header-photo

No Couto, Coxa joga
já pensando no Avaí


X


Da Equipe FutebolPR

Em tese, o Coritiba entra em campo para disputar sua partida mais fácil até aqui, na temporada 2010. Ao contrário do estadual, em que a cada rodada é obrigado a vencer para conquistar o supermando, nesta quarta-feira basta o empate. E não precisa nem marcar gol. Para avançar na Copa do Brasil, o Coxa se garante com um 0 x 0 contra a Luverdense, às 21h, no Couto Pereira.

No jogo de ida, o Coritiba venceu por 1 x 0, no Mato Grosso. Se o visitante quiser virar a zebra da 1.ª fase, precisa ganhar do Coxa por dois gols de diferença no tempo normal. Caso venha a vencer por 1 x 0, o alviverde ainda terá a oportunidade de decidir a vaga nos pênaltis. Quem classificar, pega o Avaí.

Entre os titulares do Coritiba, o único desfalque será o meio-campista Renatinho. O jogador recupera-se da pancada no joelho direito que levou do zagueiro Manoel, no atletiba de domingo. Em seu lugar entra Enrico. Outro que não poderá atuar é o atacante Bill, que foi expulso no jogo de ida.

Na Luverdense, o técnico Tarcísio Pugliesi repete o time. A equipe vem de uma série de vitórias no Campeonato do Mato Grosso e promete endurecer o jogo nesta quarta-feira. A delegação chegou na terça-feira em Curitiba o treinador avalia que fará uma partida melhor do que no confronto de ida. “A equipe estava muito tensa naquele jogo e agora está mais relaxada”, afirma, sabendo que a missão é difícil.

10/3/2010
Copa do Brasil
1.ª fase (jogo de volta)
Coritiba x Luverdense-MT
Local:
Couto Pereira, em Curitiba; Horário: 21h; Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (FIFA); Assistentes: João Bourgalber Nobre Chaves (SP) e Servio Antonio Buciolli (SP)
Coritiba: Edson Bastos; Fabinho Capixaba, Jeci, Pereira e Triguinho; Marcos Paulo, Leandro Donizete, Enrico e Rafinha; Marcos Aurélio e Ariel
Técnico: Ney Franco
Luverdense: Ronaldo; Macaé, Bogé, Zé Roberto e Marcelo Guerreiro; Buti, Simeão, Renan e Mayckon Gaúcho; Flavio Torres e Paulinho Marília
Técnico: Tarcisio Pugliesi

TJD mantém mando do Serrano



Da Equipe FutebolPR

Na noite desta terça-feira, o TJD-PR julgou o caso do jogo Serrano 1 x 2 Cianorte, quando houve incidentes no final partida. O time de Prudentópolis corria o risco de perder mando de campo, mas os auditores decidiram apenas pela multa de R$ 2 mil. Com isso, o estádio Newton Agibert está liberado para o jogo contra o Rio Branco, na última rodada da 1.ª fase. Domingo, o Serrano vai a Ponta Grossa enfrentar o Operário.

Londrina decide vaga
para “retornar” à elite


X


Da Equipe FutebolPR

O Londrina enfrenta o Uberaba, nesta quarta-feira, às 21h, pelo jogo de volta da 1.ª fase da Copa do Brasil. Na partida de ida, o Tubarão perdeu por 1 x 0 e para seguir no torneio precisa pelo menos vencer pelo mesmo placar para provocar a decisão por pênaltis. O confronto acontece no Waldemiro Wagner, em Paranavaí, por que o estádio do Café está interditado.

A motivação londrinense está na 2.ª fase da Copa do Brasil. Se passar pelo Uberaba, vai enfrentar provavelmente o Fluminense, que nesta quarta-feira decide a vaga contra o Confiança-SE, no Rio. Seria a 1.ª vez, em 17 anos, que o Londrina voltaria a se confrontar contra um time da elite carioca. A última ocorreu em 1993, também na Copa do Brasil, quando o Tubarão foi eliminado pelo Flamengo (1 x 0 e 1 x 1) nas quartas-de-final.

