header-photo

O centenário do Evangelino



Da Equipe FutebolPR

Termina nesta segunda-feira, à meia-noite, o ano do centenário do Coritiba. A partir de terça-feira, o clube terá 100 anos e um dia – estará, portanto, entrando no ano 101. Mas quase que essa história não se torna realidade. Em 1987, por pouco o Glorioso não se fundiu ao Pinheiros.

O clube da Água Verde tinha, nos valores de hoje, cerca de R$ 50 milhões em caixa para gastar com futebol, e perto de 45 mil associados pagando religiosamente em dia. Era um clube social que não havia decolado como clube de futebol e isso incomodava os pinheirenses.

Eles chegaram a encomendar uma pesquisa de mercado para saber como teriam de agir para conseguir formar uma torcida de futebol. O levantamento apontou que levariam até 20 anos para ter uma massa torcedora. Foi aí que saíram atrás de um parceiro para o futebol.

Pela pujança histórica, o primeiro clube procurado foi o Coritiba. Conselheiros alviverdes se reuniram às escondidas do presidente Evangelino da Costa Neves, que em 1987 toureava uma crise financeira e via seu reinado no Coxa se aproximar do fim.
Coincidentemente, o grupo que negociou com os pinheirenses foi o mesmo que em 1988 assumiu o Coxa. À frente, Bayard Osna, que era muito amigo do influente Erondy Silvério. O clube que viria a surgir da fusão seria o Paraná Clube, nas cores verde, azul e branco.

Quando Evangelino descobriu a trama, tratou de embargá-la. Quem viveu os bastidores da história assegura o Chinês disse textualmente que aquela fusão só ocorreria “se passasse sobre o seu cadáver”. Definitivamente, muito deste centenário o Coritiba deve a Evangelino.

Com um rotundo não do Coxa, o rico Pinheiros foi procurar o Atlético. A fusão só não saiu por que em uma reunião na sede da Kennedy um conselheiro do Pinheiros ouviu atleticanos cochichando algo como “vamos aceitar o que eles querem e depois, quando a fusão sair, tomamos conta e mudamos tudo”.

Sem confiar nos rubro-negros, o Pinheiros procurou o primo-pobre Colorado. Daí, a fusão saiu.

0 Espinafrar:

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.