header-photo

Sábado perfeito deixa
o Paraná Clube no G4

Da Equipe FutebolPR

Tudo o que o Paraná Clube precisava que acontecesse neste sábado aconteceu. A Ponte Preta venceu o Americana por 2 x 0, em Americana. No clássico goiano, o Goiás, que vinha embalado, empatou por 1 x 1 contra o Vila Nova. Por fim, jogando em casa, o ABC empatou por 1 x 1 contra o Icasa – um dos ocupantes da ZR.

Esses resultados mantiveram o Tricolor no G4, com 24 pontos. O clube agora ocupa o 4.º lugar e só depende dele para se sustentar na zona de classificação. No próximo sábado, o Paraná vai receber o ABC na Vila Capanema, às 21h, e precisa vencer para garantir menos a 4.ª colocação. Um novo tropeço em casa, porém, pode derrubá-lo para a 9.ª posição.

Classificação da Série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Substituições erradas custam
caro ao Coritiba no Engenhão


1 X 0
Da Equipe FutebolPR

O Coritiba entrou em campo com a escalação perfeita para enfrentar o Flamengo no Engenhão, no Rio. Tanto que fez um 1.º tempo impecável e esteve mais perto do gol do que os donos da casa. Poderia ter acabado com a invencibilidade do rubro-negro carioca ou até segurado o 0 x 0, mas o técnico Marcelo Oliveira decidiu intervir na história do jogo. Mexeu errado no 2.º tempo, o que custou a 5.ª derrota fora de casa ao Coxa.

Primeiro, Marcelo Oliveira insistiu na velha fórmula de trocar Marcos Aurélio. Tirou o jogador que poderia resolver com uma jogada de fora de área para pôr um que não se propôs nem a atacar nem a marcar, no caso Davi. Em seguida, sacou Lucas Mendes, que fechava bem a lateral-esquerda, e pôs Eltinho, que se mandou para o apoio e desguarneceu o sistema defensivo.

Por fim, tirou Tcheco, que cadenciava o jogo, para colocar Maranhão e improvisar Jonas no meio-campo. As substituições encurralaram o Coritiba no sistema defensivo e o Flamengo ganhou força para dar uma blitz nos minutos finais. Daí bastou Ronaldinho Gaúcho acertar um cruzamento na cabeça de Jael, que definiu o jogo. O consolo é que se Internacional e Santos vencerem Cruzeiro e Ceará, respectivamente, o Coxa se mantém na 10.ª colocação.

6/agosto/2011
Série A
1.º turno
15.ª rodada
FLAMENGO 1 X 0 CORITIBA
Local:
Engenhão, no Rio; Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO); Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO); Gol: Jael, 44 do 2.º; Renda: R$ 748.510; Público: 24.814; Cartões amarelos: Luis Philipe, Jonas e Ronaldinho Gaúcho
Flamengo: Felipe; Léo Moura, David Braz, Welinton e Júnior César; Willians, Luiz Philipe (Bottinelli), Renato e Thiago Neves (Diego Maurício); Deivid (Jael) e Ronaldinho Gaúcho
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Emerson, Jeci e Lucas Mendes (Eltinho); Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Tcheco (Maranhão); Marcos Aurélio (Davi) e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

Regulamento-monstro
paralisa a Segundona

Da Equipe FutebolPR

O regulamento da Divisão de Acesso tem no seu artigo 8.º o seguinte texto:
“Depois de iniciado o CAMPEONATO, caso um CLUBE abandone a competição ou sofra eliminação do CAMPEONATO por ordem judicial ou ato administrativo, os resultados de suas partidas serão mantidos, e seus jogos ainda não disputados, no turno ou fase em que ocorrer o abandono ou eliminação, serão considerados com placar de 1 x 0 em favor dos adversários.”

De dúbia interpretação, ele dá a entender que mesmo com o abandono de uma equipe o adversário é obrigado a cumprir o jogo, apesar de não precisar entrar em campo. Assim, se um jogador estiver suspenso, subentende-se que ele cumpra a pena na partida em que o regulamento-monstro da FPF, assinado por Hélio Pereira Cury (presidente) e Amilton Stival (vice-presidente de Futebol Profissional), determina o W0.

Baseado nesta tese sustentada pelo Foz, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) suspendeu a disputa da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. A decisão foi expedida na tarde de sexta-feira e atende pedido dos advogados do Foz do Iguaçu. O time das três fronteiras havia sido desclassificado do quadrangular final sob a alegação de que escalou irregularmente o jogador Alisson contra o Sport de Campo Mourão. Isso abriu vaga ao Nacional de Rolândia.

Só que a diretoria do Foz alega que o jogador cumpriu a pena contra o São José, no jogo vencido por W0. O TJD concedeu liminar ao Foz e vai julgar o caso, podendo forçar mais uma vez a mudança de um regulamento mal elaborado pela FPF. Em 2009, um erro de redação fez surgir o supermando. Caso o Foz não saia vitorioso no tribunal local, poderá recorrer ao STJD. Sinal de que, tão cedo, não se saberá quem venceu a Divisão de Acesso na bola.