Para atingir o sonho de voltar a enfrentar um top de linha do futebol brasileiro, o Londrina terá modificações no time. Na zaga, as novidades serão China e Valter. No ataque, o técnico Ademir Bortóglio estreia Carlão, que servirá de referência na área adversária.

Assim como o Londrina, o Uberaba também atuará com um time bastante diferente. Por causa de contusão ou opção técnica, a equipe muda em todos os setores. A definição ocorrerá no início da noite desta terça-feira, após o Uberaba fazer o treino de reconhecimento no Waldemir Wagner.

10/3/2010
Copa do Brasil
1.ª fase (jogo de volta)
Londrina x Uberaba-MG
Local:
Waldemiro Wagner, em Paranavaí; Horário: 21h; Árbitro: Márcio Chagas da Silva (SP); Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (FIFA-SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)
Londrina: Maurício; China, Valter, Reginaldo Marília e Jonathan; Dega, Luís Gustavo, Luiz Henrique e Fábio Júnior; Rafinha e Carlão
Técnico: Ademir Bertóglio
Uberaba: Fernando; Ivonaldo, Ednei Baiano, Rogério e Fabiano; Balduíno, Valtinho, Gustavo (Zé Maria) e Rafel Ipuã; Thiago Marin e Douglas
Técnico: Marcos Birigui

Dona Elza põe a
boca no trambone



Da Equipe FutebolPR

No programa Show de Bola, da Rede Massa na TV - aliás, o melhor da hora do almoço -, dona Elza, mulher do técnico Antônio Lopes, pôs a boca no trombone. Disse que em 40 anos acompanhando a carreira de seu marido nunca viu “tamanho desrespeito”. “Fomos surpreendidos. O trabalho que livrou o time do rebaixamento e os onzes jogos de invencibilidade no estadual não valeram de nada”, desabafou dona Elza.

Ela não quis revelar o porquê da saída de Antônio Lopes, mas deu a seguinte declaração: “Para mim isso foi armação. O Toninho, que tem todos os títulos em sua carreira, inclusive campeão do mundo pela seleção brasileira principal, merecia mais respeito. Mas não tem nada não: ele não precisa provar nada a ninguém e vai seguir seu trabalho.”

Lopes foi mais um



Da Equipe FutebolPR

Em 11 anos, o Atletiba derrubou 10 técnicos:

• Pelo Coritiba, o clássico degolou nomes como Mauro Fernandes, em 1999; Lori Sandri e Paquito, em 2000; Ivo Wortmann, em 2001, e Joel Santana, em 2002.

• Pelo Atlético, caíram Antônio Clemente, em 1999; Mário Sérgio, em 2004; Casemiro Mior, em 2005; Ney Franco, em 2008, e Antônio Lopes, em 2010.

Por que Lopes caiu?



Da Equipe FutebolPR

O empate no Atletiba foi só o estopim de uma relação que já vinha desgastada havia pelo menos um mês. Começou depois da derrota por 2 x 1 para o Operário, em plena Arena. Antônio Lopes foi cobrado sobre o porquê não ouvia as considerações de Leandro Niehues em relação ao time. O técnico preferia debater a escalação apenas com o filho, Lopinho.

Apesar de ser contratado como o assistente técnico oficial do Atlético, Niehues, ultimamente, vinha se limitando à função de “espião”. Era mandado observar os adversários, mas nem sempre o que relatava se levava em consideração. Criou-se um mal-estar e a gota d´água foi o Atletiba. Niehues tinha dados interessantes sobre o Coritiba, que não foram avaliados por Lopes na hora de montar o time.

Mas não foi só isso. Já estava também havendo um desgaste de relacionamento entre técnico e elenco. O estilo do Delegado teria ajudado a “queimar” jogadores como Raul, Renan e Patrick. O treinador também se tornou um crítico da qualidade do grupo. Passou a insistir em reforços. Não aprovou o argentino Javier Toledo e os colombianos Serna e Vanegas, e só conseguiu emplacar Tartá.

