Da Equipe FutebolPR
Quando a Copa foi criada?
Em 1989, na época com 32 clubes: 22 campeões estaduais e 10 vices. Posteriormente, foram inseridos mais cinco campeões (do Acre,Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins) e outros times de cada Estado, até chegar aos 64 atuais.
Quem participa atualmente?
As 54 primeiras vagas são definidas por Estado, da seguinte forma:
• Três clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais;
• Dois representantes de Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Amazonas e Pará, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais;
• Os campeões de Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.
• As 10 vagas restantes são destinadas aos melhores colocados no ranking da CBF entre os que não tiverem obtido classificação em seu Estado.
Quem não pode participar?
Desde 2001, quem se classifica à Libertadores não pode mais participar da Copa do Brasil, pois as competições ocorrem paralelamente. É por essa razão que, este ano, Inter, Fluminense, Santos, Corinthians, Cruzeiro e Grêmio estão fora da disputa.
Por que a Copa do Brasil não pode ter um bicampeão?
Porque o campeão, ao se classificar à Libertadores, fica fora da edição seguinte. É o caso do Santos este ano.
Como foram definidos os representantes paranaenses nesta edição?
O Coritiba entrou como o campeão estadual e o Atlético como o vice. O Iraty entra por ter sido o 3.º colocado e o Paraná pelo ranking.
Tweet
0 Espinafrar:
Postar um comentário
DICA!
Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.