header-photo

Coxa busca título para
ele, e de mais ninguém


X
Da Equipe FutebolPR

O Coritiba busca nesta quarta-feira, às 21h50, um título inédito para ele. Sim, só para ele. Porque se o Coxa vencer o Vasco, e for campeão da Copa do Brasil, será dele a conquista e não do futebol paranaense. É balela achar que o Coritiba, nesta quarta-feira, é o estado do Paraná na Copa do Brasil. Não, não é. O Coritiba é o Coritiba. E o título, se vier, será orgulho dos coxas, para inveja dos demais. A ponto de a torcida do Atlético, por exemplo, já ter firmado pacto com os vascaínos para apoiá-los no Couto Pereira.

Por outro lado, se der Vasco, será injustiça. Apesar de a Copa do Brasil ser um torneio mata-mata, sem respeitar a lógica que impera no Campeonato Brasileiro, que é por pontos corridos e valoriza a melhor campanha, o Coxa foi arrebatador na disputa. Chega na finalíssima como o clube que mais venceu, que mais marcou gols e que mais encantou com seu futebol. Aliás, esse é o legado que o Coritiba de Marcelo Oliveira deixa para o futebol paranaense: é possível ser campeão jogando bonito.

A escola do futebol paranaense, antes vista como uma cópia mal acabada do futebol gaúcho, hoje ganha um quê da mineirice de Marcelo Oliveira. O Coritiba atual lembra um pouco dos melhores times de Atlético-MG e Cruzeiro, se bem que nesta quarta-feira vai ter de se valer um pouco do estilo gaúcho se quiser reverter a vantagem vascaína. Com a bola, terá de ser mineiro; sem a bola, gaúcho – marcando forte e não deixando os cariocas jogarem.

Se conseguir operar a química mineiro-gaúcho, vence o Vasco até com certa facilidade. O time do Rio é vulnerável nas laterais e a defesa, se acoçada, bate cabeça. Ao mesmo tempo, sabe contragolpear. Aí reside o perigo. Como perdeu por 1 x 0 em São Januário, o Coxa não pode tomar gol em casa. Será um jogo de xadrez para mais de 30 mil verem in loco e milhões acompanharem pela TV. E se o título vier, será uma conquista do Coxa para os coxas. Os outros, que corram atrás.

8/junho/2011
Copa do Brasil
Final
Jogo de volta
CORITIBA X VASCO
Local:
Couto Pereira, em Curitiba; Horário: 21h50; Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP); Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Coritiba: Édson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi; Leonardo (Marcos Aurélio) e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira
Vasco: Fernando Prass;Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramón (Márcio Careca); Eduardo Costa, Rômulo, Felipe e Diego Souza; Éder Luís (Bernardo) e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes

1 Espinafrar:

Anônimo disse...

VASCO É VASCO, O RESTO É FIASCO !!!

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.