Na reunião desta segunda-feira, que começou no final da tarde e foi até à noite – por isso o anúncio da demissão só saiu quase à meia-noite -, Lopes usou a tabela do Brasileiro para fazer ver a diretoria de que o elenco carecia de reforços urgentes. Chegou a citar o Coritiba, dizendo que o rival, apesar de estar na Série B, tem um grupo mais qualificado. A cúpula atleticana alegou que não há recursos para gastar em contratações.

Diante do impasse, e do desgaste, Lopes e Atlético decidiram romper. O técnico, que já foi campeão estadual por Paraná Clube e Coritiba, mais uma vez não conseguiu repetir o feito pelo Rubro-negro. Esta foi sua 4.ª passagem no Furacão – 2.º clube que ele mais comandou, depois do Vasco.

Clássico só depois da Copa



Da Equipe FutebolPR

Na Série B, Paraná x Coritiba se enfrentam depois do mundial da África, no dia 6 de agosto. Confira a tabela:

Turno
8/5

Náutico x Coritiba
Paraná x Ipatinga
14/5
Coritiba
x América-MG
15/5
Ponte Preta x Paraná
18/5
Portuguesa x Coritiba
Paraná x Santo André
25/5
Duque de Caxias x Paraná
Coritiba x Brasiliense
28/5
ASA x Coritiba
Paraná x Vila Nova-GO
1/6
Sport Recife x Paraná
Coritiba x Ponte Preta
4/6
Paraná
x Portuguesa-SP
5/6
Santo André x Coritiba
13/7
Coritiba
x Bragantino
Icasa x Paraná
16/7
América-RN x Coritiba
17/7
Paraná
x Guaratinguetá
20/7
Brasiliense x Paraná
24/7
Coritiba
x Sport Recife
30/7
Vila Nova-GO x Coritiba
31/7
Paraná
x Náutico
6/8
Paraná
x Coritiba
10/8
Coritiba x São Caetano
Bahia x Paraná
13/8
Coritiba
x Bahia
14/8
América-MG x Paraná
17/8
Paraná
x América-RN
21/8
Ipatinga-MG x Coritiba
24/8
São Caetano x Paraná
Coritiba x Duque de Caxias
28/8
Figueirense x Coritiba
Paraná x ASA
31/8
Coritiba
x Icasa
Bragantino x Paraná
4/9
Guaratinguetá x Coritiba
Paraná x Figueirense

Returno
7/9
Coritiba
x Náutico
Ipatinga x Paraná
11/9
Paraná
x Ponte Preta
América-MG x Coritiba
14, 17 ou 19/9
Santo André x Paraná
Coritiba x Portuguesa-SP
21/9
Brasiliense x Coritiba
Paraná x Duque de Caxias
25/9
Vila Nova-GO x Paraná
Coritiba x ASA
28/9
Ponte Preta x Coritiba
Paraná x Sport Recife
2/10
Portuguesa-SP x Paraná
Coritiba x Santo André
5, 8 ou 9/10
Bragantino x Coritiba
Paraná x Icasa
12/10
Guaratinguetá x Paraná
Coritiba x América-RN
16/10
Sport Recife x Coritiba
Paraná x Brasiliense
19/10
Náutico x Paraná
Coritiba x Vila Nova-GO
23/10
Coritiba x Paraná
26, 29 ou 30/10
São Caetano x Coritiba
Paraná x Bahia
2/11
Bahia x Coritiba
Paraná x América-MG
6/11
Coritiba
x Ipatinga
América-RN x Paraná
9/11
Paraná
x São Caetano
Duque de Caxias x Coritiba
13/11
Coritiba
x Figueirense
ASA x Paraná
20/11
Paraná
x Bragantino
Icasa x Coritiba
27/11
Figueirense x Paraná
Coritiba x Guaratinguetá