de qualquer outro clube.