header-photo

Copa do Mundo virtual
e Copa do Mundo real



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Nos gabinetes refrigerados dos políticos, a Copa do Mundo 2014 vai de vento em popa. É a velha máxima de que o papel aceita tudo. Por isso, o ministro dos esportes, Orlando Silva Jr., viaja pelo país de Norte a Sul e é sempre recebido como uma celebridade. Não foi diferente em Curitiba, nesta sexta-feira.

A capital paranaense foi cantada em verso e prosa como a mais adiantada na preparação do mundial. Orlando Silva Jr. teve acesso a projetos e mais projetos, ouviu papagaiadas e falou papagaiadas para, no final da exaustiva jornada, visitar as “obras” da Arena da Baixada - pelas quais, até capacete de segurança vestiu.

A partir desta sexta-feira, está claro: há duas Copas do Mundo no Brasil. Uma é virtual, que não se sabe até quando os políticos vão conseguir sustentar. A outra, é a Copa real - aquela que está cheia de obras atrasadas, obras embargadas, obras sem recursos, obras que não saem do papel.

São duas Copas que ainda não estabeleceram conexão, e nem há sinais de que vá ocorrer. Enquanto isso, o tempo passa. Pelo cronograma da Copa real, as obras já deveriam estar a pleno vapor.

Faltam menos de dois anos para que pelo menos metade das doze subsedes esteja pronta para ser testada na Copa das Confederações. Só que nenhuma delas está com as obras em dia, tanto na questão de estádio quanto na de mobilidade urbana.

Nem Curitiba, que tenta enganar a opinião pública de que a Arena da Baixada está semipronta. Lorota pura. Para se adequar ao caderno de encargos da Fifa, o estádio do Atlético terá de ser praticamente reconstruído. Por enquanto, ele só está semipronto para quem vive no mundo da Copa virtual. Por que, na real, a Copa do Mundo de 2014 ainda não saiu dos gabinetes refrigerados dos políticos.

3 Espinafrar:

Anônimo disse...

É Nello, pronto mesmo ta a Vila Pinto e o Pinheirão.

Imparcialidade é mato por aqui mesmo.. Nem sei porque eu ainda leio essa porcaria..

Jose Ribras disse...

Nello, um dos poucos lúcidos no jornalismo paranaense, concordo contigo. A baixada vai ser praticamente reconstruída, quem entendo um pouco sabe que relocação de pilares estruturais não é uma "reforminha". Continue assim Nello, tenho certeza que as críticas anônimas vem desses políticos que continuam a enganar o povo paranaense...

HELIO CURY disse...

Nello vc é 10.... gosto muito da sua coluna, anonimos deveriam ser impedidos de comentar...
Afinal tem vergonha até do próprio nome, imagina do nome da família....

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.