header-photo

O homem do G9



Da Equipe FutebolPR

Pelo menos um integrante do Grupo Gestor do Coritiba está com a vida complicada, conforme noticiou o Bem Paraná no domingo. Confira:

Relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta que o ex-presidente da Paraná Esportes, Ricardo Gomyde (PC do B), deixou de repassar R$ 1,850 milhão para prefeituras, conforme previa convênio no qual o Estado recebeu recursos do governo federal para fomento do esporte no Paraná. Em sua gestão, Gomyde recebeu o dinheiro do Ministério dos Esportes, mas não repassou os 50% que pertenciam aos municípios paranaenses. Ele foi demitido pelo governador Roberto Requão (PMDB), em junho deste ano, logo depois que o relatório deu entrada na Advocacia Geral da União (AGU). A CGU enviou processo ao Ministério dos Esportes, responsável por cerca de R$ 3,7 milhões repassados a Gomyde, entre 2004 e 2005. Atualmente, o ex-diretor da estatal paranaense ocupa cargo no próprio ministério, por indicação de seu partido, o PC do B.

Gomyde foi o único dos secretários do relatório que não teve suas contas aprovadas. O ex-deputado exercia o maior cargo representado pelo seu partido no governo do Estado. Ele justifica que o contrato com o governo federal diz que os recursos seriam para “viabilizar financeiramente os projetos estaduais e municipais de incentivo ao esporte, alinhados com as seguintes diretivas: desporto educacional, desporto de rendimento, desporto de criação nacional, capacitação de recursos humanos e cientistas”. Para o programa funcionar, Gomyde era obrigado a repassar 50% do valor aos municípios e os outros 50% da parte que cabia ao Estado gerir.

A CGU não aceitou as justificativas e concluiu: “O Departamento Financeiro do Paraná Esportes deveria transferir aos municípios, metade dos recursos recebidos. Os recursos não foram transferidos e a justificativa apresentada não elide (isenta o governo estadual) do problema”, diz o parecer da Controladoria. O caso pode parar na Procuradoria-Geral da República Gomyde ser processado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).


0 Espinafrar:

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.