header-photo

Uma análise racional



Da Equipe FutebolPR

O problema do Paraná Clube, neste sábado, não foi perder, mas perder de 4 x 0. Em um campeonato equilibrado como é a Série B, sofrer um derrota depois de três resultados positivos (4 x1 Bragantino, 2 x 2 Campinense e 3 x 0 Vila Nova) é normalíssimo, principalmente se o jogo em questão é fora de casa e contra um adversário sob pressão para sair da ZR.

Então, sob o ponto de vista de planejamento do técnico Sérgio Soares, presume-se que a derrota em Fortaleza estivesse dentro dos conformes – salvo a goleada. E qual é o planejamento do treinador? Primeiro, colocar o Paraná fora de qualquer risco de rebaixamento à Série C. Depois, posicionar o time no G10 e consolidar uma equipe-base que poderá ser útil ao clube na temporada 2010. Por fim, chegar ao G4.

Acreditar que o Tricolor vai voltar à Primeira Divisão nacional no ano que vem é uma realidade possível, mas que não é mais prioritária. Por quê? Por causa dos equívocos de planejamento pelo qual o Paraná passou desde o início da temporada. A rigor, só a partir da chegada de Sérgio Soares é que o clube esboça organização. Consolidou-se um elenco, buscou-se reforços estratégicos e o time está ganhando uma cara. Está, mas ainda não ganhou.

Com o trabalho seguindo a toada atual, é possível que o Paraná torne-se efetivamente competitivo na reta final da Série B, quando estiver faltando, talvez, 10 rodadas para o término do campeonato. Daí, provavelmente, será tarde para se pensar em voltar à elite, mas haverá, como dito acima, não só um time-base para começar a temporada 2010, como um elenco-base. O negócio a partir de agora é pensar assim: que o Tricolor tem boas chances de ser forte na próxima temporada. Na atual, livrando-se da Série C, o que vier é lucro.

0 Espinafrar:

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.