header-photo

Pesquisa sobre torcidas
é sempre uma polêmica



Caio Dipow, especial para o FutebolPR

Longe disso questionar a pesquisa Datafolha, pubicada nesta terça-feira, sobre as maiores torcidas do Brasil. Mas vem cá: foram entrevistados 2.600 pessoas em 144 municípios. Será que esse espectro é suficiente para acertar, mesmo com margem de erro e tudo, o percentual de de cada clube? Tem pelo menos um senão no levantamento, que é o que aponta a Portuguesa (SP) com mais torcida do que Atlético e Coritiba. Será?

A pesquisa diz que o Flamengo segue em primeiro, com 17% da preferência (22,62 milhões de aficionados). O Corinthians aparece logo atrás, com 14% (17,89 milhões). O São Paulo é terceiro - 8% , com 11,09 milhões torcedores -, seguido de Palmeiras -6%, 8,26 milhões - e Vasco - 4% , 5,41 milhões.

Grêmio e Inter aparecem empatados: o tricolor gaúcho aparece em sétimo lugar no Brasil, com 3% (3,60 milhões), seguido pelo Colorado, também com 3% (3,44 milhões). Em Minas, o Cruzeiro tem 3% (4,44 milhões) e o Atlético-MG aparece com 2% (2,51 milhões), seguido do Santos -2% e 3,10 milhões. Fluminense, Botafogo, Bahia, Vitória, Sport e Portuguesa aparecem com 1%. Detalhe: 25% dos entrevistados disseram não torcer por clube algum.

9 Espinafrar:

Luiz Fernandes disse...

Essas pesquisas são uma palhaçada. Tem gente do nortão, onde os times são fracos, que torcem pelo Remo, Paysandu, e outros, mas para não ficar sem ter certa "influencia" na pesquisa, acabam opinando por clubes de maior expressão, induzidos pela esmagadora pressão da mídia. Para mim, torcida se mede dentro do estádio.

www.futebolcomfernandes.blogspot.com

Anônimo disse...

Esqueceu de citar que na pequisa o Coritiba está na frente do Atlético-PR.

Marcelo disse...

Na verdade acho que aqui no Paraná nós não temos uma noção exata do tamanho da Portuguesa. Achamos que os nossos "grandes" estão mais próximos dos "grandes" paulistas do que de fato estão. Digamos que a Lusa tenha 6% da preferência dos torcedores de São Paulo. Essa porcentagem é menor do que a porcentagem do Paraná Clube em Curitiba, mas em números absolutos representa mais torcedores do que tem o Atlético.
Em outra abstração: se um dos times daqui se mudasse com toda a sua torcida para são paulo, em alguma partida contra os grandes a nossa torcida seria maioria?

João Luís disse...

Eu também pensava assim, mas não vejo nenhum senão mais. Há tempos eu faço esta conta: São Paulo capital e região metropolitana tem 20 milhões de habitantes. Já Curitiba e região metropolitana tem 3 milhões de habitantes. Só para fazer uma comparação aonde se concentram as torcidas dos clubes comparados. Então é natural que um time de colônia como a Portuguesa tenha maior contingente de torcedores que times estritamente locais como os nossos.
Abraços e Parabéns pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido neste blog, que há pouco tempo descobri.

Austin disse...

Qual a novidade que a Portuguesa tem mais torcida que a dupla atletiba? São Paulo é muito maior que Curitiba,e tanto a Portuguesa quanto Atlético - Pr e Coritiba,são times regionais,com torcidas somente em suas cidades.
Em relação ao número pesquisado,isso pode sim refletir uma tendência nacional,a pesquisa é feita por amostragem,ela poderia ser feita inclusive com um número menor de pessoas.

Anônimo disse...

Muito boa a colocação da matéria, para se ter um bom universo, seriam necessários pelo menos entrevistar 10% da população.
Numa das últimas pesquisas o Flamengo apresentava quase 50MM de torcedores, o que aconteceu com a metade desta turma?
E os nossos times aqui perderem a Portuguesa, fala sério.
Para inicio de análise basta comparar o publico médio de cada time no campeonato paranaense para saber quem é que tem mais torcida, pois torcedor é torcedor (comprando ingresso ou se associando demonstra o tamanho de um time).

Anônimo disse...

Em pesquisas recentes o CAP tinha 1 milhão de torcedores e agora conta com apenas um pouco mais da metade disso. Cade o resto dos torcedores??? Evaporaram??? Eta pesquisa mentirosa.

Anônimo disse...

Marcelo, questão sim lógica. Sim, quando fôssemos os mandantes, pois não existe estádios de 10 milhões de pessoas para que a imensa maioria dos torcedores de clubes grandes sempre fossem maiores que os nossos. Assim, num Morumbi, com 60 mil ingressos, 10% para o visitante, apenas 6 mil corinthianos... ;)

Anônimo disse...

Para o último anônimo. Claro que é menor (torcida daqui x Portuguesa). São Paulo é 10x maior que Curitiba... Logo, 1% de lá representam 10% daqui... Se a Portuguesa tem 3% dos torcedores de São Paulo, já é maior que a do Atlético ou Coritiba que sequer tem 30% da preferência dos curitibanos... Faça os cálculos!

Postar um comentário

DICA!

Escolha a opção "NOME/URL". Coloque seu nome, em seguida selecione "CONTINUAR" e comente.