header-photo

A quem interessar possa

Da Equipe FutebolPR

Neste domingo foi dia de Atletiba. A cada clássico, relatos de violência. Uma das vítimas foi o repórter Dorival Crispim, da rádio Transamérica, que ao chegar na Arena da Baixada enfrentou latinhas de cerveja nas costas e um corredor polonês por torcedores organizados. Crispim não quis dizer no ar quem o agrediu - se membros da Fanáticos ou da Império Alviverde. Supõe-se que por medo de retaliação. Deveria ter dado nome aos bois, por que é isso que está faltando à imprensa: nominar quem integra essas torcidas.

Aliás, a imprensa sempre agiu com conivência com as organizadas, imaginando que elas geram audiência ou são consumidores de mídia. Se aproveitando disso, a turba foi crescendo. Ganhou espaço para falar, começou a ter membros midiáticos e transformou-se em instituição capaz de influenciar nas eleições de clubes e de eleger representantes políticos para decidir o futuro de uma sociedade que, cada vez mais, vira refém de seus atos violentos. Resultado: as organizadas ficaram fora de controle e para reverter esse quadro a imprensa tem papel importante.

No caso de Curitiba, a solução é ainda mais complicada. As organizadas atraíram a classe média, passaram a arrecadar muito dinheiro com a venda de produtos e desenvolveram uma rede articulada de comunicação. De sites a jornais, passando por espaço em rádios e televisão, elas estão impregnadas. Com tal poder, atacam os clubes e quem os comanda ou ajuda. Às vezes, a intimidação é pecuniária. Do tipo: ou paga ou será agredido.

As organizadas viraram facções perigosas e a imprensa precisa calá-las, cortando-lhe os espaços. Enquanto elas conseguirem ter seus slogans e seus atos mostrados na TV, no rádio e nos jornais, continuarão crescendo. E daí, notícias como o do post abaixo só tendem a se repetir. Só que com números cada vez maiores. Neste caso, a culpa também é da imprensa.

1 Espinafrar:

João Paulo disse...

realmente a imprensa não dá "nome aos bois", deve ser por isso que vcs não assinam nenhum matéria né?

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.