header-photo

Time da B.A.S.E
faz Paraná dar
vexame histórico



Da Equipe FutebolPR

Em praticamente 20 anos de fundação, o Paraná Clube nunca fez uma campanha tão ruim no Campeonato Paranaense de Juniores. Nesta quarta-feira, jogando em Paranavaí, o Tricolor, que é representado pelo time da B.A.S.E, perdeu por 2 x 1 para a equipe local e se despediu da competição.

Era anunciada a má campanha do Paraná. Tanto que no decorrer da competição, a B.A.S.E tentou impor um engodo à torcida: dizer que o time de juniores era Sub-18 e não estava pronto para um torneio deste nível. Mas se o parceiro não está pronto para representar o Paraná Clube no Campeonato Paranaense de Juniores, quem estará?

A B.A.S.E diz já ter investido mais de R$ 5 milhões na estrutura do Ninho da Gralha. Também trouxe do São Paulo, pagando salário de quase R$ 20 mil, o diretor técnico Antônio Carlos Silva. Além disso, propala ter uma rede de olheiros capaz de causar inveja à dupla Gre-nal e jura que seus atletas são os mais bem preparados das categorias de base do futebol paranaense.

Ora, se tem tudo isso mesmo, era de se supor que, no mínimo, brigaria pelo título do Sub-20 estadual. Mas não. O time da B.A.S.E se curvou diante de estruturas bem mais modestas, como a do Grecal e do Rio Branco. Isso sem contar a do Engenheiro Beltrão, dono de uma das melhores campanhas do campeonato, e que conta apenas com o esforço do abnegado Luiz Linhares.

Sim, em seu primeiro grande teste, a B.A.S.E falhou. E falhou feio. Não seria o caso de os torcedores profissionais do Paraná Clube invadir o Ninho da Gralha para cobrarem providências? Não seria o caso de o conselho deliberativo se reunir para tratar de um voto de repúdio ao parceiro? Não seria o caso de, pelo menos, a diretoria convocar uma reunião para avaliar, ou reavaliar, o trabalho desenvolvido no Ninho da Gralha?

Será que é esse o projeto com o qual o Paraná Clube espera revelar os craques que vão formar seu elenco em 2010, 2011 e nos anos que se sucederem? Pelo que mostrou no Campeonato Paranaense Sub-20, o suposto elenco Sub-18 não tem pedigree para fazer o Tricolor decolar. Pior: o fiasco na competição ameaça, inclusive, a participação do Paraná na Copa São Paulo de Juniores de 2010. No esquema fifty-fifty, o Tricolor segue no zero a zero.

Ainda pior: o Paraná não pode mais ditar os rumos de suas categorias de base, já que o contrato com a B.A.S.E é dacroniano e vai até 2020. Queiram os deuses da bola que até lá possam sem revelados novos Maurílios, Gralaks, Ricardinhos, Paulos Mirandas, Lúcios Flávios, Ageus, Evertons, Thiagos Neves, Eltinhos, Giulianos e Pimpãos. Mas para isso, a B.A.S.E vai precisar entender que jogador não é gado, e vive-versa.

0 Espinafrar:

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.