header-photo

É a hora da liga Sul-Minas

Caio Dipow, especial para o FutebolPR

O racha no Clube dos 13 sinaliza que é hora de os clubes paranaenses – sobretudo Atlético, Coritiba e Paraná Clube – defenderem a volta da Sul-Minas, ou melhor, do surgimento da Liga Sul-Minas. Só assim, eles conseguirão ter força para negociar cotas interessantes de televisão, seja qual for a emissora que vai passar a transmitir os jogos de futebol no país. Se não se aliar à dupla Gre-Nal, e a Atlético-MG e Cruzeiro, o Trio de Ferro vai ficar no limbo.

Com o apoio da CBF, o levante já começou. E ele não vai poupar sequer as federações. Primeiro foi o Corinthians; agora, é o bloco carioca. Em seguida, virão os paulistas em peso. Se formarem um bloco Sul-Minas, os clubes mineiros, gaúchos, catarinenses e paranaenses podem ter força significativa na nova estrutura que irá surgir no futebol brasileiro. Caso contrário, vão ficar com o resto, principalmente paranaenses e catarinenses.

O momento é oportuno também para romper de vez com os arcaicos campeonatos estaduais e reviver a bem-sucedida Copa Sul-Minas (1999-2002). O torneio só não se tornou um sucesso maior por que as federações intervieram e forçaram a CBF a criar um calendário que sufocou o Sul-Minas. Mas agora a confederação dá sinais de que vai incentivar o surgimento das ligas, em detrimento das federações. Atlético, Coritiba e Paraná deveriam iniciar as articulações já. Fica o aviso.

Se passar pelo Ypiranga, Coxa
terá caminho “fácil” no torneio


X
Da Equipe FutebolPR

Bem ao estilo Marcelo Oliveira, o Coritiba prega humildade para enfrentar o Ypiranga nesta quinta-feira. Não dá, porém, para esconder o elevado favoritismo do Coxa. Em casa, o time se classifica se empatar por qualquer placar. Além disso, entra em campo embalado pela boa vitória no Atletiba e repete o time que virou sensação do estadual.

Passando pelo Ypiranga, o Coritiba garante R$ 200 mil na conta e visualiza um dos caminhos mais “fáceis” do torneio. Seu próximo adversário sairá do duelo entre Brusque-SC e Atlético-GO. Avançando, enfrentará Vitória, Botafogo-PB ou Caxias-RS. Indo mais adiante, nas quartas-de-final, é que os adversários tradicionalmente mais difíceis devem aparecer. O mais cotado é o Palmeiras.

O Ypiranga já está em Curitiba e nesta quarta-feira treinou no CT do Caju. O clube tem desfalques por causa de suspensões e de lesões. O clube precisa vencer por dois gols de diferença para classificar. Na partida de ida, em Erechim-RS, o Coriitba venceu por 1 x 0.

24/fevereiro;/2011
CORITIBA x YPIRANGA-RS
Local:
Couto Pereira, em Curitiba; Horário: 19h30; Árbitro: Milton Etsuo Ballerini (SP); Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)
Ypiranga: Bruno; Thiago Gasparino, João Lima, Mateus e João Paulo; Saulo, Geovani, Cristiano e Tiago Pereira; Silvestre e Pansera
Técnico: Agenor Piccinin
Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho; Leandro Donizete, Léo Gago e Davi; Rafinha e Marcos Aurélio; Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

Mais 22 times podem ir à
2.ª fase da Copa do Brasil

Da Equipe FutebolPR

Além de Flamengo, São Paulo, Goiás, Uberaba e Caxias-RS, mais 22 equipes podem carimbar a vaga na 2.ª fase da Copa do Brasil. Oito delas, com certeza, pois fazem o jogo de volta. As outras 14, que disputam a partida de ida na condição de visitante, precisam vencer por dois ou mais gols diferença. Entre os times que podem avançar no torneio, estão Atlético, Iraty e Paraná. Confira os jogos desta quarta-feira:

Ida
Penarol-AM x Paysandu-PA
River Plate-SE x Botafogo
Brusque x Atlético-GO
Rio Branco-ES x Ipatinga-MG
Trem x Náutico
Baré-RR x Ponte Preta
Vilhena x Avaí
Águia de Marabá x Brasiliense-DF
Rio Branco-AC x Atlético
Iape x Atlético-MG
Comercial-PI x Palmeiras
Comercial-MS x Vasco
Cuiabá-MT x Ceará
Coríntians-RN x Santa Cruz-PE

Volta
Guarani -SP x União-MT (4x4)
Paraná Clube x Gurupi (1x1)
Grêmio Prudente x Iraty (1x3)
Fortaleza x Fast (2x0)
Bahia x São Domingos (0x0)
Portuguesa x Bangu (1x3)
Santo André x Naviraiense (2x1)
ASA x Horizonte-CE (1x3)